Segunda-feira, 14 de outubro de 2024 - 15h38

Em Porto Velho, mulheres artesãs estão transformando suas carreiras ao participar do Programa de Formação Empreendedora, uma iniciativa do Ministério da Cultura com apoio dos institutos Energisa e Asta, e patrocínio do Grupo Energisa, por meio do Programa Energisa Cultural, que fomenta as iniciativas culturais na área de atuação do grupo. O curso, que começou em julho, é online e totalmente gratuito, com aulas ao vivo e acessibilidade garantida por intérprete de Libras. Entre os temas abordados estão gestão de negócios, design de produtos e marketing digital, com foco no artesanato. Mais de 80 mulheres participam do programa e a formatura do grupo está prevista para novembro.

Além de fomentar o desenvolvimento econômico local, a iniciativa fortalece o protagonismo feminino nas comunidades, especialmente de bairros mais distantes do centro da capital rondoniense. Participantes como Cristiane Nunes e Lourdes de Almeida, que têm anos de dedicação ao artesanato, estão recebendo uma excelente oportunidade para expandir seus negócios e aprimorar suas habilidades.
Cristiane, com 27 anos de experiência na produção de biojóias, vem de uma família tradicional de artesãs. Embora a vasta experiência, ela sentia-se desafiada pela era digital para ampliar a divulgação do seu trabalho. "Migrar para o mundo digital é um grande desafio para mim, e o curso está me proporcionando esse conhecimento. Além disso, conheci profissionais e mulheres incríveis e aprendi que não existe limites para adquirir novos conhecimentos", compartilha Cristiane.

Já Lourdes, que aprendeu crochê com sua avó aos oito anos, sempre viu cada peça como uma obra carregada de significado. No entanto, faltava conhecimento para transformar sua arte em um negócio lucrativo. "Eu não sabia como colocar preço, não tirava lucro e não sabia divulgar meu trabalho. Esse curso está sendo uma bênção para mim. Agora sei como valorizar meu trabalho, e a meta é montar meu próprio ateliê", conta emocionada.
André Theobald, presidente da Energisa Rondônia, destaca a relevância do projeto. "Estamos orgulhosos de apoiar o Programa de Formação Empreendedora, que oferece a essas mulheres uma oportunidade única de transformar suas habilidades em negócios lucrativos e sustentáveis. O programa não só promove o desenvolvimento econômico da região, mas também fortalece o papel das mulheres como líderes em seus negócios, garantindo um futuro mais próspero e sustentável", afirma Theobald.
Domingo, 2 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
ACEMDA promove em novembro oficinas culturais gratuitas para crianças e adolescentes de Vilhena
A Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA) vai promover, neste mês de novembro, o p

A artista rondoniense Gabriê apresenta o videoclipe de “Astro Rei”, canção que se tornou um marco em sua trajetória e, por isso, ganha agora um regi

O lançamento do videoclipe da música "Ancestrais", do artista Gustavo Abreu, foi marcado por grande sucesso na noite desta quinta-feira, 30 de outub

Alegria, arte e acessibilidade chegam à Zona Leste com o projeto “Circolando com o Palhaço Pingo”
Levar a magia do circo, a força da arte e a acessibilidade à comunidade da Zona Leste de Porto Velho é o objetivo do projeto Circolando com o Palhaç
Domingo, 2 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)