Segunda-feira, 17 de fevereiro de 2025 - 13h35
O Ponto de Cultura dos
Cacaieiros, de Rondônia, realizou, no dia 15 de fevereiro de 2025, o Primeiro
Encontro de Escritores, um evento idealizado pelo Sr. Carlos Neves, Conselheiro
Municipal de Cultura Setorial do Patrimônio e Produtor de Audiovisual. O
encontro teve como objetivo reunir escritores da região e fomentar a troca de
experiências sobre os desafios e oportunidades no mundo da literatura.
Além dos escritores de Rolim de Moura, o evento contou com a participação de autores do município de Alto Alegre, acompanhados pelo secretário de Esporte, Turismo e Cultura, Sr. Reinaldo Francisco Loiola. Um dos destaques do encontro foi a presença da escritora Mileni Mota, que compartilhou sua experiência na Bienal do Livro de São Paulo e os impactos positivos de sua participação na Associação de Jornalistas e Escritores do Estado de Rondônia (AJEB-RO).
Durante a reunião, Mileni relatou como iniciou sua trajetória na literatura e expressou sua gratidão à presidente da AJEB-RO, Sra. Izabel Cristina da Silva, que a convidou para participar da coletânea Vivências Amazônicas, sua primeira publicação. Mileni destacou que essa experiência foi única e transformadora, pois nunca imaginou que um dia escreveria. No entanto, ao narrar sua própria história, produziu um texto que lhe rendeu a Comenda Mérito da Amazônia, concedida pela Câmara Brasileira de Ciências e Artes (CBC-SP).
Sua participação na Bienal do Livro de São Paulo ocorreu com a segunda coletânea, Navegar é Possível, coordenada pela AJEB-SP. Durante o encontro, Mileni ressaltou a importância de compartilhar as oportunidades que tem vivenciado, incentivando os escritores de Rolim de Moura e região, bem como outros talentos ainda desconhecidos, a buscarem a publicação de suas poesias, poemas, contos e livros.
O grupo demonstrou grande interesse em se associar à AJEB-RO, reconhecendo as oportunidades que a entidade proporciona para escritores em busca de reconhecimento e crescimento.
A motivação foi tanta que já se articula a realização de um novo evento, desta vez com a presença da Sra. Isabel Cristina, presidente da AJEB-RO, para fortalecer ainda mais o apoio à literatura local e incentivar novas conexões no meio literário.
O Primeiro Encontro de Escritores de Rolim de Moura foi um marco para os escritores da região, demonstrando que a união e o compartilhamento de experiências podem abrir caminhos para novas oportunidades no mundo da literatura.
Galeria de Imagens
Sem doutrinas e sem ideologias, livro infantil rondoniense incentiva jovens a perguntar mais
Em meio a debates acalorados e excesso de informações prontas, o escritor Fernando Von Noble lança uma proposta ousada: um livro infantojuvenil que
A empresária e vice-presidente do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) de Ji-Paraná, Elisangela Rodrigues, foi homenageada com o Tro
Show de Moacyr Franco no Palácio das Artes tem ingressos gratuitos
É neste sábado, 14 de junho, às 18h00, no teatro estadual Palácio das Artes o espetáculo de finalização do Festival Rondônia de Música (Rondofest) q
A III Mostra Estudantil de Arte e Cultura Indígena (Maloca 2025) chegou ao fim na quarta-feira (11), consolidando-se como um dos maiores encontros d