Sexta-feira, 11 de novembro de 2016 - 05h10
O presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PMDB), apresentou projeto de lei que cria espaço permanente para exposição e preservação do patrimônio histórico e cultural da artista plástica rondoniense Rita Queiroz, que foi doado por ela ao Estado.
“A Rita Queiroz é considerada uma das maiores artistas plásticas de Rondônia e nos apresentou este pedido. Com o projeto de lei, fica definida a criação de um espaço físico permanente e adequado para a exposições do acervo amplo”, destacou Maurão.
Aberto ao público, o local deverá contar com, pelo menos, 200 metros quadrados reservados para exposição e mais duas salas amplas para a projeção de vídeos, acervos de jornais, premiação e pesquisa virtual sobre a vida e obra da artista.
Para isso, o projeto ainda prevê o custeio do transporte do acervo da artista de Anapólis, em Goiás, para Porto Velho. Outra medida prevista na lei é a realização de ações educativas, com a divulgação e incentivo à visitação do acervo.
Rita Queiroz
Nascida em Porto Velho, na comunidade ribeirinha de Bom Será, às margens do rio Madeira, em 2 de dezembro de 1936, Rita Queiroz é filha de Antônio Ferreira Queiroz e de Dionízia Farias de Mendonça. Ela teve três filhas.
A artista é importante não apenas pelas obras de arte que produz, mas por seu pioneirismo e ativismo no movimento cultural de Rondônia. Ao longo de pelo menos quatro décadas de atuação, ela levou a sua arte ao encontro da população, com atividades em escolas, praças públicas, presídios e hospitais.
Também realizou diversas exposições no Brasil e no exterior, sempre divulgando de forma positiva Rondônia, sua cultura, suas tradições e sua gente.
ALE/RO - DECOM - [Eranildo Costa Luna] / Foto: José Hilde
Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste
O curta-metragem documental “Saberes Nambiquaras: Tradição Cultural na Produção da Chicha e Beiju” foi exibido gratuitamente em escolas de Vilhena (

O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles
Aos 16 anos, Rafaela Oliveira carrega no violino muito mais que notas musicais. Aluna do CMACE Jorge Andrade há dois anos, ela encontrou na música um

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais
A força da palavra feminina ganhou destaque no recente lançamento da Coletânea Vozes Libertas – As mulheres falam e o mundo escuta, obra coordenada
Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)