Porto Velho (RO) sexta-feira, 17 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Programação do Circuito Junino com festividades em toda cidade


Gente de Opinião

Gente de Opinião

Os festejos folclóricos selecionados para o Circuito Junino, programa de apoio da Fundação Cultural do município já estão acontecendo. Na zona leste por exemplo, teve início no último dia 10, o Arraialeste que segue até o dia 19, no campo de futebol do JKI, entre as ruas Antônio Fraga Moreira e Benedito Inocêncio.

A 9ª edição do Arraialeste que começa sempre a partir das 19h, tem na sua programação a apresentação de cerca de 20 grupos, divididos entre quadrilha, boi bumbá, dança e ainda shows musicais. O evento tem  entrada franca é cercado por 19 bairros e já se consolidou no calendário da comunidade.

Gente de Opinião

Contemplado pelo circuito, o arraial recebeu de apoio da prefeitura palco, iluminação cênica, banheiros químicos e sonorização, sendo definido na modalidade comunitário. “Ele tem uma duração compatível com a de grande porte, mas como deixou de acontecer no ano passado, sem alcançar a marca de 10 edições ininterruptas, ele não pode ser prestigiado também com arquibancada, como garantia o edital. Mas mesmo assim a comunidade se esforçou e conseguiu um patrocínio para tal. Quem sabe no próximo ano a comissão tenha um novo entendimento”, justificou o Diretor do Departamento de Arte e Cultura, Flammareon Jackson Farias Cruz.

A festividade tem grande influência também na economia. Com uma média de 25 barracas, estima-se que a geração de emprego chegue a mais de 100 pessoas, de forma direta e indireta. No ano passado foram mais de 20 mil visitantes. A organização acredita que este ano ultrapasse os 25 mil.

Gente de Opinião

Kiko Melo, organizador do Arraialeste, confirma que o Circuito Junino é muito importante para a realização dos eventos. "É uma comunidade carente de atividades de lazer a cultura na região. Sou morador há mais de 20 anos da zona leste, conhecedor das famílias, sei a dificuldade que é para  se deslocarem daqui para outras atividades em outras localidades, então é muito favorável o acesso e por isso queremos fortalecer ainda mais o nosso arraial", garantiu Kiko.

Gente de OpiniãoAssim como Arraialeste, aconteceram também no final de semana o Flor do Abobrão, de 08 a 12 de junho, no Cohab; o 5º Arraial Unido do Morro, dias 10 e 11 de junho, na Rua Araucária e o 70º Arraial de Santo Antônio, que encerra nesta segunda, dia 13, na Comunidade Capela Santo Antônio.

A lista completa dos demais arraiais que fazem parte do Circuito Junino pode ser consultada aqui


Por Renata Beccária | Fotos Frank Néry

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio