Porto Velho (RO) terça-feira, 28 de junho de 2022
×
Gente de Opinião

Cultura

Processo Seletivo 2011 do IFRO: Termina 4ª, o prazo para solicitar isenção da taxa



Termina na quarta-feira (13/10) o prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Processo Seletivo Unificado 2011 do IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia). A seleção é para as 1.320 vagas dos cursos equivalentes ao Ensino Médio, Pós-Médio e Graduação do ensino técnico-profissionalizante. As aulas serão ministradas nos campi Ariquemes, Cacoal, Colorado do Oeste, Ji-Paraná, Porto Velho e Vilhena.

As inscrições começaram no dia 06 e vão até 21 de outubro. E as provas serão aplicadas no próximo mês, dia 21 de novembro de 2010.

O valor da taxa de expediente do Processo Seletivo Unificado 2011/1 é de 35 reais para os cursos Técnicos (modalidades integrado e subsequente) e de 70 reais para os cursos

Superiores. Mas para quem deseja concorrer a uma das vagas e precisa da isenção, de acordo com o edital 29, deve acessar o site www.ifro.edu.br, preencher a Ficha de Inscrição e imprimir o boleto bancário. Com esses papéis em mãos, anexar:

a) Cópia da Carteira de Identidade (RG), Carteira de Trabalho ou Carteira de Motorista;

b) Comprovante de renda familiar;

c) Comprovante de residência atual (conta de água, luz ou telefone fixo).

No caso dos autônomos, é solicitado os seguintes documentos:

a) Registro/Identificação de atividades como: pesca, venda ambulante, artesanato, feiras livres e correlatas;

b) Declaração de Instituições Oficiais: Igrejas, Sindicatos, Associações de Bairros, Conselhos Comunitários, entre outras;

c) Carnê de Contribuição do INSS e Comprovante de Programas Sociais (no caso de possuir o benefício);

Com os comprovantes organizados, o candidato deverá procurar na quarta-feira (último dia para essa requisição) a Comissão de Isenção de Taxa nos Campi Ariquemes, Colorado do Oeste, Ji-Paraná, Porto Velho, Vilhena ou no Campus Avançado Cacoal, das 8 às 11 horas e das 14 às 17 horas, para requerer a isenção de taxa.

Na Capital, os professores estão fazendo um “plantão” até as 20 horas.

Quem pode requerer a isenção da taxa

Para ter direito à isenção, o candidato não pode estar matriculado em curso técnico e/ou curso de graduação em instituição pública; precisa ter cursado todo o Ensino Fundamental e Médio ou equivalente em Instituições das Redes Públicas de

Educação; e ter renda familiar igual ou inferior a três salários mínimos mensais.

O resultado de quem teve o pedido aceito será divulgado no próximo dia 15, no site do IFRO e também ficará exposto nos Campi Ariquemes, Colorado do Oeste, Ji-Paraná, Porto Velho, Vilhena e no Campus Avançado Cacoal.
 

As vagas

Podem participar do Processo Seletivo alunos que concluíram ou concluam até a data da matrícula o Ensino Fundamental para cursos que integram Ensino Médio e Técnico. São eles: Agropecuária, Alimentos, Informática, Agroecologia, Florestas, Química, Edificações, Eletrotécnica e Eletromecânica. Nesta modalidade, a formação será concluída em três ou quatro anos, dependendo do curso.

Para quem concluiu o Ensino Médio, existem opções de cursos Técnicos ou Graduação. Com duração de dois anos, há dois Técnicos Subsequentes ofertados: Agropecuária e Informática.

E as graduações são: Tecnologia em Gestão Ambiental, Engenharia Agronômica, Licenciatura em Biologia e Licenciatura em Química. A taxa de será de R$ 35,00 para os cursos Técnicos e R$ 70,00 para os cursos Superiores. A isenção da taxa poderá ser requerida de 06 a 13 de outubro.

Para mais informações, também foi criado o e-mail [email protected]

Serviço

O que – Isenção da Taxa de Expediente do Processo Seletivo Unificado 2011/1

Quando – De 06 a 13 de outubro de 2010

Onde – www.ifro.edu.br ou nos campi Ariquemes, Colorado do Oeste, Ji-Paraná, Porto Velho, Vilhena e Cacoal

Fonte: Rosália Silva

Mais Sobre Cultura

Projeto Sesc 52 leva programação literária em suas últimas semanas de circulação no interior de Rondônia

Projeto Sesc 52 leva programação literária em suas últimas semanas de circulação no interior de Rondônia

O Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IFPE de Rondônia, por meio do Sesc/RO, reafirmando seu objetivo de integração, inclusão social e fomentador da cultu

Cia de Artes Ji-paranaense apresenta nos dias 27 e 28 de junho espetáculo inspirado na migração de mulheres no ciclo da borracha.

Cia de Artes Ji-paranaense apresenta nos dias 27 e 28 de junho espetáculo inspirado na migração de mulheres no ciclo da borracha.

Desde sua criação a Cia Clandestinos de Artes vem abordando temáticas de grande importância que vão desde assuntos da esfera intimista como também n

O menino do coração de ferro

O menino do coração de ferro

Dia 26 de Junho às 20h de Rondônia e às 21h de Brasília no canal do YouTube do Conexão Norte o Autor Fabiano Barros lança o audiobook O MENINO DO CORA

Invisibilidade, transfobia e violência são temas abordados no vídeo-teatro performativo “Corpo do Prazer” que estreia no sábado (25)

Invisibilidade, transfobia e violência são temas abordados no vídeo-teatro performativo “Corpo do Prazer” que estreia no sábado (25)

O clima é de expectativa para o acadêmico da Licenciatura em Teatro da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Ádamo Teixeira. Isso porque neste sá