Porto Velho (RO) quarta-feira, 22 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Público prestigia lançamento de dois livros sobre Direito na capital



O esperado lançamento simultâneo dos livros “A Trajetória da Advocacia em Rondônia” e “Estatuto da OAB, Regulamento Geral e Código de Ética e Disciplina Interpretados”, lotou, sexta-feira à noite, a casa de eventos Maison Madeira. Advogados, magistrados, bacharéis, acadêmicos de Direito, empresários, profissionais de imprensa, dentre outros convidados prestigiaram a noite de autógrafos dos autores, o jornalista Carlos Araújo, o historiador Francisco Matias e os advogados Hélio Vieira e Zênia Cernov.Público prestigia lançamento de dois livros sobre Direito na capital - Gente de Opinião

“A Trajetória da Advocacia em Rondônia”, escrito a seis mãos, revela a importância e a fundamental participação dos advogados e operadores do Direito para a formação e consolidação do Estado de Rondônia. “Estatuto da OAB, Regulamento Geral e Código de Ética e Disciplina Interpretados”, atualizado pelo Novo Código de Ética, novo CPC e recentes Leis 13.245 e 13.247/2016 que alteraram o Estatuto, foi publicado pela Editora LTR (2016), e comenta artigo por artigo as leis que disciplinam e regulam a advocacia, com jurisprudência de Tribunais, do Conselho Federal da OAB e Tribunais de Ética e Disciplina.

O ex-conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Jorge Hélio ressaltou a importância das duas obras e destacou a linguagem clara como um atrativo para os leitores. “Não há justiça sem advogado e não há história sem se contar a trajetória da defesa dos direitos. Os dois livros têm tudo para se tornar clássicos da literatura, não apenas a jurídica, mas para a literatura rondoniense”, afirmou.

Em seguida o ex-presidente Nacional da OAB, César Brito falou que tem com o povo rondoniense um laço forte de amizade e da honra de ser personagem do livro “A Trajetória da Advocacia em Rondônia”. Sobre o livro dos advogados Hélio Vieira e Zênia Cernov, Brito disse que obra é fundamental, pois trata da ética. “Em meu ponto de vista a ética é a sentinela avançada da advocacia. E se a ética é o nosso norte, ao ler o livro lembrei o hino do estado, pois os autores são pioneiros avançados. Esta é a primeira obra sobre o tema publicada no Brasil e foi aprovado em tempo recorde por uma das editoras mais conceituadas do País”, comentou.

A advogada e escritora Zênia Cernov dedicou seu livro à advocacia rondoniense. “O estatuto da OAB é o escudo do advogado e deve ser protegido. E escrevemos o livro para contribuir com os advogados e estudantes de Direito de Rondônia”, falou.

Para o imortal da Academia Rondoniense de Letras, Francisco Matias a parceria com o jornalista Carlos Araújo e o apoio do advogado Hélio Vieira foram fundamentais para a que a ideia do livro “A Trajetória da Advocacia em Rondônia” se tornasse realidade. “Quero também agradecer à minha família e amigos, entre eles o doutor Hélio, pois a ideia do livro foi dele. Agradeço ao jornalista Carlos Araújo, que cobrava o tempo todo para que terminássemos a obra. Ele estava certo e hoje estamos aqui lançando o livro. E elejo os advogados Orestes Muniz e Odair Martins para em nome deles, agradecer todos os advogados que nos ajudaram e acreditaram neste livro que também conta a história de Rondônia”, finalizou.

Emocionado, Carlos Araújo foi poético em seu discurso, ao comparar o lançamento do primeiro livro ao nascimento de um filho. “Como geramos filhos para o mundo, os livros também são escritos com o mesmo propósito. Espero que “A Trajetória da Advocacia em Rondônia”, ganhe não apenas o universo do Direito e da justiça do nosso estado, mas que possa contar essas histórias para todo o Brasil”.

Araújo lembra que depois de quase quatro anos de muito trabalho e pesquisa, finalmente chegou a grande noite. “E, contrariando a frase do poeta Carlos Drummond de Andrade, que há livros escritos para evitar espaços vazios na estante, posso garantir que as sábias palavras do poeta mineiro não se aplicam ao nosso livro, que traz realmente a história da advocacia e dos muitos operadores do Direito de Rondônia, desde os primórdios até a atualidade. São a estes profissionais que dedico esta obra, como também dedico à minha família, meus pais já falecidos e aos meus filhos. Reconhecemos que não fazemos nada sozinhos. Agradecer é muito importante e gostaria de agradecer a todos que colaboraram para que esta obra fosse escrita e lançada. Agradeço aos amigos e parceiros Francisco Matias e Hélio Vieira”, finalizou.

Segundo o advogado e escritor Hélio Vieira, o livro “Estatuto da OAB, Regulamento Geral e Código de Ética e Disciplina Interpretados”, que nasceu em Rondônia, é uma obra de consulta para magistrados, conselheiros, e principalmente, acadêmicos de Direito que vão prestar exame da OAB. “Agradeço ao César Brito por ter nos indicando à editora LTR, que aprovou esta obra de minha autoria e da doutora Zênia”.

Sobre “A Trajetória da Advocacia em Rondônia”, Hélio Vieira comentou que a narrativa do livro se confunde com a história de Rondônia e do Brasil. “Tudo que conquistamos na advocacia temos de contribuir para o mundo jurídico e por isso contamos a história do nosso estado, como era a vivência dos advogados desde 1850 e como esta história continua sendo escrita. Cada um de nós tem uma história de vida e de lutas contada nesta “Trajetória da Advocacia em Rondônia”, assim como retrata as ações do Ministério Público, da Defensoria Pública, da OAB e tantos defensores do Direito, os primeiros magistrados e procuradores do Ministério Público”, falou.

Encerrando o evento, o público foi brindado com show especial da cantora Marina Lima, que interpretou sucessos de sua carreira, entre eles “Nosso estranho amor”, “Pessoa”, “Fulgás”, entre outros.

Fonte: Ascom

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio