Porto Velho (RO) domingo, 5 de abril de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Programação Ji-Paraná - Lilás 8 de Março - Dia Internacional da Mulher


Programação Ji-Paraná - Lilás 8 de Março - Dia Internacional da Mulher - Gente de Opinião

A Linha de Pesquisa Amazônia Feminista que compõe o Grupo de Pesquisa em Educação na Amazônia (GPEA), vinculado ao Departamento de Educação Intercultural (DEINTER) da Universidade Federal de Rondônia, Campus Urupá de Ji-Paraná, Rondônia, divulga a Programação de Atividades relativas ao dia 8 de Março – Dia Internacional da Mulher. O tema da mobilização é Feminicídio, Violência Obstétrica e Participação Política: questões de interesse da educação crítica.

 

A atividade inicial vai além de Ji-Paraná, será viabilizada no dia 5 de março mediante diálogos sobre Feminicídio em Rondônia com as mulheres da Agricultura Familiar do município de Urupá em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR). Neste mesmo dia haverá a exposição Feminicídio em Ji-Paraná: quem se importa? Através do uso de banners apresentaremos resultados parciais do estudo em andamento, intitulado: Mapa da Violência 2015 – homicídio de mulheres em Rondônia edisponíveis no Feirão do Produtor e nas dependências da UNIR – Campus de Ji-Paraná no decorrer do mês.

 

No dia 6, também pela manhã, a conversa será sobre a Violência Obstétrica como Violência contra a Mulher no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Ji-Paraná com as mulheres do campo.

 

Na 2ª feira, dia 9 de março, prosseguiremos o debate sobre a temática Violência Obstétrica no município de Ji-Paraná, por meio de uma Audiência Pública que acontecerá na Câmara de Vereadores de autoria da Vereadora Cláudia de Jesus (PT). A expectativa é que possamos aprofundar o debate com entidades e pessoas envolvidas no tema de modo a fazer valer a Lei Municipal nº 3215 de 25 de fevereiro de 2019.

 

Considerando que neste ano de 2020 ocorrerão eleições municipais, no dia 17 de março propomos como momento formativo para a Linha de Pesquisa, a exibição e o debate do filme As Sufragistas. Na ocasião, será discutido o modelo de democracia representativa do país e a sub-representação das mulheres nos espaços de poder.

 

No dia 20 de março, pesquisadoras do GPEA participarão da Roda de Conversa Defensoras Públicas e a rede de proteção para garantia de direitos das mulheres de Ji-Paraná-RO. O evento acontecerá na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Francisco em nosso município. O tema que apresentaremos será a Violência Obstétrica, sobretudo as relações de poder e saber que envolve este cenário em hospitais e maternidades de manutenção pública e privada.

 

Neste mês de março faremos no dia 24 às 19 horas, o lançamento oficial do Projeto de Pesquisa: Mapa da Violência 2015 – homicídio de mulheres em Rondônia, na Unir – Campus de Ji-Paraná. Os principais objetivos são: produzir conhecimento na perspectiva da educação crítica sobre feminicídio, aprofundar saberes sobre pesquisa documental digital e impressa e contribuir na formação de pesquisadoras feministas progressistas.

 

A atividade final do mês de março ocorrerá no dia 27, nas dependências da UNIR – Campus Ji-Paraná. O Círculo de Cultura na perspectiva de Paulo Freire discutirá o tema, Mulheres Indígenas e atuação política com mediação de pesquisadoras indígenas do GPEA.

 

Confira a Programação:

Programação

Ji-Paraná Lilás

 

8 de Março

Dia Internacional da Mulher

 

Dia 05.03.2020 - 9 horas

Palestra - Feminicídio em Rondônia

Local: Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR)-Urupá-RO.

 

Dia 06.03.2020 - 8 horas

Palestra: Violência Obstétrica é Violência contra a Mulher

Local: Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR)-Ji-Paraná-RO.

 

Dia 09.03.2020 - 19 horas

Audiência Pública: Violência Obstétrica no município de Ji-Paraná

Local: Câmara de Vereadores de Ji-Paraná-RO.

 

Dia 12.03.2020 - 19 horas

Exibição e debate do filme: As Sufragistas

Local: Grupo de Pesquisa em Educação na Amazônia (GPEA)- Unir

 

Dia 20.03.2020 - 19h30

Participação na Roda de Conversa: Defensoras Públicas e a rede de proteção para garantia de direitos das mulheres. Ji-Paraná-RO.

Local: EEEFM José Francisco – Bairro Dom Bosco

 

Dia 24.03.2020 - 19 horas

Lançamento do Projeto de Pesquisa: Mapa da Violência 2015 - homicídios de mulheres em Rondônia.

Local: Sala D – Gestão em Educação Escolar – Prédio Azul

 

Dia 27.03.2020 - 9 horas

Círculos de Cultura: Mulheres Indígenas e atuação política.

Local: UNIR - Grupo de Pesquisa em Educação na Amazônia (GPEA).

 

Realização: Grupo de Pesquisa em Educação na Amazônia (GPEA)

Linha de Pesquisa Amazônia Feminista

Contato: amazoniafeminista20@gmail.com

 

Equipe Coordenadora: Josélia Gomes Neves, Cláudia de Jesus, Ednéia Maria Azevedo Machado, Nádia Cristina Rodrigues da Conceição de Toledo, Maricelma Almeida Chaves, Ângela Naki Wirin Arara, Jaine Teixeira da Fraga, Helena Maria de Jesus Laureano e Gisele Oliveira Randolfo.

Mais Sobre Cultura

Grupo 3DNós divulga lançamento digital do cd e clipe da música “Adonai”  após show de lançamento ser adiado

Grupo 3DNós divulga lançamento digital do cd e clipe da música “Adonai” após show de lançamento ser adiado

Devido à pandemia de Covid-19, fez-se necessário o adiamento do Show de Lançamento do CD “Perfume d(n)os olhos” atendendo às recomendações da OMS e

Obras de da praça da Madeira-Mamoré estão a todo vapor

Obras de da praça da Madeira-Mamoré estão a todo vapor

Mais de cem operários de empresas contratadas pela Santo Antônio Energia trabalham nas obras de revitalização da praça da Estrada de Ferro Madeira-Mam

Lançamento do álbum “Perfume d(n)os olhos” do grupo musical 3DNÓS & SHOW

Lançamento do álbum “Perfume d(n)os olhos” do grupo musical 3DNÓS & SHOW

O trio musical é formado pela cantora, compositora e produtora: Izabela Lima, pela poeta Amadio, que se revela como cantora, e; pelo compositor, po

Rumo ao Jubileu de Ouro, Asfaltão planeja suas ações

Rumo ao Jubileu de Ouro, Asfaltão planeja suas ações

Após um lindo desfile em sua comunidade, realizado no dia 29 de fevereiro, rumo ao seu *JUBILEU DE OURO*, meio século de história,  para o sangue não