Porto Velho (RO) sexta-feira, 17 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Prefeitura organiza 10ª Semana Nacional do Museu


 A prefeitura de Porto Velho, em parceria com a Fundação Cultural Iaripuna e o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) realiza de 14 a 20 de maio, no museu da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, a 10ª Semana Nacional do Museu. Sob o tema “Museus em um Mundo em Transformação – Novos Desafios, Novas Inspirações”, será desenvolvida uma série de atividades em todos os municípios que contam com um museu e em cada local as atividades são trazidas para a realidade local.

Na capital todos os temas da Semana do Museu serão alusivos ao centenário da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. Este é o segundo ano que a prefeitura de Porto Velho participa da Semana Cultural de Museus de acordo com o chefe da Divisão do Patrimônio Histórico da Fundação Iaripuna, Carlos Macedo (Mado), o resultado foi muito positivo: “Ano passado participamos da Semana do museu e foi uma experiência bastante interessante e por isso a prefeitura resolveu participar novamente e especialmente porque este ano que para nós é muito significativo por ser o Centenário da Estrada de Ferro Madeira Mamoré”, diz Mado.

Mado salienta ainda que todas as atrações serão regidas por artista, escritores e historiadores locais, pessoas que são filhos da terra e que conhecem com propriedade a nossa história. “As pessoas precisam aprender que o museu não é só um patrimônio material mas também imaterial, que conta como somos como surgiu e como se dá até hoje a nossa história, nós somos museus vivos, somos a cultura e história do nosso município e estado” diz Mado.

Programação

No dia 14 das 8h às 12h, acontece a abertura oficial do evento, sob o tema “Centenário, Patrimônio, Acervo e Memória”, com palestra da escritora Yêdda Borzacov que na ocasião ira promover o lançamento do catálogo Acervo do Museu Ferroviário contendo fotos e a história da criação da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, patrimônio histórico de nossa gente.

Durante toda a semana do evento a população poderá prestigiar todas as manhãs palestras, exibição de filmes e documentários, exposições fotográficas, música, poesia, mesas de diálogo e visita guiada ao museu que guarda parte da história do município de Porto Velho e do estado de Rondônia.

O encerramento da Semana Cultural será no dia 20 de maio com palestra do presidente da Funcultural, Altair dos Santos, apreciação do pôr do sol no rio Madeira e apresentações culturais.

Fonte: Edina Silva

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio