Segunda-feira, 1 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Primeiro Encontro de Escritores reúne autores em Rolim de Moura


Primeiro Encontro de Escritores reúne autores em Rolim de Moura - Gente de Opinião

O Ponto de Cultura dos Cacaieiros, de Rondônia, realizou, no dia 15 de fevereiro de 2025, o Primeiro Encontro de Escritores, um evento idealizado pelo Sr. Carlos Neves, Conselheiro Municipal de Cultura Setorial do Patrimônio e Produtor de Audiovisual. O encontro teve como objetivo reunir escritores da região e fomentar a troca de experiências sobre os desafios e oportunidades no mundo da literatura.

Além dos escritores de Rolim de Moura, o evento contou com a participação de autores do município de Alto Alegre, acompanhados pelo secretário de Esporte, Turismo e Cultura, Sr. Reinaldo Francisco Loiola. Um dos destaques do encontro foi a presença da escritora Mileni Mota, que compartilhou sua experiência na Bienal do Livro de São Paulo e os impactos positivos de sua participação na Associação de Jornalistas e Escritores do Estado de Rondônia (AJEB-RO).

Primeiro Encontro de Escritores reúne autores em Rolim de Moura - Gente de Opinião

Durante a reunião, Mileni relatou como iniciou sua trajetória na literatura e expressou sua gratidão à presidente da AJEB-RO, Sra. Izabel Cristina da Silva, que a convidou para participar da coletânea Vivências Amazônicas, sua primeira publicação. Mileni destacou que essa experiência foi única e transformadora, pois nunca imaginou que um dia escreveria. No entanto, ao narrar sua própria história, produziu um texto que lhe rendeu a Comenda Mérito da Amazônia, concedida pela Câmara Brasileira de Ciências e Artes (CBC-SP).

Sua participação na Bienal do Livro de São Paulo ocorreu com a segunda coletânea, Navegar é Possível, coordenada pela AJEB-SP. Durante o encontro, Mileni ressaltou a importância de compartilhar as oportunidades que tem vivenciado, incentivando os escritores de Rolim de Moura e região, bem como outros talentos ainda desconhecidos, a buscarem a publicação de suas poesias, poemas, contos e livros.

Primeiro Encontro de Escritores reúne autores em Rolim de Moura - Gente de Opinião

O grupo demonstrou grande interesse em se associar à AJEB-RO, reconhecendo as oportunidades que a entidade proporciona para escritores em busca de reconhecimento e crescimento.

A motivação foi tanta que já se articula a realização de um novo evento, desta vez com a presença da Sra. Isabel Cristina, presidente da AJEB-RO, para fortalecer ainda mais o apoio à literatura local e incentivar novas conexões no meio literário.

O Primeiro Encontro de Escritores de Rolim de Moura foi um marco para os escritores da região, demonstrando que a união e o compartilhamento de experiências podem abrir caminhos para novas oportunidades no mundo da literatura.

Galeria de Imagens

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 1 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Banda porto-velhense Erudica anuncia turnê europeia em 2026 após estreia em festival de Portugal

Banda porto-velhense Erudica anuncia turnê europeia em 2026 após estreia em festival de Portugal

A música pesada de Porto Velho acaba de alcançar novos horizontes. A banda Erudica, formada na capital rondoniense, anunciou oficialmente sua turnê

Amazônia Negra em destaque: Marcela Bonfim é bicampeã entre os +Admirados Jornalistas Negros do Brasil

Amazônia Negra em destaque: Marcela Bonfim é bicampeã entre os +Admirados Jornalistas Negros do Brasil

Eleita pelo segundo ano consecutivo, Marcela Bonfim foi destaque na cerimônia dos +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira 2025

Cultura em Movimento: III Sarau Wanka agita Vilhena neste sábado

Cultura em Movimento: III Sarau Wanka agita Vilhena neste sábado

O Teatro Wankabuki, espaço cultural localizado em Vilhena (RO), a cerca de 700 km da capital Porto Velho, se prepara para receber neste sábado, 29 d

Escritora Rondoniense  lança obra no “Encontro Inclusivo de Dança Contemporânea” em Brasília

Escritora Rondoniense lança obra no “Encontro Inclusivo de Dança Contemporânea” em Brasília

O auditório da Sociedade Bíblica do Brasil recebeu, no dia 24 de novembro de 2025, o Encontro Inclusivo de Dança Contemporânea, evento coordenado pe

Gente de Opinião Segunda-feira, 1 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)