Porto Velho (RO) sábado, 23 de março de 2019
×
Gente de Opinião

Cultura

Prefeitura quer reduzir a evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos


 
No primeiro dia do Seminário Estadual de Educação de Jovens e Adultos, na última quarta feria,25, no Teatro Banzeiros, a secretária Municipal de Educação, Epifânia Barbosa da Silva, apresentou as políticas públicas da prefeitura para a EJA e falou do desafio de reduzir a evasão escolar nessa modalidade de ensino.
Epifânia destacou todo o trabalho feito pela prefeitura, por meio da Semed, como a doação de livros didáticos e uniforme escolar para alunos da EJA. Esses itens não são repassados pelo governo federal e foram adquiridos com verbas do município.  Na área rural os alunos têm transporte garantido até a escola.

Apesar de todo esse investimento, a secretária lamenta a taxa de evasão da Educação de Jovens e Adultos, entre 20% e 30%. No programa ProJovem o índice alcança 50%. “Fizemos todas as adequações solicitadas pelos diretores das escolas, oferecemos especialização para os professores e agora estamos querendo o retorno, que é a redução da evasão dos alunos”, disse Epifânia Barbosa. Ela pediu aos professores e gestores que atuam na EJA a colaboração para manter os alunos na escola até a conclusão do curso.  
Os investimentos do município não são apenas em materiais, como livros e uniformes para os alunos. A prefeitura ofereceu aos professores uma especialização em EJA e agora está fase de construção a Proposta Pedagógica Municipal para essa modalidade, considerada um avanço educacional. 
O Seminário Estadual de Educação de Jovens e Adultos reúne 15 municípios, além da capital, e tem a Universidade Federal de Rondônia (Unir) como parceira. A realização é do Fórum Rondoniense de Educação de Jovens e Adultos (Freja) e da Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho.
 
Propostas
 
Ao final do seminário, na noite desta sexta-feira, serão eleitos 10 delegados que participarão, de 27 a 30 de maio, em Porto Alegre (RS), do Seminário Formando Formadores. Também sairá do Seminário Estadual de Educação de Jovens e Adultos as propostas sobre a melhoria da EJA, que serão apresentadas na próxima semana, em Brasília, durante a Conferência Nacional de Educação (Conae).
 
Fonte: Marcela Ximenes

Mais Sobre Cultura

Sicoob Credisul lança concurso de fotografia Somos Todos Guaporé

Sicoob Credisul lança concurso de fotografia Somos Todos Guaporé

A Sicoob Credisul lançou na noite de quarta-feira, 20/03, o concurso de fotografia Somos Todos Guaporé, do Rio Guaporé. O lançamento aconteceu duran

ASFALTÃO PLANEJA AÇÕES ATÉ O CARNAVAL 2019

ASFALTÃO PLANEJA AÇÕES ATÉ O CARNAVAL 2019

Com bastante antecedência e foco no cumprimento de sua missão, a Escola de Samba Asfaltão realizou no ultimo dia 16 de março, seu Planejamento Estraté

Espetáculo ÌFÉ estreia neste sábado inspirado em figura religiosa histórica de Porto Velho

Espetáculo ÌFÉ estreia neste sábado inspirado em figura religiosa histórica de Porto Velho

O espetáculo ÍFÈ, da Companhia Beradera de Teatro, estreia neste sábado (23), às 20h, em Porto Velho e tem como inspiração a história de importante fi

Nossos agradecimentos em sol maior para todos e todas que fizeram o Canta Mulher 2019

Nossos agradecimentos em sol maior para todos e todas que fizeram o Canta Mulher 2019

Sonhos de MarçoPorto de sons e sonhos...Em marçouma paisagem sonorade cantos...um cenário a partecenas se repartem ese juntam em melodiasdiferentesDe