Sexta-feira, 31 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Projeto ‘Lê Pra Mim?’ chega a Porto Velho para incentivar a leitura entre crianças de escolas públicas

Será a primeira edição do projeto na cidade e a abertura contará com a participação dos ator Hugo Bonemer e do também ator e participante do BBB 25, Diogo Almeida.


Biblioteca Villa Lobos - SP - Gente de Opinião
Biblioteca Villa Lobos - SP

Ao completar 15 anos promovendo a leitura por meio de encontros literários com crianças de escolas públicas, o projeto Lê Pra Mim? Vai trazer para Porto Velho nomes conhecidos que irão ler para crianças de 4 a 10 anos de escolas públicas da capital. O ator Hugo Bonemer do seriado Senna (Netflix) onde interpretou Nelson Piquet, e o ator da novela Amor Perfeito e participante do BBB 25 Diogo Almeida, serão algumas das personalidades que estarão nas escolas do município a partir de segunda-feira, 26 de maio. 

A iniciativa tem como propósito fomentar o hábito da leitura entre crianças, proporcionando encontros literários em que artistas e outros convidados locais leem livros infantis brasileiros, estimulando o imaginário e o interesse pela literatura desde a infância. A estreia desta edição aconteceu em março em Belém (PA), passou por Manaus (AM) e Sinop (MT) e agora chega a Porto Velho (RO), a última cidade deste primeiro semestre.

DINÂMICA DO ‘LÊ PRA MIM?’ 

A cada encontro, dois livros infantis serão lidos - um por uma personalidade convidada de fora e outro por uma personalidade local. Além da leitura, eles compartilham suas histórias e trajetórias de vida, criando um ambiente inspirador para as crianças. Ao final, cada criança participante receberá um livro infantil para levar para casa, de maneira a incentivar a continuidade do hábito da leitura. 

Outros nomes da cidade de Porto Velho, incluindo jornalistas, atores e autores de livros infantis já foram contactados e estamos aguardando as confirmações. 

Para tornar a experiência ainda mais acessível, cada sessão contará com um intérprete da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) para tradução simultânea, garantindo a inclusão de crianças com deficiência auditiva. “Além disso, há capacitação em vídeo para professores com técnicas de “Pós-Leitura” e oficinas online para pais e funcionários das escolas, incentivando a prática da leitura dentro e fora da sala de aula”, lembra a idealizadora do projeto, atriz Sônia de Paula. 

LEGADO DO PROJETO 

O ‘Lê Pra Mim?’ teve início em 2010 e já realizou 44 edições em 24 cidades do Brasil. Ele foi criado pela atriz Sônia de Paula e produzido por Marcelo Aouila, ambos da Associação Cultural Somar Ideias. As salas onde são realizados os encontros literários contam com 100 almofadas em formatos de livros grandes para receber as crianças de 4 a 10 anos. 

Ao longo dos anos, o projeto possui mais de 42 mil beneficiados e também já distribuiu 33 mil livros. Durante a pandemia expandiu sua atuação para o ambiente digital, alcançando mais de um milhão de visualizações com leituras online. 

Mais de 700 artistas e personalidades reconhecidos nacionalmente participaram das leituras, como Milton Cunha, Carlinhos de Jesus, Fafá de Belém, Juliana Paes, Viviane Araújo, Roberta Miranda, Denise Fraga, Fátima Bernardes, Marília Gabriela, Maitê Proença, Reynaldo Gianecchini, Zezé Polessa, Juli Lemmertz, Laura Cardoso, Marisa Orth, Otávio Mesquita, Susana Vieira e muitos outros. 

SOBRE SOTREQ 

A Sotreq apresenta as edições do Lê Pra Mim? Em Belém, Manaus, Sinop e Porto Velho. Com mais de 80 anos de inovação, a Sotreq é uma empresa nacional que fornece soluções para equipamentos novos e seminovos, tecnologia, suporte ao produto especializado, além de solução para locação. É revendedora Oficial Cat com mais de 50 filiais distribuídas em mais de 90% do território nacional. Atende aos segmentos de mercado de Construção, Mineração, Agronegócio, Energia, Florestal, Industrial e Petróleo &Gás e Marítimo, com uma equipe técnica altamente qualificada. 

