Quarta-feira, 20 de abril de 2022 - 17h29
Foi colocado em prática, nesta quarta-feira (20), o projeto "Cultura Educa +", iniciativa que busca expandir o conhecimento histórico-patrimonial-cultural do município a alunos da rede municipal de ensino. A primeira escola municipal contemplada foi a Padre Chiquinho, localizada no bairro Areal, e que visitou o Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM).
A coordenação é desenvolvida pela Fundação de Cultura de Porto Velho (Funcultural) e conta com o suporte de um ônibus personalizado, equipado com ar-condicionado, monitores LED (TV) e um bagageiro ampliado, entregue recentemente e que auxilia em eventos educativos deste porte.
Alunos da Escola Padre Chiquinho foram os primeiros contemplados com o projeto
Segundo o diretor de Patrimônio da Funcultural, Altair dos Santos, é necessário pensar nas condições para difundir a cultura no município. "Crianças, adolescentes e jovens precisam ter esse contato e tomarem consciência daquilo que temos como, por exemplo, monumentos, espaços turísticos e ambientais de Porto Velho".
Atualmente, a Prefeitura trabalha para difundir a informação e importância da cultura na formação cidadã. O objetivo é conscientizar sobre os cuidados com o patrimônio do município. "É sobre entender a importância disso e fazer uma cidade mais bonita e cuidada. Esse é um passo muito importante e a Prefeitura fará muito mais", completa.
CONHECIMENTO E EXPERIÊNCIA
Segundo a professora Glória Nogueira, que acompanhou os alunos da Escola Padre Chiquinho, o projeto é enriquecedor e muito importante para que os alunos conheçam um pouco da história regional.
Ivan Nicolas visitou o Complexo da EFMM junto aos colegas
"Trazê-los para conhecer esses espaços históricos é fundamental. Ficamos muito felizes por sermos contemplados com o projeto", disse.
Ivan Nicolas, de 10 anos, conta ter aprendido muito com a atividade extra sala. "Me agradou visitar o espaço do restaurante e ver o rio Madeira. O professor falou coisas que eu não sabia", disse o aluno.
A atividade atendeu aproximadamente 100 alunos do 4° ano do ensino fundamental, que estudam nos turnos da manhã e tarde, com idades entre 9 e 10 anos.
COMO PARTICIPAR
As escolas interessadas devem entrar em contato com a Funcultural pelo telefone (69) 3901-3651 ou pelo e-mail funcultural.pvh@gmail.com. As visitas serão semanais até o fim do ano letivo.
SOBRE O ÔNIBUS
O ônibus "Cultura Educa +" é fruto de uma compensação ambiental ofertado pela Santo Antônio Energia (SAE).
A III Feira de Conscientização e Prevenção Contra Queimadas, realizada no dia 25 de junho no Galpão da Feira, em Nova Mutum Paraná, foi palco de um
Banda Os Últimos se apresenta hoje no Festival Acústico Lo Fi na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré
A Banda Os Últimos, um dos grandes nomes do rock autoral rondoniense, sobe ao palco hoje (28/06) no Festival Acústico Lo Fi, que acontece na históri
Depois de percorrer escolas e ter sua primeira mostra pública às margens do Rio Purus, em Lábrea, cidade que inspirou a obra, “Pela Água, Sempre!” s
Campanha Literária: VOTO POPULAR: 06/06/2025 até 06/07/2025
A escritora, historiadora e Professora de História da Prefeitura Municipal de Porto Velho, mas também, Bibliotecária/Documentalista do IFRO Campus P