Quinta-feira, 19 de julho de 2012 - 05h09

Desde o inicio da administração do prefeito Roberto Sobrinho uma bandeira de valorização a cultura popular no município de Porto Velho foi levantada e hoje o teatro a dança e demais manifestações culturais estão sendo cada vez mais difundidos tanto na área urbana quanto na rural e ribeirinha.
O grupo teatral O Imaginário dá testemunho de como o incentivo à cultura promovido pela prefeitura mudou a cara do teatro no município: “Passamos por um período em que o teatro esteve em declínio e sem visibilidade, hoje está em plena ascensão e devemos muito a prefeitura que através da Fundação Iaripuna vem contribuindo para o fomento e expansão da cultura. O grupo O Imaginário trabalha visando a educação cultural, patrimonial e até a ambiental, isso é de grande relevância para o grupo assim como para a população e para a classe de atores e artistas que estão inseridos neste processo”, diz Chicão Santos, membro do grupo.
O representante do grupo ressalta que a proporção que o teatro vem tomando em Porto Velho é advindo das grandes parcerias que foram concretizadas ao longo dos anos e a parceria com a prefeitura que se firmou desde 2005, vem fomentando e engrandecendo as ações realizadas nos quatro cantos do município.
Além da Fundação Iaripuna O Imaginário trabalha em parceria com a secretaria municipal de Educação (Semed) levando as artes cênicas até as escolas, pois um dos motes do grupo é promover a formação de amantes da arte sejam eles alunos de teatro, dança e circo ou apenas apreciadores. A prefeitura valoriza esta parceria que leva até os cantos mais longínquos a arte, cultura e entretenimento.
Para os próximos dias esta parceria entre prefeitura e cultura estará se refletindo nas atividades alusivas ao centenário da Estrada de Ferro Madeira Mamoré.
Fonte: Edina Silva
Fotos Arquivo imaginário
Quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
CEPC/RO inicia escutas setoriais para construção do PAR da PNAB – Ciclo 2
Têm início hoje (10) as escutas setoriais que irão subsidiar a SEJUCEL na construção do Plano de Aplicação de Recursos (PAR) da Política Nacional Al

Pirarucu do Madeira reúne famílias e celebra a tradição do Carnaval
“Ô abre alas que eu quero passar…”, ao som contagiante das marchinhas de Carnaval, o bloco Pirarucu do Madeira tomou conta das ruas de Porto Velho em

Presidente da Câmara de Jaboticabal SP recebe escritoras da AJEB-RO
O presidente da Câmara Municipal de Jaboticabal, Ronaldo Peruci, recebeu as escritoras Luciana Barbieri e Rosângela Arend, representantes da AJEB-RO

O Conselho Estadual de Política Cultural de Rondônia (CEPC/RO) manifesta preocupação com a decisão do Governo do Estado de conceder o Teatro Guaporé
Quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)