Quinta-feira, 19 de julho de 2012 - 05h09

Desde o inicio da administração do prefeito Roberto Sobrinho uma bandeira de valorização a cultura popular no município de Porto Velho foi levantada e hoje o teatro a dança e demais manifestações culturais estão sendo cada vez mais difundidos tanto na área urbana quanto na rural e ribeirinha.
O grupo teatral O Imaginário dá testemunho de como o incentivo à cultura promovido pela prefeitura mudou a cara do teatro no município: “Passamos por um período em que o teatro esteve em declínio e sem visibilidade, hoje está em plena ascensão e devemos muito a prefeitura que através da Fundação Iaripuna vem contribuindo para o fomento e expansão da cultura. O grupo O Imaginário trabalha visando a educação cultural, patrimonial e até a ambiental, isso é de grande relevância para o grupo assim como para a população e para a classe de atores e artistas que estão inseridos neste processo”, diz Chicão Santos, membro do grupo.
O representante do grupo ressalta que a proporção que o teatro vem tomando em Porto Velho é advindo das grandes parcerias que foram concretizadas ao longo dos anos e a parceria com a prefeitura que se firmou desde 2005, vem fomentando e engrandecendo as ações realizadas nos quatro cantos do município.
Além da Fundação Iaripuna O Imaginário trabalha em parceria com a secretaria municipal de Educação (Semed) levando as artes cênicas até as escolas, pois um dos motes do grupo é promover a formação de amantes da arte sejam eles alunos de teatro, dança e circo ou apenas apreciadores. A prefeitura valoriza esta parceria que leva até os cantos mais longínquos a arte, cultura e entretenimento.
Para os próximos dias esta parceria entre prefeitura e cultura estará se refletindo nas atividades alusivas ao centenário da Estrada de Ferro Madeira Mamoré.
Fonte: Edina Silva
Fotos Arquivo imaginário
Quarta-feira, 19 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
O Bumbódromo Márcio Paz Menacho, em Guajará-Mirim, foi palco de uma grande celebração no último fim de semana, com a realização do festival Duelo na F

Oficina de Distribuição de curtas-metragens será oferecida gratuitamente em Porto Velho
Estão abertas as inscrições para a oficina “Distribuição Independente: como fazer curtas-metragens circularem por festivais de cinema”, com o realiz

“A Paleta da Alma”: uma ficção amazônica que ganha vida nas margens do Baixo Madeira
O distrito ribeirinho de Nazaré, no Baixo Madeira, em Porto Velho (RO), se transformou no cenário da fictícia Comunidade de Paraíso, onde foi rodado

Minidocumentário sobre pioneira de Pimenteiras do Oeste é exibido para estudantes de Vilhena
O minidocumentário “Raízes de Pimenteiras: A Jornada de Alice Paes Serrath”, que resgata a trajetória de uma das pioneiras de Pimenteiras do Oeste (
Quarta-feira, 19 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)