Segunda-feira, 5 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Prefeitura quer reduzir a evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos


 
No primeiro dia do Seminário Estadual de Educação de Jovens e Adultos, na última quarta feria,25, no Teatro Banzeiros, a secretária Municipal de Educação, Epifânia Barbosa da Silva, apresentou as políticas públicas da prefeitura para a EJA e falou do desafio de reduzir a evasão escolar nessa modalidade de ensino.
Epifânia destacou todo o trabalho feito pela prefeitura, por meio da Semed, como a doação de livros didáticos e uniforme escolar para alunos da EJA. Esses itens não são repassados pelo governo federal e foram adquiridos com verbas do município.  Na área rural os alunos têm transporte garantido até a escola.

Apesar de todo esse investimento, a secretária lamenta a taxa de evasão da Educação de Jovens e Adultos, entre 20% e 30%. No programa ProJovem o índice alcança 50%. “Fizemos todas as adequações solicitadas pelos diretores das escolas, oferecemos especialização para os professores e agora estamos querendo o retorno, que é a redução da evasão dos alunos”, disse Epifânia Barbosa. Ela pediu aos professores e gestores que atuam na EJA a colaboração para manter os alunos na escola até a conclusão do curso.  
Os investimentos do município não são apenas em materiais, como livros e uniformes para os alunos. A prefeitura ofereceu aos professores uma especialização em EJA e agora está fase de construção a Proposta Pedagógica Municipal para essa modalidade, considerada um avanço educacional. 
O Seminário Estadual de Educação de Jovens e Adultos reúne 15 municípios, além da capital, e tem a Universidade Federal de Rondônia (Unir) como parceira. A realização é do Fórum Rondoniense de Educação de Jovens e Adultos (Freja) e da Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho.
 
Propostas
 
Ao final do seminário, na noite desta sexta-feira, serão eleitos 10 delegados que participarão, de 27 a 30 de maio, em Porto Alegre (RS), do Seminário Formando Formadores. Também sairá do Seminário Estadual de Educação de Jovens e Adultos as propostas sobre a melhoria da EJA, que serão apresentadas na próxima semana, em Brasília, durante a Conferência Nacional de Educação (Conae).
 
Fonte: Marcela Ximenes

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 5 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Curta-metragem sobre cultura afro-brasileira é lançado com exibições nas escolas de Vilhena

Curta-metragem sobre cultura afro-brasileira é lançado com exibições nas escolas de Vilhena

Com o objetivo de retratar e valorizar as manifestações culturais afro-brasileiras presentes em Vilhena (RO), foi lançado o curta-metragem “Ritmos e

Associação Cultural Diversidade Amazônica produz vídeo documentário sobre história e cultura de Vilhena

Associação Cultural Diversidade Amazônica produz vídeo documentário sobre história e cultura de Vilhena

Com o objetivo de preservar e valorizar a memória cultural de Vilhena (RO), a Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustent

Tapiri: Cinema da Floresta exibe os filmes Memórias Fantasmas e Como Matar um Rio

Tapiri: Cinema da Floresta exibe os filmes Memórias Fantasmas e Como Matar um Rio

Maio inicia com programação no Tapiri: Cinema da Floresta, que abre as portas para exibição de duas produções locais. O curta Memórias Fantasmas, di

Festival dos Povos da Floresta prorroga inscrições para artistas das artes visuais e do audiovisual da Amazônia

Festival dos Povos da Floresta prorroga inscrições para artistas das artes visuais e do audiovisual da Amazônia

Foram prorrogadas até 28 de abril as inscrições para o Festival dos Povos da Floresta. Podem participar artistas individuais, coletivos e representa

Gente de Opinião Segunda-feira, 5 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)