Quarta-feira, 20 de abril de 2022 - 17h29

Foi colocado em prática, nesta quarta-feira (20), o projeto "Cultura Educa +", iniciativa que busca expandir o conhecimento histórico-patrimonial-cultural do município a alunos da rede municipal de ensino. A primeira escola municipal contemplada foi a Padre Chiquinho, localizada no bairro Areal, e que visitou o Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM).
A coordenação é desenvolvida pela Fundação de Cultura de Porto Velho (Funcultural) e conta com o suporte de um ônibus personalizado, equipado com ar-condicionado, monitores LED (TV) e um bagageiro ampliado, entregue recentemente e que auxilia em eventos educativos deste porte.
Alunos da Escola Padre Chiquinho foram os primeiros contemplados com o projeto
Segundo o diretor de Patrimônio da Funcultural, Altair dos Santos, é necessário pensar nas condições para difundir a cultura no município. "Crianças, adolescentes e jovens precisam ter esse contato e tomarem consciência daquilo que temos como, por exemplo, monumentos, espaços turísticos e ambientais de Porto Velho".
Atualmente, a Prefeitura trabalha para difundir a informação e importância da cultura na formação cidadã. O objetivo é conscientizar sobre os cuidados com o patrimônio do município. "É sobre entender a importância disso e fazer uma cidade mais bonita e cuidada. Esse é um passo muito importante e a Prefeitura fará muito mais", completa.
CONHECIMENTO E EXPERIÊNCIA
Segundo a professora Glória Nogueira, que acompanhou os alunos da Escola Padre Chiquinho, o projeto é enriquecedor e muito importante para que os alunos conheçam um pouco da história regional.
Ivan Nicolas visitou o Complexo da EFMM junto aos colegas
"Trazê-los para conhecer esses espaços históricos é fundamental. Ficamos muito felizes por sermos contemplados com o projeto", disse.
Ivan Nicolas, de 10 anos, conta ter aprendido muito com a atividade extra sala. "Me agradou visitar o espaço do restaurante e ver o rio Madeira. O professor falou coisas que eu não sabia", disse o aluno.
A atividade atendeu aproximadamente 100 alunos do 4° ano do ensino fundamental, que estudam nos turnos da manhã e tarde, com idades entre 9 e 10 anos.
COMO PARTICIPAR
As escolas interessadas devem entrar em contato com a Funcultural pelo telefone (69) 3901-3651 ou pelo e-mail funcultural.pvh@gmail.com. As visitas serão semanais até o fim do ano letivo.
SOBRE O ÔNIBUS
O ônibus "Cultura Educa +" é fruto de uma compensação ambiental ofertado pela Santo Antônio Energia (SAE).
Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste
O curta-metragem documental “Saberes Nambiquaras: Tradição Cultural na Produção da Chicha e Beiju” foi exibido gratuitamente em escolas de Vilhena (

O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles
Aos 16 anos, Rafaela Oliveira carrega no violino muito mais que notas musicais. Aluna do CMACE Jorge Andrade há dois anos, ela encontrou na música um

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais
A força da palavra feminina ganhou destaque no recente lançamento da Coletânea Vozes Libertas – As mulheres falam e o mundo escuta, obra coordenada
Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)