Sábado, 20 de julho de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Prefeitura faz oficina 'Educomunicação' para jovens


Despertar o senso crítico sobre a mídia em dezenas de jovens residentes em diferentes bairros da Capital é o principal objetivo da oficina “Educomunicação”, com o tema "Imprensa, Juventude e Novas Mídias", que a Coordenadoria Municipal da Juventude de Porto Velho realiza no próximo dia 30, na Casa Brasil, em Porto Velho.

De acordo com o coordenador municipal de juventude da capital, Samuel Pessoa, há uma expectativa muito grande dos inscritos em conhecer os bastidores dos veículos que levam a informação ao público (sites, revistas, jornais impressos e rádios).

Ele explica que, em meio a palestras e debates, os participantes da oficina terão a oportunidade de elaborar textos jornalísticos, produzir programas radiofônicos, fazer fotografias e criticar matérias de jornais. Neste sentido, “conhecer as técnicas de redação e de informática será o ponto central da oficina”, diz o coordenador.

A expectativa da coordenadoria, com a oficina, é de que os jovens participantes tenham a oportunidade de saber como as notícias, em geral, são produzidas, o que acontece antes de o público receber as notícias e, assim, recebam o estímulo para desenvolver capacidade crítica e criativa. Paralelamente, Pessoa diz que, na era da Internet, um dos compromissos da Coordenadoria da Juventude é dar oportunidade de inclusão digital, social, cultural e econômica aos jovens, através da criatividade.

Teoria e prática

O tema "O Jovem Analfabeto Digital" será ministrado pelo dirigente sindical João Anselmo, integrante do Sindicato dos Trabalhadores das Telecomunicações de Rondônia (Sinttel/RO). A jornalista Fátima Alves, coordenadora de Comunicação Social da Prefeitura da capital, falará sobre a comunicação pública adotada pela atual gestão municipal, a jornalista Edneide Arruda trabalhará o tema “Comunicação em Tempo Real: Jovens e Novas Mídias” e o Educador do Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua (MNMMR/RO) Jacson Pessoa sobre técnicas de informática.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSábado, 20 de julho de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Programa francês de rádio disponibiliza arquivos do especial de música rondoniense

Programa francês de rádio disponibiliza arquivos do especial de música rondoniense

A inserção da música rondoniense em uma programa radiofônico de Marselha, a segunda maior cidade da França, está disponível de forma permanente em u

Estudantes de Jornalismo da Unir lançam revista sobre música de Rondônia

Estudantes de Jornalismo da Unir lançam revista sobre música de Rondônia

Uma reunião estratégica foi realizada no último dia 04, no gabinete do governador de Rondônia, Coronel Marcos Rocha. O Diretor-Superintendente do Se

Escola Pé de Murici recebe atividades do Projeto Cine Itinerante "Do mar do Caribe à beira do Madeira" nesta sexta-feira (05)

Escola Pé de Murici recebe atividades do Projeto Cine Itinerante "Do mar do Caribe à beira do Madeira" nesta sexta-feira (05)

Nesta sexta-feira (05 de julho), as ações do Projeto Cine Itinerante “Do mar do Caribe à beira do Madeira: Educação, Arte e Cultura cinematográfica

Gente de Opinião Sábado, 20 de julho de 2024 | Porto Velho (RO)