Quarta-feira, 29 de junho de 2011 - 18h35
A qualidade do ensino superior de Direito, no Brasil, será avaliada por especialistas, advogados e estudantes, nestas quinta e sexta-feira, em Porto Velho, durante o I Fórum Regional de Educação Jurídica da Região Norte, que inicia às 19h de quinta, no auditório da Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil.
A OAB e o Ministério da Educação (MEC) discutirão a possibilidade de fiscalizar com mais rigor as faculdades em todo o País, o que, segundo o presidente da OAB de Rondônia, Hélio Vieira, deve resultar no fechamento de algumas instituições e, conseqüentemente, na redução de vagas.
De acordo com Vieira, no país existem quatro milhões de bacharéis em direito, destes, apenas 800 mil são advogados licenciados. “Em todo território nacional, temos 1.240 faculdades que oferecem o curso de Direito, o que representa três milhões de estudantes se preparando para o ingresso no mercado de trabalho, com cursos de baixa qualidade esses jovens certamente terão dificuldade de alcançar seus sonhos”, acentua.
Outro ponto destacado no Fórum será o Exame da OAB. “Muitos consideram uma fase desnecessária, mas catedráticos defendem o Exame de Ordem como uma eficiente ferramenta de fiscalização da qualidade do ensino Jurídico. Vale ressaltar que não é só o Brasil que utiliza esse método, na Inglaterra, por exemplo, o advogado faz exame para advogar na 1ª instancia e outro se quiser trabalhar em 2ª instancia, logo não é um obstáculo, mas um aferidor de qualidade”, completa.
O Fórum será aberto pelo presidente da OAB Nacional, Ophir Cavalcante, e terá Palestra Magna proferida pelo Doutor Honoris Causa em Direito pela Universidade de Estudos de Salerno (Itália), Damásio de Jesus.
A solenidade de abertura do evento contará ainda com a participação do presidente da Comissão Nacional de Educação Jurídica, Rodolfo Hans Geller.
Fonte: OAB-RO
Quarta-feira, 19 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
O Bumbódromo Márcio Paz Menacho, em Guajará-Mirim, foi palco de uma grande celebração no último fim de semana, com a realização do festival Duelo na F

Oficina de Distribuição de curtas-metragens será oferecida gratuitamente em Porto Velho
Estão abertas as inscrições para a oficina “Distribuição Independente: como fazer curtas-metragens circularem por festivais de cinema”, com o realiz

“A Paleta da Alma”: uma ficção amazônica que ganha vida nas margens do Baixo Madeira
O distrito ribeirinho de Nazaré, no Baixo Madeira, em Porto Velho (RO), se transformou no cenário da fictícia Comunidade de Paraíso, onde foi rodado

Minidocumentário sobre pioneira de Pimenteiras do Oeste é exibido para estudantes de Vilhena
O minidocumentário “Raízes de Pimenteiras: A Jornada de Alice Paes Serrath”, que resgata a trajetória de uma das pioneiras de Pimenteiras do Oeste (
Quarta-feira, 19 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)