Domingo, 13 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Professor da UNIR lançará dois livros nesta sexta-feira


Professor da UNIR lançará dois livros nesta sexta-feira - Gente de Opinião


            O professor doutor Hélio Rodrigues da Rocha, do Departamento de Línguas Estrangeiras da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR),  promoverá nesta sexta-feira, 6, o lançamento dos livros “O Paraíso do Diabo: relato de viagem e testemunho das atrocidades do colonialismo na Amazônia” e “Coronel Labre”. A cerimônia de lançamento acontecerá às 19h, no auditório da Unir-Centro.

            O livro O Paraíso do Diabo é a tradução do inglês para o português do livro The devil’s paradise (1912), de Walter Hardenburg (1886-1942), um norte-americano que viajou pela Amazônia nos primeiros anos do século XX e produziu o relato de teor testemunhal sobre as atrocidades cometidas contra os indígenas.

            O segundo livro, Coronel Labre, é o resultado da pesquisa de pós-doutoramento realizada no Programa de História Social, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

            “Como até hoje não se sabia quase nada a respeito desse político da época do império, o objetivo foi investigar, a partir da figura histórica desse cidadão maranhense e sob a perspectiva da teoria Pós-Colonialista, a vida e o tempo do fundador da cidade de Lábrea, no Amazonas, em busca da compreensão de inúmeras questões, dentre elas, o processo de colonização do rio Purus, onde se situa a cidade de Lábrea”, explica o autor.

Hélio Rodrigues da Rocha

            Possui graduação em Letras-Inglês pela Universidade Federal de Rondônia (1998), graduação em Letras-Português pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1989), mestrado em Letras- Linguagem e Identidade pela Universidade Federal do Acre (2008) e doutorado em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (2011). Pós-doutorado em História Social pela Universidade Federal do Rio (2016). Atualmente é professor na Universidade Federal de Rondônia e coordenador do Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Estudos Literários (desde fevereiro/2014). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Estudos Literários, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos amazônicos, literatura de viagem, colonialismo, pós-colonialismo, formação e prática discursiva e tradução.

Serviço - Lançamento de livros

Local: Auditório da UNIR-Centro, em Porto Velho

Data: Sexta-feira, 6 de maio de 2016

Horário: 19 horas


 
Fonte: UNIR

Gente de OpiniãoDomingo, 13 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Bar do Calixto: patrimônio, samba e mobilização popular garantem sua reabertura

Bar do Calixto: patrimônio, samba e mobilização popular garantem sua reabertura

Localizado na esquina da Rua Jacy-Paraná com Brasília, no bairro Santa Bárbara, o Bar do Calixto é, hoje, um marco histórico e cultural da capital r

Du Neri estreia na cena musical com a intensa e confessional “O Corpo Estranho”

Du Neri estreia na cena musical com a intensa e confessional “O Corpo Estranho”

A faixa é um lançamento da Marã MúsicaNo dia 11 de julho, a cantora e compositora Du Neri faz sua estreia oficial com o lançamento de “O Corpo Estra

Valorização da cultura de Rondônia: Arraial Flor do Maracujá acontece de 1º a 10 de agosto

Valorização da cultura de Rondônia: Arraial Flor do Maracujá acontece de 1º a 10 de agosto

O tradicional e tão esperado Arraial Flor do Maracujá chega este ano a mais uma edição fortalecido pelo governador de Rondônia, Marcos Rocha, como s

A.C.I.MA. Itália e AJEB-RO: uma parceria  com  reconhecimento internacional de escritores de Rondônia

A.C.I.MA. Itália e AJEB-RO: uma parceria com reconhecimento internacional de escritores de Rondônia

No dia 5 de julho de 2025, São Paulo foi palco de um encontro que transcendeu geografias e línguas: o 11° FESTIVAL INTERNACIONAL F.A.L.A.I., realiza

Gente de Opinião Domingo, 13 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)