Porto Velho (RO) sábado, 18 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Quatroloscinco – Teatro do Comum se apresenta pela primeira vez em Porto Velho


Contemplado pelo Prêmio de Teatro Myriam Muniz 2013, o grupo de Belo Horizonte Quatroloscinco – Teatro do Comum traz a Porto Velho, no mês de agosto, o projeto Conexão Universitária – Etapa Nacional, contendo a apresentação dos espetáculos “Humor” e “Get Out!”, além da oficina “O ator e a criação coletiva”. Todas as atividades são gratuitas e contam com a parceria da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e do Serviço Social do Comércio (SESC).Quatroloscinco – Teatro do Comum se apresenta pela primeira vez em Porto Velho - Gente de Opinião

O espetáculo “Get Out” será apresentado nos dias 13 e 14 de agosto, às 20 horas, no Teatro 1 Sesc Esplanada. As apresentações do espetáculo “Humor” acontecem nos dias 16 e 17 de agosto, no mesmo horário e local. Já a oficina “O ator e a criação coletiva” acontecerá nos dias 14 e 15 de agosto, das 9h às 13h, na UNIR-Centro, na sala do Departamento de Artes (Sala do Piano). Serão disponibilizadas 20 vagas para a oficina e as inscrições podem ser feitas até o dia 7 de agosto, através do envio de um texto de interesse e currículo resumido para o e-mail contato@quatroloscinco.com.

Projeto Conexão Universitária - O projeto Conexão Universitária teve uma primeira etapa estadual, em 2013, quando circulou por três cidades de Minas Gerais. O principal objetivo do projeto é se apresentar em cidades que tenham cursos superiores de Teatro, buscando contato, diálogo e intercâmbio com estudantes, professores e pesquisadores teatrais da região. Agora, em 2014, o projeto toma proporção nacional e circula por Porto Velho, Belém, Florianópolis e Porto Alegre.

Grupo Quatroloscinco - O Quatroloscinco - Teatro do Comum mantém trabalho continuado de pesquisa e prática teatral desde 2007, baseado principalmente na criação coletiva e autoral sob uma estética contemporânea. O grupo busca uma cena centrada no jogo entre os atores e em seu encontro com o espectador. Surgido como um grupo de pesquisa de alunos de Teatro da UFMG, o Quatroloscinco se profissionalizou e se tornou um dos mais destacados e elogiados grupos da nova geração do teatro mineiro, acumulando prêmios, críticas e apresentações em mais de 40 cidades de 12 estados do país e Montevideo/Uruguai, em festivais de cunho nacional e internacional. O grupo tem em seu repertório os espetáculos “É só uma formalidade”, “Outro Lado”, “Get Out!” e “Humor”, além de dois livros lançados com a dramaturgia de seus espetáculos.

Quatroloscinco – Teatro do Comum se apresenta pela primeira vez em Porto Velho - Gente de Opinião
 

Confira a programação

GET OUT!

Data: 13 e 14 de agosto – 20 horas

Local: Teatro Sesc 1 Esplanada - Av. Presidente Dutra, 4175, Olaria.

ENTRADA FRANCA – retirada de senhas uma hora antes na bilheteria do teatro

Duração: 45 min

Gênero: Monólogo

Classificação: 12 anos
 

"Get Out!"é um solo do ator e dramaturgo Assis Benevenuto. Estreado em julho de 2013, em Belo Horizonte, na Funarte MG. O monólogo é o terceiro espetáculo de repertório do grupo.

Sinopse: Eu nunca estive no vôo 402 de 1996, eu não estive no LT 933, de 2001, no AF 447, não era eu no ASA 77, nem no Flying Top American...Aquele avião que agora corta o céu, não, não sou eu, e se você está aqui é porque seria impossível estar em qualquer outro lugar. Está tudo dentro da cabeça: Get Out! Get Out!

