Quinta-feira, 4 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Quando o cotidiano vira cena: inscrições abertas para oficina de criação teatral

A oficina se debruça em uma iniciativa voltada ao fortalecimento da cena cultural portovelhense, oferecendo uma experiência artística que estimula a criatividade e amplia o olhar sobre o cotidiano.


Quando o cotidiano vira cena: inscrições abertas para oficina de criação teatral  - Gente de Opinião

A oficina “Do Cotidiano à Cena”, idealizada pelo instrutor de expressão corporal, diretor cênico e dramaturgo Almicio Fernandes, graduando em Teatro e com mais de 30 anos de atuação na articulação entre cultura, teatro e educação, tem como objetivo proporcionar o contato com técnicas teatrais que incentivam a expressão artística, a criatividade e a espontaneidade a partir de vivências do dia a dia.

A proposta integra teoria e prática, criando um espaço de experimentação que promove expressão artística, inclusão social, valorização da diversidade e transformação por meio da arte. As inscrições e a oficina são gratuitas e acontecem nos dias 01 e 02 de maio, das 9h às 13h, na Sala dos Espelhos do Teatro Estadual Palácio das Artes (Av. Presidente Dutra, nº 4183, bairro Olaria, com entrada pelos fundos do teatro).

A Oficina é uma contrapartida de projeto contemplado pelo Edital de Chamamento Público nº 8/2025/Funcultural/PVH, categoria Teatro, com incentivos da Política Nacional Aldir Blanc – PNAB, do Ministério da Cultura do Governo Federal.

Não é necessária experiência prévia. A atividade é aberta a atores, atrizes, iniciantes e demais interessados em artes cênicas, a partir de 16 anos. A formação será desenvolvida em dois dias, utilizando metodologias reconhecidas, como os jogos teatrais de Viola Spolin e os exercícios sensoriais de Augusto Boal, estimulando a criatividade, o olhar para o cotidiano e o trabalho coletivo.

INSCRIÇÕES

Embora a capital apresente uma rica diversidade cultural, ainda há carência de iniciativas que integrem diferentes linguagens artísticas de forma inovadora. Nesse contexto, a oficina “Do Cotidiano à Cena” contribui para o fortalecimento do cenário local, ao mesmo tempo em que desenvolve percepção corporal, desinibição e expressão por meio de jogos e exercícios fundamentais.

A proposta também explora improvisação e construção de personagens, incentivando a criação autoral a partir de narrativas pessoais e comunitárias. A oficina terá carga horária total de 8 horas, com certificação ao final. As inscrições serão realizadas por meio de formulário online, com oferta de 30 vagas.

Do total de vagas ofertadas, 10 serão destinadas a grupos minoritários, incluindo pessoas com deficiência, idosos, pessoas pretas, pardas, indígenas e LGBTQIAPN+. Outras 10 vagas serão reservadas ao elenco da Fundação Cultural do Estado de Rondônia, formado por apoiadores do projeto. As demais vagas serão abertas à comunidade em geral, contemplando pessoas interessadas em artes cênicas. Os critérios de seleção consideram a ordem de inscrição e a demonstração de interesse em participar da formação artística.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 4 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Livro “Amazônia Negra”, de Marcela Bonfim, estreia na Feira do Livro com debate sobre identidade e pertencimento

Livro “Amazônia Negra”, de Marcela Bonfim, estreia na Feira do Livro com debate sobre identidade e pertencimento

Entre memórias, territórios e identidades que atravessam a Amazônia, a presença negra ganha voz, imagem e protagonismo no lançamento do livro “Amazô

Entre arte e tecnologia, Exposição “Amazônicas: Poéticas Femininas” chega ao CCBB Brasília

Entre arte e tecnologia, Exposição “Amazônicas: Poéticas Femininas” chega ao CCBB Brasília

Reunindo arte e tecnologia, a Exposição “Amazônicas: Poéticas Femininas” chega ao CCBB Brasília em 9 de junho para explorar uma pluralidade de temát

Curta-metragem “Kika Não Foi Convidada” tem estreia mundial em Curitiba

Curta-metragem “Kika Não Foi Convidada” tem estreia mundial em Curitiba

O curta-metragem “Kika Não Foi Convidada”, escrito e dirigido por Juraci Júnior, terá a estreia mundial na 15ª edição do Olhar do Cinema Festival In

Artesanato rondoniense ganha destaque e amplia oportunidades de renda na 13ª Rondônia Rural Show Internacional

Artesanato rondoniense ganha destaque e amplia oportunidades de renda na 13ª Rondônia Rural Show Internacional

O Pavilhão do Artesanato Brasileiro (PAB) tem sido um dos ambientes mais movimentados da 13ª Rondônia Rural Show Internacional (RRSI), que acontece

Gente de Opinião Quinta-feira, 4 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)