Segunda-feira, 15 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Prefeitura quer reduzir a evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos


 
No primeiro dia do Seminário Estadual de Educação de Jovens e Adultos, na última quarta feria,25, no Teatro Banzeiros, a secretária Municipal de Educação, Epifânia Barbosa da Silva, apresentou as políticas públicas da prefeitura para a EJA e falou do desafio de reduzir a evasão escolar nessa modalidade de ensino.
Epifânia destacou todo o trabalho feito pela prefeitura, por meio da Semed, como a doação de livros didáticos e uniforme escolar para alunos da EJA. Esses itens não são repassados pelo governo federal e foram adquiridos com verbas do município.  Na área rural os alunos têm transporte garantido até a escola.

Apesar de todo esse investimento, a secretária lamenta a taxa de evasão da Educação de Jovens e Adultos, entre 20% e 30%. No programa ProJovem o índice alcança 50%. “Fizemos todas as adequações solicitadas pelos diretores das escolas, oferecemos especialização para os professores e agora estamos querendo o retorno, que é a redução da evasão dos alunos”, disse Epifânia Barbosa. Ela pediu aos professores e gestores que atuam na EJA a colaboração para manter os alunos na escola até a conclusão do curso.  
Os investimentos do município não são apenas em materiais, como livros e uniformes para os alunos. A prefeitura ofereceu aos professores uma especialização em EJA e agora está fase de construção a Proposta Pedagógica Municipal para essa modalidade, considerada um avanço educacional. 
O Seminário Estadual de Educação de Jovens e Adultos reúne 15 municípios, além da capital, e tem a Universidade Federal de Rondônia (Unir) como parceira. A realização é do Fórum Rondoniense de Educação de Jovens e Adultos (Freja) e da Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho.
 
Propostas
 
Ao final do seminário, na noite desta sexta-feira, serão eleitos 10 delegados que participarão, de 27 a 30 de maio, em Porto Alegre (RS), do Seminário Formando Formadores. Também sairá do Seminário Estadual de Educação de Jovens e Adultos as propostas sobre a melhoria da EJA, que serão apresentadas na próxima semana, em Brasília, durante a Conferência Nacional de Educação (Conae).
 
Fonte: Marcela Ximenes

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 15 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina gratuita de artesanato com fibras vegetais em Vilhena

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina gratuita de artesanato com fibras vegetais em Vilhena

O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles

Aos 16 anos, Rafaela Oliveira carrega no violino muito mais que notas musicais. Aluna do CMACE Jorge Andrade há dois anos, ela encontrou na música um

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais

A força da palavra feminina ganhou destaque no recente lançamento da Coletânea Vozes Libertas – As mulheres falam e o mundo escuta, obra coordenada

Documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor” conclui filmagens e será lançado em dezembro em Ji-Paraná

Documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor” conclui filmagens e será lançado em dezembro em Ji-Paraná

O documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor”, dirigido por Rafaela Oliveira e produzido pela Conexão Norte em parceria com a Cia de Artes Clandestin

Gente de Opinião Segunda-feira, 15 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)