Quinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Prefeitura realiza cadastramento de agentes da cultura


Presidente da Fundação Cultural, Keila Barbosa - Gente de Opinião
Presidente da Fundação Cultural, Keila Barbosa

A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Fundação Cultural e em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), projeto Mesa Brasil do Sesc e Associação Comercial e Industrial de Ji-Paraná (ACIJIP),  inicia hoje (25), o processo para cadastramento de agentes e produtores de cultura no município.

 

O cadastro deve ser realizado por meio virtual, através da de link disponível na página do Facebook da Fundação Cultural. Devem fazer o cadastramento as pessoas que dependem exclusivamente da cultura para viver, já que o objetivo é facilitar as medidas de apoio a classe que foi uma das primeiras a ser impactada pelas medidas restritivas devido ao risco de disseminação por coronavírus.

 

“Os teatros, bares fechados e artesãos sem poder comercializar seus produtos são apenas alguns poucos exemplos do que os artistas locais estão passando neste momento”, cita a presidente da Fundação Cultural, Keila Barbosa.

 

O músico e representante da UNIR no projeto, Marcelino Pereira, desenvolveu o link e o formulário virtual, e todos os dados serão encaminhados a Fundação Cultural.

 

“As informações serão checadas pela Semas, através da Assistente Social Lidiane Tanazildo e equipe”, informou Keila. A prefeitura de Ji-Paraná em parceria com o Sesc – Mesa Brasil, Semas e Acijip, pretende encaminhar um auxílio, através de cestas de alimentos. “Estamos recebendo novas parcerias para ampliar nosso apoio”, frisou Keila Barbosa.

 

A presidente da Fundação Cultural frisou que com esse cadastramento ela também pretende atualizar os dados coletados pela fundação em anos anteriores, e vai auxiliar ainda no desenvolvimento de políticas que atendam as necessidades do agente cultural.

 

Ações virtuais - Keila lembrou que no dia 13 de junho está programada a primeira de uma série de lives que vão reunir os artistas locais e ajudar na captação de doações. “Vamos iniciar às 16 horas com quatro atrações, todas ligadas à música sertaneja”, informou Keila.

 

Ricardo Orrana, Cleber e Gustavo, Kennedy Alisson e João Marcos serão as atrações da primeira live. “Nossos artistas estão preparando muitas surpresas nas diversas áreas da cultura”, lembrou Keila Barbosa, afirmando que toda a arrecadação das lives serão revertidas a classe cultural e famílias cadastradas pela Semas.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rouanet sob convite: a cultura precisa mais que aprovações

Rouanet sob convite: a cultura precisa mais que aprovações

Nesta semana, a Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC) aprovou 173 projetos culturais via Lei Rouanet, autorizando a captação de R$ 364,9 mi

‘Mucura’ divulga cartaz e trailer após seleção para Festival Olhar do Norte 2025

‘Mucura’ divulga cartaz e trailer após seleção para Festival Olhar do Norte 2025

O curta-metragem Mucura, dirigido por Fabiano Barros, divulga nesta segunda-feira (25) cartaz oficial e trailer após ser selecionado para a 7ª ediçã

Integrantes de grupo de pesquisa da Unir produzem conteúdo para emissora de rádio da França

Integrantes de grupo de pesquisa da Unir produzem conteúdo para emissora de rádio da França

As vozes rondonienses foram ecoadas na França. Nas últimas duas terças-feiras (9 e 16 de setembro), os estudantes de Jornalismo da Universidade Fede

Tarot Egípcio, simbolismos, significados astrológicos e autoconhecimento

Tarot Egípcio, simbolismos, significados astrológicos e autoconhecimento

O Tarot é um dos sistemas simbólicos mais complexos e enigmáticos do Ocidente esotérico, reunindo elementos de misticismo, filosofia, psicologia e p

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)