Sexta-feira, 26 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Prefeitura quer reduzir a evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos


 
No primeiro dia do Seminário Estadual de Educação de Jovens e Adultos, na última quarta feria,25, no Teatro Banzeiros, a secretária Municipal de Educação, Epifânia Barbosa da Silva, apresentou as políticas públicas da prefeitura para a EJA e falou do desafio de reduzir a evasão escolar nessa modalidade de ensino.
Epifânia destacou todo o trabalho feito pela prefeitura, por meio da Semed, como a doação de livros didáticos e uniforme escolar para alunos da EJA. Esses itens não são repassados pelo governo federal e foram adquiridos com verbas do município.  Na área rural os alunos têm transporte garantido até a escola.

Apesar de todo esse investimento, a secretária lamenta a taxa de evasão da Educação de Jovens e Adultos, entre 20% e 30%. No programa ProJovem o índice alcança 50%. “Fizemos todas as adequações solicitadas pelos diretores das escolas, oferecemos especialização para os professores e agora estamos querendo o retorno, que é a redução da evasão dos alunos”, disse Epifânia Barbosa. Ela pediu aos professores e gestores que atuam na EJA a colaboração para manter os alunos na escola até a conclusão do curso.  
Os investimentos do município não são apenas em materiais, como livros e uniformes para os alunos. A prefeitura ofereceu aos professores uma especialização em EJA e agora está fase de construção a Proposta Pedagógica Municipal para essa modalidade, considerada um avanço educacional. 
O Seminário Estadual de Educação de Jovens e Adultos reúne 15 municípios, além da capital, e tem a Universidade Federal de Rondônia (Unir) como parceira. A realização é do Fórum Rondoniense de Educação de Jovens e Adultos (Freja) e da Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho.
 
Propostas
 
Ao final do seminário, na noite desta sexta-feira, serão eleitos 10 delegados que participarão, de 27 a 30 de maio, em Porto Alegre (RS), do Seminário Formando Formadores. Também sairá do Seminário Estadual de Educação de Jovens e Adultos as propostas sobre a melhoria da EJA, que serão apresentadas na próxima semana, em Brasília, durante a Conferência Nacional de Educação (Conae).
 
Fonte: Marcela Ximenes

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Curta Poronga será exibido gratuitamente e com ação de acessibilidade em Ji-Paraná

Curta Poronga será exibido gratuitamente e com ação de acessibilidade em Ji-Paraná

O curta-metragem de ficção “Poronga” será exibido no próximo dia 28 de dezembro, às 19h, na Fada Inad Espaço Cultural, localizada na Rua Fernandão,

Curta-metragem sobre histórias de mulheres quilombolas de Rondônia é disponibilizado no YouTube

Curta-metragem sobre histórias de mulheres quilombolas de Rondônia é disponibilizado no YouTube

O curta-metragem documental “Vozes de Santa Cruz: Histórias de Mulheres Quilombolas de Rondônia” já está disponível gratuitamente no YouTube, amplia

Boi Curumim lança o videoclipe “O Boizinho Encantado” no YouTube

Boi Curumim lança o videoclipe “O Boizinho Encantado” no YouTube

Após o lançamento físico realizado na comunidade de Nazaré, o Boi Curumim disponibiliza ao público o videoclipe “O Boizinho Encantado”, já no YouTu

As Aventuras de Vô Capistana” encanta Rondônia, durante o Sesc 52

As Aventuras de Vô Capistana” encanta Rondônia, durante o Sesc 52

O projeto Sesc 52, realizado entre 10 de novembro a 15 de dezembro, percorreu todos os municípios de Rondônia, levando ações culturais gratuitas à p

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)