Quarta-feira, 31 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Prefeitura e Unir viabilizam hospital em Porto Velho



O prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho, esteve reunido nesta segunda-feira (01/03) com o reitor da Universidade Federal de Rondônia (Unir), José Januário de Oliveira Amaral, para discutir a criação de um hospital-escola da universidade que também atenda às necessidades da população da Capital. O embrião desta nova unidade é o Hospital Universitário, que vai funcionar nas instalações do antigo Hospital do Câncer (localizado na estrada de Santo Antônio), cujas instalações serão reformadas com recursos já garantidos para a Unir, no valor de R$ 5 milhões.

“A reitoria nos procurou buscando apoio para ampliar a capacidade desse hospital de 60 para 160 leitos”, explicou o prefeito. Para tanto, se formou uma parceria que também inclui a Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), que está se instalando na capital. Na próxima semana, o prefeito e representantes da Fiocruz e da Unir devem se encontrar com o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, “para formatar o modelo de gestão da nova unidade”, segundo Sobrinho.

Referência em Saúde da Família

O projeto inicial é de que o Hospital Universitário funcione em um primeiro momento como tratamento de referência para o Programa Saúde da Família (PSF). “Assim, poderemos contar com o conhecimento dos médicos professores que vão acompanhar os estágios dos alunos de Medicina para os tratamentos mais complexos dos pacientes encaminhados pelas equipes do PSF”, explica o prefeito.

Participaram da reunião com o prefeito e o reitor, o secretário municipal de Saúde, Williames Pimentel, a diretora do Núcleo de Saúde da Unir, Ana Escobar, o diretor científico da Fiocruz e o professor da Unir, Rodrigo Stábile, além de professores e alunos do curso de Medicina da Universidade Federal de Rondônia..

Fonte? Ana Aranda 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 31 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas lança publicação digital da campanha “Celebrando a Diversidade Cultural Amazônica”

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas lança publicação digital da campanha “Celebrando a Diversidade Cultural Amazônica”

O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

Documentário sobre a Festa do Divino na Comunidade Quilombola de Santa Cruz é exibido para alunos do EJA em Cerejeiras

Documentário sobre a Festa do Divino na Comunidade Quilombola de Santa Cruz é exibido para alunos do EJA em Cerejeiras

O curta-metragem documental “Vozes do Divino: Tradição e Cultura na Comunidade Quilombola de Santa Cruz” foi exibido no dia 29 de outubro para aluno

Quando o clima muda, o rio Madeira fala através do cinema

Quando o clima muda, o rio Madeira fala através do cinema

Se o mundo está à beira do colapso climático, o curta-metragem CL[y]MATICS, do Coletivo Madeirista de Rondônia, preferiu falar uma linguagem que qua

Con(cs)erto de Ferro e Flor” estreia em Ji-Paraná com exibição gratuita, acessível e debate sobre violência de gênero

Con(cs)erto de Ferro e Flor” estreia em Ji-Paraná com exibição gratuita, acessível e debate sobre violência de gênero

O documentário “Con(cs)erto de Ferro e Flor”, dirigido e roteirizado por Rafaela Oliveira, será lançado no próximo dia 29 de dezembro, às 19h30, na

Gente de Opinião Quarta-feira, 31 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)