Porto Velho (RO) domingo, 19 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Publicado resultado do Processo Seletivo EAD 2011 do IFRO



Inicialmente previstas em 1.200 vagas, o resultado do processo seletivo apresenta 2.060 novos alunos para os Cursos Técnicos Presenciais Virtuais, na Modalidade Subsequente ao Ensino Médio, em Meio Ambiente, Segurança do Trabalho, Eventos, Logística e Reabilitação de Dependentes Químicos. A divulgação do resultado ocorreu por meio do Edital nº 24, de 12 de julho de 2011.

As matrículas serão feitas entre os dias 13 a 22 de julho de 2011. Caso não sejam preenchidas todas as vagas ofertadas novas chamadas acontecerão, possibilitando aos candidatos classificados, em fila de espera, o acesso ao processo de matrícula.

A previsão inicial de vagas foi alterada após a grande procura. Foram quase 10.000 candidatos e 6.084 homologados e aptos a prestar provas. Conforme explica a Presidente da Comissão de Processo Seletivo EAD 2011, Silvana Francescon Wandroski. “Em todos os municípios a procura foi intensa para os cinco cursos oferecidos em parceria com o Instituto Federal do Paraná, levando o IFRO a reconsiderar a sua estrutura para atender mais pessoas no Estado”.

O mesmo aconteceu em outros Estados, como Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Bahia, entre outros, em que também foram feitas as parcerias, para os mesmos cursos. Desta forma, para que mais alunos pudessem participar, a exemplo do que ocorreu em Rondônia com as vagas praticamente dobrando de quantidade, o IFPR precisou reorganizar o calendário letivo.

Início das Aulas – De acordo com o Diretor de Educação a Distância do IFRO, Célio Alves Tibes Júnior, a procura pelos cursos em nível nacional também resultou na definição de um novo cronograma para o início das aulas. Para os Cursos Técnicos em Segurança do Trabalho, Meio Ambiente e Logística, as aulas começam em 22 de agosto. Os cursos Técnico em Eventos e Técnico em Reabilitação de Dependentes Químicos, terão seu início em 05 de outubro.

“O Instituto Federal do Paraná está adequando o projeto para ampliar para mais Estados, o que resultará em um benefício para o nosso aluno. Aquele que necessitar mudar de Estado, por exemplo, terá o direito de transferência para outra unidade da federação que oferte o mesmo curso via educação a distância”, diz o Diretor. Outra vantagem dessa readequação será a uniformização entre os cursos ofertados nos Institutos Federais envolvidos.

No entanto, o período de férias mantém-se inalterado, segundo o professor Tibes. “Essa prorrogação no início das aulas não afetará o calendário acadêmico de férias, porque os cursos são organizados em módulos e não em formato semestral, ficando mais tranquilo para organização e para o calendário acadêmico ser cumprido”.

Matrículas – De 13 a 22 de julho os alunos classificados em primeira chamada podem efetuar as matrículas, no horário das 8h00 às 11h00 e das 14h00 às 17h00. Para se matricular é necessário comparecer ao polo para o qual concorreu com duas fotos 3x4, mais os originais e cópias da Carteira de Identidade, CPF, Certidão de Nascimento, Histórico Escolar do Ensino Médio, Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou Diploma de Curso Técnico de Nível Médio, Título de Eleitor com o respectivo comprovante da última votação para alunos maiores de 18 anos, Certificado de Alistamento Militar para candidatos maiores de 18 anos do sexo masculino, Comprovante de Residência e os candidatos estrangeiros devem apresentar, ainda, o Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) e Passaporte com visto de estudante, ou outro documento que, por previsão legal, permita que o estrangeiro estude no Brasil.
 

As matrículas serão realizadas nos seguintes endereços:
 

ARIQUEMES

RO 257, Km 13 — Ariquemes/RO Telefones: (69) 3535-2063 —campusariquemes@ifro.edu.br

CACOAL

Rodovia BR-364, Km 228, Lote 2 — Cacoal/RO

CEP 76960-730, Caixa Postal 146 Telefone: (69) 3443-2445 —

COLORADO DO OESTE IFRO

RO 399, Km 05, Zona Rural — Colorado do Oeste/RO Telefones: (69) 3341-7804 — campuscolorado@ifro.edu.br

JI-PARANÁ

Rua Rio Amazonas, 151, Bairro Jardim dos Migrantes — Ji-Paraná/RO

Telefone: (69) 3421-5045 — < campusjiparana@ifro.edu.br>

VILHENA

Rodovia 174, Km 3, Zona Urbana — Vilhena/RO CEP 76980-000, Caixa Postal 247

Telefone: (69) 9918 2672 — campusvilhena@ifro.edu.br

PORTO VELHO

Av. Gov. Jorge Teixeira, 3.146, Setor Industrial — Porto Velho/RO

CEP 76.821-002 — Telefone: (69) 3225-5045

GUAJARÁ-MIRIM

Escola Mun. de Ensino Infantil e Fundamental Maria Liberty de Freitas

Av. 41, S/N, Bairro Jardim das Esmeraldas — Guajará-Mirim/RO (69) 3541-7025/8446-5131 — Responsável: Aldeniza Souza polo.guajara@ifro.edu.br

Serviço

O que – Divulgação do Processo Seletivo EAD 2011

Quando – Matrículas de 13 a 22 de julho

Onde – Campi Ariquemes, Cacoal, Colorado do Oeste, Ji-Paraná, Vilhena e Porto Velho, e Polo Guajará-Mirim

Fonte: Rosália Silva

 

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio