Domingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Programação Ji-Paraná - Lilás 8 de Março - Dia Internacional da Mulher


Programação Ji-Paraná - Lilás 8 de Março - Dia Internacional da Mulher - Gente de Opinião

A Linha de Pesquisa Amazônia Feminista que compõe o Grupo de Pesquisa em Educação na Amazônia (GPEA), vinculado ao Departamento de Educação Intercultural (DEINTER) da Universidade Federal de Rondônia, Campus Urupá de Ji-Paraná, Rondônia, divulga a Programação de Atividades relativas ao dia 8 de Março – Dia Internacional da Mulher. O tema da mobilização é Feminicídio, Violência Obstétrica e Participação Política: questões de interesse da educação crítica.

 

A atividade inicial vai além de Ji-Paraná, será viabilizada no dia 5 de março mediante diálogos sobre Feminicídio em Rondônia com as mulheres da Agricultura Familiar do município de Urupá em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR). Neste mesmo dia haverá a exposição Feminicídio em Ji-Paraná: quem se importa? Através do uso de banners apresentaremos resultados parciais do estudo em andamento, intitulado: Mapa da Violência 2015 – homicídio de mulheres em Rondônia edisponíveis no Feirão do Produtor e nas dependências da UNIR – Campus de Ji-Paraná no decorrer do mês.

 

No dia 6, também pela manhã, a conversa será sobre a Violência Obstétrica como Violência contra a Mulher no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Ji-Paraná com as mulheres do campo.

 

Na 2ª feira, dia 9 de março, prosseguiremos o debate sobre a temática Violência Obstétrica no município de Ji-Paraná, por meio de uma Audiência Pública que acontecerá na Câmara de Vereadores de autoria da Vereadora Cláudia de Jesus (PT). A expectativa é que possamos aprofundar o debate com entidades e pessoas envolvidas no tema de modo a fazer valer a Lei Municipal nº 3215 de 25 de fevereiro de 2019.

 

Considerando que neste ano de 2020 ocorrerão eleições municipais, no dia 17 de março propomos como momento formativo para a Linha de Pesquisa, a exibição e o debate do filme As Sufragistas. Na ocasião, será discutido o modelo de democracia representativa do país e a sub-representação das mulheres nos espaços de poder.

 

No dia 20 de março, pesquisadoras do GPEA participarão da Roda de Conversa Defensoras Públicas e a rede de proteção para garantia de direitos das mulheres de Ji-Paraná-RO. O evento acontecerá na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Francisco em nosso município. O tema que apresentaremos será a Violência Obstétrica, sobretudo as relações de poder e saber que envolve este cenário em hospitais e maternidades de manutenção pública e privada.

 

Neste mês de março faremos no dia 24 às 19 horas, o lançamento oficial do Projeto de Pesquisa: Mapa da Violência 2015 – homicídio de mulheres em Rondônia, na Unir – Campus de Ji-Paraná. Os principais objetivos são: produzir conhecimento na perspectiva da educação crítica sobre feminicídio, aprofundar saberes sobre pesquisa documental digital e impressa e contribuir na formação de pesquisadoras feministas progressistas.

 

A atividade final do mês de março ocorrerá no dia 27, nas dependências da UNIR – Campus Ji-Paraná. O Círculo de Cultura na perspectiva de Paulo Freire discutirá o tema, Mulheres Indígenas e atuação política com mediação de pesquisadoras indígenas do GPEA.

 

Confira a Programação:

Programação

Ji-Paraná Lilás

 

8 de Março

Dia Internacional da Mulher

 

Dia 05.03.2020 - 9 horas

Palestra - Feminicídio em Rondônia

Local: Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR)-Urupá-RO.

 

Dia 06.03.2020 - 8 horas

Palestra: Violência Obstétrica é Violência contra a Mulher

Local: Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR)-Ji-Paraná-RO.

 

Dia 09.03.2020 - 19 horas

Audiência Pública: Violência Obstétrica no município de Ji-Paraná

Local: Câmara de Vereadores de Ji-Paraná-RO.

 

Dia 12.03.2020 - 19 horas

Exibição e debate do filme: As Sufragistas

Local: Grupo de Pesquisa em Educação na Amazônia (GPEA)- Unir

 

Dia 20.03.2020 - 19h30

Participação na Roda de Conversa: Defensoras Públicas e a rede de proteção para garantia de direitos das mulheres. Ji-Paraná-RO.

Local: EEEFM José Francisco – Bairro Dom Bosco

 

Dia 24.03.2020 - 19 horas

Lançamento do Projeto de Pesquisa: Mapa da Violência 2015 - homicídios de mulheres em Rondônia.

Local: Sala D – Gestão em Educação Escolar – Prédio Azul

 

Dia 27.03.2020 - 9 horas

Círculos de Cultura: Mulheres Indígenas e atuação política.

Local: UNIR - Grupo de Pesquisa em Educação na Amazônia (GPEA).

 

Realização: Grupo de Pesquisa em Educação na Amazônia (GPEA)

Linha de Pesquisa Amazônia Feminista

Contato: amazoniafeminista20@gmail.com

 

Equipe Coordenadora: Josélia Gomes Neves, Cláudia de Jesus, Ednéia Maria Azevedo Machado, Nádia Cristina Rodrigues da Conceição de Toledo, Maricelma Almeida Chaves, Ângela Naki Wirin Arara, Jaine Teixeira da Fraga, Helena Maria de Jesus Laureano e Gisele Oliveira Randolfo.

Gente de OpiniãoDomingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste

Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste

O curta-metragem documental “Saberes Nambiquaras: Tradição Cultural na Produção da Chicha e Beiju” foi exibido gratuitamente em escolas de Vilhena (

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina gratuita de artesanato com fibras vegetais em Vilhena

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina gratuita de artesanato com fibras vegetais em Vilhena

O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles

Aos 16 anos, Rafaela Oliveira carrega no violino muito mais que notas musicais. Aluna do CMACE Jorge Andrade há dois anos, ela encontrou na música um

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais

A força da palavra feminina ganhou destaque no recente lançamento da Coletânea Vozes Libertas – As mulheres falam e o mundo escuta, obra coordenada

Gente de Opinião Domingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)