SOBRE A SOMAR IDEIAS 

Empresa produtora de cultura dos sócios Sônia de Paula e Marcelo Aouila. Realiza há 15 anos o projeto Lê Pra Mim?. Produziu 4 peças adultas: Cora e Adélia, A Secretária do Presidente, Os Aposentados, Avós Mulheres e Couves Portuguesas; 9 peças infantis: O Casamento de Dona Baratinha, Uma Professora Muito Maluquinha, O Jardim das Fantasias, O Patinho Feio, Libel e seu Palhacinho, A Cigarra e a Formiga, Rapunzel, A Caixa mágica dos primeiros socorros e Até as Princesas Soltam Pum; 3 shows: As Cantrizes (RJ e SP), As Belas Tardes (SP) e O Canto da Dhu (2024); e gravação do CD No Mundo Encantado da Tabuada. 

SERVIÇO:

Projeto LÊ PRA MIM?

Local: Escolas públicas de Porto Velho.

Cronograma das escolas:

26/mai – EMEIEF Pé de Murici

27/mai – EMEIEF São Miguel

28/mai - EMEF Flamboyant

29/mai – EMEF Santo Antônio

30/mai – EMEF Ermelindo Monteriro Brasil 

EQUIPE TÉCNICA

Direção de Produção – Marcelo Aouila

Idealização e Produção de Elenco – Sônia de Paula

Produção Executiva - Renato Bavier

Assistentes de produção – Kaio Farias e Lea Nassar

Capacitação de professores em “O pós leitura” – Profª Maria Cecília Aouila

Oficineiro “Como ler para crianças” – Marcelo Aouila

Cenografia e Designer gráfico - Essegaroto Aouila

Confecção de Almofadas – Art&Pano

Administração de redes sociais - Jorge Marques

Consultoria Jurídica e Contador – Marcos Rossi

Apresentado pela SOTREQ

Realização – Ministério da Cultura, Governo Federal e Associação Cultural Somar Ideias

Galeria de Imagens

  • Camila Pitanga
    Camila Pitanga
  • Fatima Bernardes
    Fatima Bernardes
  • Gabi Amarantos
    Gabi Amarantos
  • Francisco Cuoco
    Francisco Cuoco

Gente de OpiniãoSexta-feira, 31 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alegria, arte e acessibilidade chegam à Zona Leste com o projeto “Circolando com o Palhaço Pingo”

Alegria, arte e acessibilidade chegam à Zona Leste com o projeto “Circolando com o Palhaço Pingo”

Levar a magia do circo, a força da arte e a acessibilidade à comunidade da Zona Leste de Porto Velho é o objetivo do projeto Circolando com o Palhaç

“Mãe aos 15”: a história de quem transformou dor em arte e cicatriz em voz

“Mãe aos 15”: a história de quem transformou dor em arte e cicatriz em voz

Carol Terra aprendeu o que é recomeçar antes mesmo de entender o que é desistir. Mãe ainda na adolescência, viu sua vida mudar de rumo e precisou re

CINEMA AMAZÔNICO: Animação rondoniense “Planeta Fome” ultrapassa 60 seleções em festivais e pode ser assistida online

CINEMA AMAZÔNICO: Animação rondoniense “Planeta Fome” ultrapassa 60 seleções em festivais e pode ser assistida online

A animação Planeta Fome, uma distopia amazônica que se passa no ano de 2125, acaba de ultrapassar a marca de 60 seleções oficiais em festivais de ci

Documentário sobre artistas de Rondônia tem estreia confirmada em Porto Velho

Documentário sobre artistas de Rondônia tem estreia confirmada em Porto Velho

Cinco artistas de Rondônia contam suas histórias e compartilham processos artísticos no documentário “Criativos”, dirigido por Jordan Cruz e produzi

Gente de Opinião Sexta-feira, 31 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)