Porto Velho (RO) domingo, 21 de outubro de 2018
×
Gente de Opinião

Cultura

Prefeitura faz oficina 'Educomunicação' para jovens


Despertar o senso crítico sobre a mídia em dezenas de jovens residentes em diferentes bairros da Capital é o principal objetivo da oficina “Educomunicação”, com o tema "Imprensa, Juventude e Novas Mídias", que a Coordenadoria Municipal da Juventude de Porto Velho realiza no próximo dia 30, na Casa Brasil, em Porto Velho.

De acordo com o coordenador municipal de juventude da capital, Samuel Pessoa, há uma expectativa muito grande dos inscritos em conhecer os bastidores dos veículos que levam a informação ao público (sites, revistas, jornais impressos e rádios).

Ele explica que, em meio a palestras e debates, os participantes da oficina terão a oportunidade de elaborar textos jornalísticos, produzir programas radiofônicos, fazer fotografias e criticar matérias de jornais. Neste sentido, “conhecer as técnicas de redação e de informática será o ponto central da oficina”, diz o coordenador.

A expectativa da coordenadoria, com a oficina, é de que os jovens participantes tenham a oportunidade de saber como as notícias, em geral, são produzidas, o que acontece antes de o público receber as notícias e, assim, recebam o estímulo para desenvolver capacidade crítica e criativa. Paralelamente, Pessoa diz que, na era da Internet, um dos compromissos da Coordenadoria da Juventude é dar oportunidade de inclusão digital, social, cultural e econômica aos jovens, através da criatividade.

Teoria e prática

O tema "O Jovem Analfabeto Digital" será ministrado pelo dirigente sindical João Anselmo, integrante do Sindicato dos Trabalhadores das Telecomunicações de Rondônia (Sinttel/RO). A jornalista Fátima Alves, coordenadora de Comunicação Social da Prefeitura da capital, falará sobre a comunicação pública adotada pela atual gestão municipal, a jornalista Edneide Arruda trabalhará o tema “Comunicação em Tempo Real: Jovens e Novas Mídias” e o Educador do Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua (MNMMR/RO) Jacson Pessoa sobre técnicas de informática.

Fonte: Ascom

Mais Sobre Cultura

Wankabuki apresenta peça “À Margem” em três cidades de Rondônia

Wankabuki apresenta peça “À Margem” em três cidades de Rondônia

O Grupo de Teatro Wankabuki, de Vilhena (RO), realizará entre os dias 17 e 26 de outubro uma série de apresentações da peça “À Margem” nos municípios

Professor Aleks Palitot doa livros para escola municipal infantil

Professor Aleks Palitot doa livros para escola municipal infantil

Na tarde de quinta-feira (11), o Professor Aleks Palitot visitou a Escola Municipal de Educação Infantil Prof.ª Ronilza Cordeiro Afonso Dias, na Zona