Sexta-feira, 24 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Primeiro Encontro de Escritores reúne autores em Rolim de Moura


Primeiro Encontro de Escritores reúne autores em Rolim de Moura - Gente de Opinião

O Ponto de Cultura dos Cacaieiros, de Rondônia, realizou, no dia 15 de fevereiro de 2025, o Primeiro Encontro de Escritores, um evento idealizado pelo Sr. Carlos Neves, Conselheiro Municipal de Cultura Setorial do Patrimônio e Produtor de Audiovisual. O encontro teve como objetivo reunir escritores da região e fomentar a troca de experiências sobre os desafios e oportunidades no mundo da literatura.

Além dos escritores de Rolim de Moura, o evento contou com a participação de autores do município de Alto Alegre, acompanhados pelo secretário de Esporte, Turismo e Cultura, Sr. Reinaldo Francisco Loiola. Um dos destaques do encontro foi a presença da escritora Mileni Mota, que compartilhou sua experiência na Bienal do Livro de São Paulo e os impactos positivos de sua participação na Associação de Jornalistas e Escritores do Estado de Rondônia (AJEB-RO).

Primeiro Encontro de Escritores reúne autores em Rolim de Moura - Gente de Opinião

Durante a reunião, Mileni relatou como iniciou sua trajetória na literatura e expressou sua gratidão à presidente da AJEB-RO, Sra. Izabel Cristina da Silva, que a convidou para participar da coletânea Vivências Amazônicas, sua primeira publicação. Mileni destacou que essa experiência foi única e transformadora, pois nunca imaginou que um dia escreveria. No entanto, ao narrar sua própria história, produziu um texto que lhe rendeu a Comenda Mérito da Amazônia, concedida pela Câmara Brasileira de Ciências e Artes (CBC-SP).

Sua participação na Bienal do Livro de São Paulo ocorreu com a segunda coletânea, Navegar é Possível, coordenada pela AJEB-SP. Durante o encontro, Mileni ressaltou a importância de compartilhar as oportunidades que tem vivenciado, incentivando os escritores de Rolim de Moura e região, bem como outros talentos ainda desconhecidos, a buscarem a publicação de suas poesias, poemas, contos e livros.

Primeiro Encontro de Escritores reúne autores em Rolim de Moura - Gente de Opinião

O grupo demonstrou grande interesse em se associar à AJEB-RO, reconhecendo as oportunidades que a entidade proporciona para escritores em busca de reconhecimento e crescimento.

A motivação foi tanta que já se articula a realização de um novo evento, desta vez com a presença da Sra. Isabel Cristina, presidente da AJEB-RO, para fortalecer ainda mais o apoio à literatura local e incentivar novas conexões no meio literário.

O Primeiro Encontro de Escritores de Rolim de Moura foi um marco para os escritores da região, demonstrando que a união e o compartilhamento de experiências podem abrir caminhos para novas oportunidades no mundo da literatura.

Galeria de Imagens

Gente de OpiniãoSexta-feira, 24 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Curta-metragem “Quarto Escuro”, de Carlos Santana, tem estreia oficial em Ariquemes

Curta-metragem “Quarto Escuro”, de Carlos Santana, tem estreia oficial em Ariquemes

O cinema rondoniense ganha mais uma produção autoral com o lançamento oficial do curta-metragem “Quarto Escuro”, dirigido por Carlos Santana. A est

Curta Amazônico destaca protagonismo feminino na tela e na produção

Curta Amazônico destaca protagonismo feminino na tela e na produção

Em meio aos sons da floresta urbana de Porto Velho, uma jovem transforma o silêncio em arte. A Ascensão da Cigarra, curta-metragem dirigido e roteir

Mostra Amazônia Negra de Cinema abre convocatória para filmes sobre identidade e representatividade negra

Mostra Amazônia Negra de Cinema abre convocatória para filmes sobre identidade e representatividade negra

A Mostra Amazônia Negra de Cinema está com convocatória aberta para a seleção de obras audiovisuais que irão compor sua programação itinerante em Ro

Ibiã e o Boto finaliza filmagens e revela a magia do Rio Jamari em uma poética vídeo-arte rondoniense

Ibiã e o Boto finaliza filmagens e revela a magia do Rio Jamari em uma poética vídeo-arte rondoniense

As filmagens de Ibiã e o Boto chegaram ao fim, marcando o encerramento de um projeto que une mitologia amazônica, poesia visual e o olhar sensível s

Gente de Opinião Sexta-feira, 24 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)