Porto Velho (RO) domingo, 26 de junho de 2022
×
Gente de Opinião

Cultura

Primeira escola contemplada pelo projeto “Cultura Educa+” visita o Complexo da EFMM

Objetivo é conscientizar sobre história e patrimônios do município e região


Primeira escola contemplada pelo projeto “Cultura Educa+” visita o Complexo da EFMM - Gente de Opinião

Foi colocado em prática, nesta quarta-feira (20), o projeto "Cultura Educa +", iniciativa que busca expandir o conhecimento histórico-patrimonial-cultural do município a alunos da rede municipal de ensino. A primeira escola municipal contemplada foi a Padre Chiquinho, localizada no bairro Areal, e que visitou o Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM).

A coordenação é desenvolvida pela Fundação de Cultura de Porto Velho (Funcultural) e conta com o suporte de um ônibus personalizado, equipado com ar-condicionado, monitores LED (TV) e um bagageiro ampliado, entregue recentemente e que auxilia em eventos educativos deste porte.

Alunos da Escola Padre Chiquinho foram os primeiros contemplados com o projetoAlunos da Escola Padre Chiquinho foram os primeiros contemplados com o projeto

Segundo o diretor de Patrimônio da Funcultural, Altair dos Santos, é necessário pensar nas condições para difundir a cultura no município. "Crianças, adolescentes e jovens precisam ter esse contato e tomarem consciência daquilo que temos como, por exemplo, monumentos, espaços turísticos e ambientais de Porto Velho".

Atualmente, a Prefeitura trabalha para difundir a informação e importância da cultura na formação cidadã. O objetivo é conscientizar sobre os cuidados com o patrimônio do município. "É sobre entender a importância disso e fazer uma cidade mais bonita e cuidada. Esse é um passo muito importante e a Prefeitura fará muito mais", completa.

CONHECIMENTO E EXPERIÊNCIA

Segundo a professora Glória Nogueira, que acompanhou os alunos da Escola Padre Chiquinho, o projeto é enriquecedor e muito importante para que os alunos conheçam um pouco da história regional.

Ivan Nicolas visitou o Complexo da EFMM junto aos colegas Ivan Nicolas visitou o Complexo da EFMM junto aos colegas

"Trazê-los para conhecer esses espaços históricos é fundamental. Ficamos muito felizes por sermos contemplados com o projeto", disse.

Ivan Nicolas, de 10 anos, conta ter aprendido muito com a atividade extra sala. "Me agradou visitar o espaço do restaurante e ver o rio Madeira. O professor falou coisas que eu não sabia", disse o aluno.

A atividade atendeu aproximadamente 100 alunos do 4° ano do ensino fundamental, que estudam nos turnos da manhã e tarde, com idades entre 9 e 10 anos.

COMO PARTICIPAR

As escolas interessadas devem entrar em contato com a Funcultural pelo telefone (69) 3901-3651 ou pelo e-mail [email protected] As visitas serão semanais até o fim do ano letivo.

SOBRE O ÔNIBUS

O ônibus "Cultura Educa +" é fruto de uma compensação ambiental ofertado pela Santo Antônio Energia (SAE).

Mais Sobre Cultura

O menino do coração de ferro

O menino do coração de ferro

Dia 26 de Junho às 20h de Rondônia e às 21h de Brasília no canal do YouTube do Conexão Norte o Autor Fabiano Barros lança o audiobook O MENINO DO CORA

Invisibilidade, transfobia e violência são temas abordados no vídeo-teatro performativo “Corpo do Prazer” que estreia no sábado (25)

Invisibilidade, transfobia e violência são temas abordados no vídeo-teatro performativo “Corpo do Prazer” que estreia no sábado (25)

O clima é de expectativa para o acadêmico da Licenciatura em Teatro da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Ádamo Teixeira. Isso porque neste sá

Banda Sala 8 lança o álbum “Viva o hoje”

Banda Sala 8 lança o álbum “Viva o hoje”

A Banda de pop rock de porto velho, chamada Sala 8, vem trazendo novidades este ano. Com influências de bandas de rock nacionais e internacionais, c

Lançamento do livro “Foco Nelas”: mulheres nos Bastidores na cena teatral do Acre e de Rondônia

Lançamento do livro “Foco Nelas”: mulheres nos Bastidores na cena teatral do Acre e de Rondônia

O livro, organizado por Andressa Batista, Jessiane Gisele, Ana Paula Alab e Valeska Alvim, traz um olhar para as mulheres que trabalham com figurino