Quarta-feira, 1 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Programa Mais Educação inicia atividades a partir de 2ª-feira



A secretaria municipal de Educação (Semed), por meio do departamento de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino (Dade), inicia na segunda-feira (21/02) as atividades do programa Mais Educação, realizado em parceria com o governo federal. Mais de oito mil alunos de 43 Escolas são atendidos com o programa que já foi renovado até 2012. Segundo Gláucia Negreiros, diretora do Dade, o programa fomenta atividades para melhorar o ambiente escolar, tendo como base estudos desenvolvidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). “Resultados da Prova Brasil destacam o uso do ‘Índice de Efeito Escola’, indicador do impacto que a escola pode ter na vida e no aprendizado do estudante. Por isso precisamos inserir atividades que resultem positivamente na vida destes alunos”, disse. “Quando encerrar vamos apresentar os resultados, renovar e pedir extensão para outras unidades escolares”, disse Gláucia.

O programa está presente em quarenta e três escolas municipais, entre rurais e urbanas. Criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007, ele aumenta a oferta educativa nas Escolas públicas por meio de atividades optativas que foram agrupadas em macrocampos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica.

A iniciativa é coordenada pela secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, em parceria com a prefeitura municipal. Sua operacionalização é feita por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Para o desenvolvimento de cada atividade, o governo federal repassa recursos para ressarcimento de monitores, materiais de consumo e de apoio segundo as atividades. As Escolas recebem conjuntos de instrumentos musicais e rádio escolar, dentre outros. 

Fonte: Meiry Santos

 

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 1 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Quadrilhas encantam público com apresentações no sábado em Porto Velho

Quadrilhas encantam público com apresentações no sábado em Porto Velho

O Arraiá do Bera seguiu seus dias de programação neste fim de semana como opção de cultura e lazer para toda família. Sua primeira edição já se tornou

Mocidade Junina, Rosas de Ouro e Flor de Primavera vencem Arraiá do Bera com a maior premiação de Rondônia

Mocidade Junina, Rosas de Ouro e Flor de Primavera vencem Arraiá do Bera com a maior premiação de Rondônia

O Arraiá do Bera chegou ao fim neste domingo (28), consolidando-se como um dos maiores eventos culturais de Porto Velho. Promovido pela Prefeitura de

Três gerações na mesma quadrilha: a história de uma família que cresceu dançando na Mocidade Junina

Três gerações na mesma quadrilha: a história de uma família que cresceu dançando na Mocidade Junina

Em algumas famílias, as tradições passam de geração para geração através de fotografias, receitas ou histórias contadas à mesa. Na família de Mery Mor

Primeira noite reúne milhares de pessoas e abre concurso de quadrilhas em Porto Velho

Primeira noite reúne milhares de pessoas e abre concurso de quadrilhas em Porto Velho

O colorido das bandeiras, o brilho dos figurinos e a emoção das apresentações marcaram a primeira noite do Arraiá do Bera, realizada na última quinta-

Gente de Opinião Quarta-feira, 1 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)