Quarta-feira, 29 de junho de 2011 - 18h35
A qualidade do ensino superior de Direito, no Brasil, será avaliada por especialistas, advogados e estudantes, nestas quinta e sexta-feira, em Porto Velho, durante o I Fórum Regional de Educação Jurídica da Região Norte, que inicia às 19h de quinta, no auditório da Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil.
A OAB e o Ministério da Educação (MEC) discutirão a possibilidade de fiscalizar com mais rigor as faculdades em todo o País, o que, segundo o presidente da OAB de Rondônia, Hélio Vieira, deve resultar no fechamento de algumas instituições e, conseqüentemente, na redução de vagas.
De acordo com Vieira, no país existem quatro milhões de bacharéis em direito, destes, apenas 800 mil são advogados licenciados. “Em todo território nacional, temos 1.240 faculdades que oferecem o curso de Direito, o que representa três milhões de estudantes se preparando para o ingresso no mercado de trabalho, com cursos de baixa qualidade esses jovens certamente terão dificuldade de alcançar seus sonhos”, acentua.
Outro ponto destacado no Fórum será o Exame da OAB. “Muitos consideram uma fase desnecessária, mas catedráticos defendem o Exame de Ordem como uma eficiente ferramenta de fiscalização da qualidade do ensino Jurídico. Vale ressaltar que não é só o Brasil que utiliza esse método, na Inglaterra, por exemplo, o advogado faz exame para advogar na 1ª instancia e outro se quiser trabalhar em 2ª instancia, logo não é um obstáculo, mas um aferidor de qualidade”, completa.
O Fórum será aberto pelo presidente da OAB Nacional, Ophir Cavalcante, e terá Palestra Magna proferida pelo Doutor Honoris Causa em Direito pela Universidade de Estudos de Salerno (Itália), Damásio de Jesus.
A solenidade de abertura do evento contará ainda com a participação do presidente da Comissão Nacional de Educação Jurídica, Rodolfo Hans Geller.
Fonte: OAB-RO
Domingo, 16 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Duelo na Fronteira abre com grande público e destaque para apresentação do Boi Malhadinho
A primeira noite do Duelo na Fronteira, realizado pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel),

UNIR promove fórum estadual do movimento Hip Hop
Neste domingo (16), a Universidade Federal de Rondônia (UNIR), por meio da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (PROCEA), realizará

1º Salão Itiquira de Arte Contemporânea celebra exposição com foco na cultura do Centro-Oeste
Celebrando o cenário artístico do Centro-Oeste brasileiro, o próximo dia 18 de novembro será marcado pela abertura do 1º Salão Itiquira de Arte Cont

Dia da Consciência Negra será celebrado com atividades culturais em Vilhena
O Dia da Consciência Negra será celebrado em Vilhena (RO) com uma série de manifestações culturais que destacam a força e a importância da cultura a
Domingo, 16 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)