Terça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Qualidade e futuro dos cursos de direito em debate



A qualidade do ensino superior de Direito, no Brasil, será avaliada por especialistas, advogados e estudantes, nestas quinta e sexta-feira, em Porto Velho, durante o I Fórum Regional de Educação Jurídica da Região Norte, que inicia às 19h de quinta, no auditório da Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil.

A OAB e o Ministério da Educação (MEC) discutirão a possibilidade de fiscalizar com mais rigor as faculdades em todo o País, o que, segundo o presidente da OAB de Rondônia, Hélio Vieira, deve resultar no fechamento de algumas instituições e, conseqüentemente, na redução de vagas.

De acordo com Vieira, no país existem quatro milhões de bacharéis em direito, destes, apenas 800 mil são advogados licenciados. “Em todo território nacional, temos 1.240 faculdades que oferecem o curso de Direito, o que representa três milhões de estudantes se preparando para o ingresso no mercado de trabalho, com cursos de baixa qualidade esses jovens certamente terão dificuldade de alcançar seus sonhos”, acentua.

Outro ponto destacado no Fórum será o Exame da OAB. “Muitos consideram uma fase desnecessária, mas catedráticos defendem o Exame de Ordem como uma eficiente ferramenta de fiscalização da qualidade do ensino Jurídico. Vale ressaltar que não é só o Brasil que utiliza esse método, na Inglaterra, por exemplo, o advogado faz exame para advogar na 1ª instancia e outro se quiser trabalhar em 2ª instancia, logo não é um obstáculo, mas um aferidor de qualidade”, completa.

O Fórum será aberto pelo presidente da OAB Nacional, Ophir Cavalcante, e terá Palestra Magna proferida pelo Doutor Honoris Causa em Direito pela Universidade de Estudos de Salerno (Itália), Damásio de Jesus.

A solenidade de abertura do evento contará ainda com a participação do presidente da Comissão Nacional de Educação Jurídica, Rodolfo Hans Geller.

Fonte: OAB-RO
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Banda porto-velhense Erudica anuncia turnê europeia em 2026 após estreia em festival de Portugal

Banda porto-velhense Erudica anuncia turnê europeia em 2026 após estreia em festival de Portugal

A música pesada de Porto Velho acaba de alcançar novos horizontes. A banda Erudica, formada na capital rondoniense, anunciou oficialmente sua turnê

Amazônia Negra em destaque: Marcela Bonfim é bicampeã entre os +Admirados Jornalistas Negros do Brasil

Amazônia Negra em destaque: Marcela Bonfim é bicampeã entre os +Admirados Jornalistas Negros do Brasil

Eleita pelo segundo ano consecutivo, Marcela Bonfim foi destaque na cerimônia dos +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira 2025

Cultura em Movimento: III Sarau Wanka agita Vilhena neste sábado

Cultura em Movimento: III Sarau Wanka agita Vilhena neste sábado

O Teatro Wankabuki, espaço cultural localizado em Vilhena (RO), a cerca de 700 km da capital Porto Velho, se prepara para receber neste sábado, 29 d

Escritora Rondoniense  lança obra no “Encontro Inclusivo de Dança Contemporânea” em Brasília

Escritora Rondoniense lança obra no “Encontro Inclusivo de Dança Contemporânea” em Brasília

O auditório da Sociedade Bíblica do Brasil recebeu, no dia 24 de novembro de 2025, o Encontro Inclusivo de Dança Contemporânea, evento coordenado pe

Gente de Opinião Terça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)