“Get Out!” aborda um tema caro ao grupo Quatroloscinco: a capacidade e a necessidade de nos envolvermos em uma ficção, imagens criadas pelos outros e por nós mesmos. O argumento é simples: um homem que não consegue embarcar no seu voo por causa do medo do seu avião cair. E para provar que esse medo tem fundamento, este homem encena diversas situações e histórias. “Get Out!” é também uma crítica às imagens tão comuns que ditam nossos pensamentos em sociedade. Com um jogo aberto e direto, uma linguagem e uma atuação que aproximam o público, Assis Benevenuto busca diferentes relações com os espectadores criando assim diversos vetores do discurso que se desenvolvem ao longo da peça. 

O espetáculo foi indicado a dois prêmios Copasa/Sinparc em 2014, nas categorias 'Melhor Ator' e 'Melhor Texto Inédito'.


Atuação, dramaturgia e direção: Assis Benevenuto

Assistência de direção: Marcos Coletta

Criação de figurino: Mariana Blanco

Criação de luz: Marina Arthuzzi

Criação de cenário: Daniel Herthel 

Trilha ao vivo: Assis Benevenuto

Design gráfico: Marcos Coletta

Vídeos: Laboratório Filmes - Davi Fuzzari e Marco Gonçalves 

Produção e Realização: Quatroloscinco - Teatro do Comum

Quatroloscinco – Teatro do Comum se apresenta pela primeira vez em Porto Velho - Gente de Opinião

HUMOR

Data: 16 e 17 de agosto – 20h

Local: Teatro Sesc 1 Esplanada - Av. Presidente Dutra, 4175, Olaria.

ENTRADA FRANCA - retirada de senhas uma hora antes na bilheteria do teatro

Duração: 65 min

Gênero: Drama Cômico

Classificação: 12 anos

"Humor"é o quarto espetáculo de repertório do Quatroloscinco, marcando seu sétimo ano de pesquisa e prática teatral continuada. A obra parte dos diversos significados da palavra 'humor' para explorar as manifestações corporais, os líquidos que correm dentro do organismo: nossos humores, os motores que nos fazem continuar existindo. A peça também traz a tona discussão sobre a nossa relação com a passagem de tempo e com a ininterrupta e lenta morte do corpo. "Humor" joga com as afetações e os estados emocionais para construir uma cena excêntrica, em um lugar indeterminado entre a comédia e o drama.

Sinopse:
Um homem possui uma rara doença que seca os líquidos de seu corpo, enquanto isso, pombos infestam sua casa e um cacto toma conta do jardim. Outros personagens o rodeiam tentando fazê-lo reviver memórias e gestos, enquanto se perguntam se é possível continuar.

Direção e Atuação: Assis Benevenuto, Italo Laureano, Marcos Coletta, Rejane Faria

Texto: Assis Benevenuto e Marcos Coletta

Orientação Criativa: Rodrigo Campos

Iluminação: Marina Arthuzzi

Cenografia: Ed Andrade

Figurinos: Mariana Blanco

Trilha Sonora Original: Lucas Yogananda

Workshop de Improvisação: Gustavo Miranda

Produção: Maria Mourão

Realização: Grupo Quatroloscinco - Teatro do Comum

SOBRE A OFICINA

Como forma de trocar experiências práticas com artistas, estudantes, pesquisadores e demais interessados, o Quatroloscinco propõe a oficina gratuita O ator e a criação coletiva, trazendo uma proposta de atividades coletivas e criativas inspiradas no trabalho e na pesquisa realizada pelo grupo na construção de seus espetáculos.

Oficina “O ator e a criação coletiva”

20 vagas

Data: 14 e 15 de agosto

Horário: 9h às 13h

Local: UNIR Centro – Departamento de Artes – Sala do Piano. Av. Presidente Dutra, 2965, Centro.

Inscrições: Até dia 07 de agosto. Enviar texto de interesse e currículo resumido para: contato@quatroloscinco.com.

www. quatroloscinco.com / contato@quatroloscinco.com
 

Fonte: Ascom/Unir
 

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio