Quarta-feira, 9 de maio de 2012 - 10h01
A prefeitura de Porto Velho, em parceria com a Fundação Cultural Iaripuna e o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) realiza de 14 a 20 de maio, no museu da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, a 10ª Semana Nacional do Museu. Sob o tema “Museus em um Mundo em Transformação – Novos Desafios, Novas Inspirações”, será desenvolvida uma série de atividades em todos os municípios que contam com um museu e em cada local as atividades são trazidas para a realidade local.
Na capital todos os temas da Semana do Museu serão alusivos ao centenário da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. Este é o segundo ano que a prefeitura de Porto Velho participa da Semana Cultural de Museus de acordo com o chefe da Divisão do Patrimônio Histórico da Fundação Iaripuna, Carlos Macedo (Mado), o resultado foi muito positivo: “Ano passado participamos da Semana do museu e foi uma experiência bastante interessante e por isso a prefeitura resolveu participar novamente e especialmente porque este ano que para nós é muito significativo por ser o Centenário da Estrada de Ferro Madeira Mamoré”, diz Mado.
Mado salienta ainda que todas as atrações serão regidas por artista, escritores e historiadores locais, pessoas que são filhos da terra e que conhecem com propriedade a nossa história. “As pessoas precisam aprender que o museu não é só um patrimônio material mas também imaterial, que conta como somos como surgiu e como se dá até hoje a nossa história, nós somos museus vivos, somos a cultura e história do nosso município e estado” diz Mado.
Programação
No dia 14 das 8h às 12h, acontece a abertura oficial do evento, sob o tema “Centenário, Patrimônio, Acervo e Memória”, com palestra da escritora Yêdda Borzacov que na ocasião ira promover o lançamento do catálogo Acervo do Museu Ferroviário contendo fotos e a história da criação da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, patrimônio histórico de nossa gente.
Durante toda a semana do evento a população poderá prestigiar todas as manhãs palestras, exibição de filmes e documentários, exposições fotográficas, música, poesia, mesas de diálogo e visita guiada ao museu que guarda parte da história do município de Porto Velho e do estado de Rondônia.
O encerramento da Semana Cultural será no dia 20 de maio com palestra do presidente da Funcultural, Altair dos Santos, apreciação do pôr do sol no rio Madeira e apresentações culturais.
Fonte: Edina Silva
Terça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Em noite de abertura, Salão Itiquira de Arte Contemporânea premia artistas visuais em Goiás
A noite de abertura do 1º Salão Itiquira de Arte Contemporânea foi marcada pela premiação de artistas responsáveis por ressignificar, abraçar e diss

Flávio Dutka e o “Microcosmos”: Pontos, Cores e a Pesquisa Estética na Amazônia
A exposição “Microcosmos”, do artista plástico Flávio Dutka, com mais de 85 obras a ser realizada na Casa de Cultura Ivan Marrocos, em Porto Velho (

Banda porto-velhense Erudica anuncia turnê europeia em 2026 após estreia em festival de Portugal
A música pesada de Porto Velho acaba de alcançar novos horizontes. A banda Erudica, formada na capital rondoniense, anunciou oficialmente sua turnê

Eleita pelo segundo ano consecutivo, Marcela Bonfim foi destaque na cerimônia dos +Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira 2025
Terça-feira, 2 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)