Porto Velho (RO) domingo, 26 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Prefeitura quer reduzir a evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos


 
No primeiro dia do Seminário Estadual de Educação de Jovens e Adultos, na última quarta feria,25, no Teatro Banzeiros, a secretária Municipal de Educação, Epifânia Barbosa da Silva, apresentou as políticas públicas da prefeitura para a EJA e falou do desafio de reduzir a evasão escolar nessa modalidade de ensino.
Epifânia destacou todo o trabalho feito pela prefeitura, por meio da Semed, como a doação de livros didáticos e uniforme escolar para alunos da EJA. Esses itens não são repassados pelo governo federal e foram adquiridos com verbas do município.  Na área rural os alunos têm transporte garantido até a escola.

Apesar de todo esse investimento, a secretária lamenta a taxa de evasão da Educação de Jovens e Adultos, entre 20% e 30%. No programa ProJovem o índice alcança 50%. “Fizemos todas as adequações solicitadas pelos diretores das escolas, oferecemos especialização para os professores e agora estamos querendo o retorno, que é a redução da evasão dos alunos”, disse Epifânia Barbosa. Ela pediu aos professores e gestores que atuam na EJA a colaboração para manter os alunos na escola até a conclusão do curso.  
Os investimentos do município não são apenas em materiais, como livros e uniformes para os alunos. A prefeitura ofereceu aos professores uma especialização em EJA e agora está fase de construção a Proposta Pedagógica Municipal para essa modalidade, considerada um avanço educacional. 
O Seminário Estadual de Educação de Jovens e Adultos reúne 15 municípios, além da capital, e tem a Universidade Federal de Rondônia (Unir) como parceira. A realização é do Fórum Rondoniense de Educação de Jovens e Adultos (Freja) e da Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho.
 
Propostas
 
Ao final do seminário, na noite desta sexta-feira, serão eleitos 10 delegados que participarão, de 27 a 30 de maio, em Porto Alegre (RS), do Seminário Formando Formadores. Também sairá do Seminário Estadual de Educação de Jovens e Adultos as propostas sobre a melhoria da EJA, que serão apresentadas na próxima semana, em Brasília, durante a Conferência Nacional de Educação (Conae).
 
Fonte: Marcela Ximenes

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio