Porto Velho (RO) terça-feira, 21 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Qualidade e futuro dos cursos de direito em debate



A qualidade do ensino superior de Direito, no Brasil, será avaliada por especialistas, advogados e estudantes, nestas quinta e sexta-feira, em Porto Velho, durante o I Fórum Regional de Educação Jurídica da Região Norte, que inicia às 19h de quinta, no auditório da Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil.

A OAB e o Ministério da Educação (MEC) discutirão a possibilidade de fiscalizar com mais rigor as faculdades em todo o País, o que, segundo o presidente da OAB de Rondônia, Hélio Vieira, deve resultar no fechamento de algumas instituições e, conseqüentemente, na redução de vagas.

De acordo com Vieira, no país existem quatro milhões de bacharéis em direito, destes, apenas 800 mil são advogados licenciados. “Em todo território nacional, temos 1.240 faculdades que oferecem o curso de Direito, o que representa três milhões de estudantes se preparando para o ingresso no mercado de trabalho, com cursos de baixa qualidade esses jovens certamente terão dificuldade de alcançar seus sonhos”, acentua.

Outro ponto destacado no Fórum será o Exame da OAB. “Muitos consideram uma fase desnecessária, mas catedráticos defendem o Exame de Ordem como uma eficiente ferramenta de fiscalização da qualidade do ensino Jurídico. Vale ressaltar que não é só o Brasil que utiliza esse método, na Inglaterra, por exemplo, o advogado faz exame para advogar na 1ª instancia e outro se quiser trabalhar em 2ª instancia, logo não é um obstáculo, mas um aferidor de qualidade”, completa.

O Fórum será aberto pelo presidente da OAB Nacional, Ophir Cavalcante, e terá Palestra Magna proferida pelo Doutor Honoris Causa em Direito pela Universidade de Estudos de Salerno (Itália), Damásio de Jesus.

A solenidade de abertura do evento contará ainda com a participação do presidente da Comissão Nacional de Educação Jurídica, Rodolfo Hans Geller.

Fonte: OAB-RO
 

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio