Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Prefeitura promove Carnaval democrático contemplando os bairros


A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Funcultural, está viabilizando um carnaval diferenciado/ democratizado, com ocupação dos espaços públicos nas zonas Sul, Leste e Norte, em que todos terão oportunidade de se divertir, incluindo crianças e idosos.

Sob a organização direta da Funcultural está o Baile Municipal à Fantasia, dois Espaços Folia, duas Marchas Folia, o Carnaval Infantil e o Carnaleste, que estava parado, mas foi resgatado pela administração Hildon Chaves.

Escolas de samba

Além disso, a instituição está apoiando as escolas de samba com o repasse de recursos. Ano passado não houve desfile em virtude da administração Hildon Chave, recém empossada, não ter tido tempo hábil para tratar das questões técnicas necessária para o repasse da verba, bem como da organização do Carnaval de Porto Velho como um todo.

De acordo com Ocampo Fernandes, as escolas de samba, com uma tradição de 70 anos, não podem ser preteridas, como vinha acontecendo, pois representam o verdadeiro Carnaval de Porto Velho. Os 22 blocos também estão recebendo apoio estruturais por parte da fundação.

Ocampo afirmou que a programação idealizada pela Funcultural para atender os bairros foi organizada de forma a não coincidir com os desfiles das escolas de samba e dos blocos de rua, evitando, assim, que sejam prejudicados.

Baile de Máscara

A abertura oficial da festa momesca está marcada para o próximo dia 26, as 21 horas, com o Baile Municipal à Fantasia, na casa de shows Talismã, momento em que o prefeito fará a entrega da chave da cidade ao rei Momo, Leandro Leiris, e sua corte. O baile será filantrópico.

Marchas Folia

No dia 26, ocorrerá o primeiro Marcha Folia, na zona Sul da capital, com concentração no campo Florestão, às 16 horas, seguindo até o Cedel, no Cohab. A marcha será acompanhada   uma banda que tocará apenas marchinhas de carnaval, sem a presença de trio elétrico. Na noite desse dia 26, a partir das 21 horas, a festa momesca será no Mercado Cultural, com o Espaço Folia.

No dia 03, a Marcha Folia será na zona Norte. A concentração se dará no CPA, com saída às 16 horas pela avenida Farquar até o Mercado Cultural. À noite, tem o Espaço Folia no Mercadoa Cultural, a partir das 21 horas.

No dia 13 de fevereiro, a Funcultural realiza o Carnaleste, na zona Leste de Porto Velho. A concentração ocorrerá na Praça CEU. A saída está agendada para às 17 horas, seguindo pelas ruas Antônio Fraga, Benedito Inocêncio, Idalva Fraga, Inácio Mendes e encerrando no CEU.

Baile Infantil

Pela primeira vez a Prefeitura de Porto Velho realiza um carnaval especifico para as crianças, que sempre foram preteridas. A festa para os pequenos acontecerá no dia 11 de fevereiro, a partir das 16 horas, no Mercado Cultural.

Blocos de rua - escolas de samba

Os desfiles dos blocos de rua iniciam no dia 02 de fevereiro com o Areal Folia, seguido da Banda do Vai Quem Quer, no dia 10/02, e desfile das escolas de samba, dia 12/02, no Parque dos Tanques. A programação encerra dia 17 com o Axé Folia Mix, no centro da capital.

Fonte: Emília Araújo

Gente de OpiniãoSábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste

Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste

O curta-metragem documental “Saberes Nambiquaras: Tradição Cultural na Produção da Chicha e Beiju” foi exibido gratuitamente em escolas de Vilhena (

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina gratuita de artesanato com fibras vegetais em Vilhena

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina gratuita de artesanato com fibras vegetais em Vilhena

O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles

Aos 16 anos, Rafaela Oliveira carrega no violino muito mais que notas musicais. Aluna do CMACE Jorge Andrade há dois anos, ela encontrou na música um

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais

A força da palavra feminina ganhou destaque no recente lançamento da Coletânea Vozes Libertas – As mulheres falam e o mundo escuta, obra coordenada

Gente de Opinião Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)