Domingo, 7 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Professores de Ciências: Um Encontro de Águas


 
Professores e alunos dos cursos de graduação da FIMCA – Faculdades Integradas Aparício Carvalho e de outras instituições de ensino superior de Porto Velho, participaram nesta quarta-feira (16/09) da Mesa Redonda “Professores de Ciências: Um Encontro de Águas”, conduzida no Auditório FIMCA pelos professores Wilmo E. Francisco Junior e Elizabeth Antônia L. de M. Martines. 

A iniciativa partiu de uma proposta encaminhada pelo professor Fábio Medeiros da Costa, que leciona na FIMCA e na UNIR as disciplinas Metodologia Científica e Etomologia Geral e Agrícola, prontamente acatada pela coordenadora do Curso de Ciências Biológicas da FIMCA, Profa. Dra. Priscila Raquel Martins. 

Após o encontro, no hall do auditório, foi feito o lançamento do livro “Professores de Ciências: Um Encontro de Águas”, que reúne textos de autores de diferentes estados do país, engendrados a partir da prática pedagógica na área de ciências, bem como a partir de diálogos com teóricos, mas sempre mediatizados pela sala de aula. 

Os textos que integram a obra foram selecionados e organizados por Elizabeth Antônia L. de M. Martines e Wilmo E. Francisco Junior. Ela, graduada em Biologia e licenciada em Ciências, é mestre e doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP – Universidade de São Paulo. Ele, bacharel e licenciado em Química pelo Instituto de química da UNESP de Araraquara, é mestre em Biotecnologia pelo IQ-UNESP e em Educação pela UFSCar e doutorando em Química pelo IQ-UNESP. Atualmente, é professor do Departamento de Química da UNIR. 

A obra é a primeira publicação do grupo de pesquisa EduCiência da UNIR, que reúne professores da universidade, professores da rede pública de ensino e alunos que estão em processo de formação para lecionarem química, física e biologia. Financiando pela FINEP - Financiadora de Estudos e Projetos, o livro está disponível apenas na Livraria Nova Letra, na Av. Joaquim de Araujo Lima (Abunã), 2914, no Bairro da Liberdade. “Os interessados devem se apressar em comprar logo o seu, pois só foram impressos 300 exemplares nesta primeira edição”, lembrou a professora Elizabeth Martines.

Fonte: Sérgio Mello

Gente de OpiniãoDomingo, 7 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Wankabuki traz Espetáculo Mormaço do Coletivo Auá para Vilhena

Wankabuki traz Espetáculo Mormaço do Coletivo Auá para Vilhena

No próximo 05 de dezembro, às 16h, na Praça Ângelo Espadari, em Vilhena-RO, a Escola Livre de Teatro Wankabuki (ELTW) recebe o espetáculo Mormaço d

Originários fazem história no Desafio Liga Jovem 2025

Originários fazem história no Desafio Liga Jovem 2025

A primeira equipe indígena a representar Rondônia no Desafio Liga Jovem (DLJ) 2025 recebeu nesta terça-feira (2), em Belém (PA), o Prêmio de Honra a

Celebração ao dia do samba movimenta o Mercado Cultural

Celebração ao dia do samba movimenta o Mercado Cultural

O Mercado Cultural ganhou um ritmo especial na noite desta quarta-feira (3), durante a celebração municipal em alusão ao Dia Nacional do Samba, comemo

Workshop de direitos autorais para compositores e intérpretes é neste sábado

Workshop de direitos autorais para compositores e intérpretes é neste sábado

Encerrando a programação do Projeto Registro Cultural, que teve como fase seletiva o Festival Rondônia de Música (Rondofest), o Centro de Estudos e

Gente de Opinião Domingo, 7 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)