Sexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Prefeitura e Unir viabilizam hospital em Porto Velho



O prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho, esteve reunido nesta segunda-feira (01/03) com o reitor da Universidade Federal de Rondônia (Unir), José Januário de Oliveira Amaral, para discutir a criação de um hospital-escola da universidade que também atenda às necessidades da população da Capital. O embrião desta nova unidade é o Hospital Universitário, que vai funcionar nas instalações do antigo Hospital do Câncer (localizado na estrada de Santo Antônio), cujas instalações serão reformadas com recursos já garantidos para a Unir, no valor de R$ 5 milhões.

“A reitoria nos procurou buscando apoio para ampliar a capacidade desse hospital de 60 para 160 leitos”, explicou o prefeito. Para tanto, se formou uma parceria que também inclui a Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), que está se instalando na capital. Na próxima semana, o prefeito e representantes da Fiocruz e da Unir devem se encontrar com o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, “para formatar o modelo de gestão da nova unidade”, segundo Sobrinho.

Referência em Saúde da Família

O projeto inicial é de que o Hospital Universitário funcione em um primeiro momento como tratamento de referência para o Programa Saúde da Família (PSF). “Assim, poderemos contar com o conhecimento dos médicos professores que vão acompanhar os estágios dos alunos de Medicina para os tratamentos mais complexos dos pacientes encaminhados pelas equipes do PSF”, explica o prefeito.

Participaram da reunião com o prefeito e o reitor, o secretário municipal de Saúde, Williames Pimentel, a diretora do Núcleo de Saúde da Unir, Ana Escobar, o diretor científico da Fiocruz e o professor da Unir, Rodrigo Stábile, além de professores e alunos do curso de Medicina da Universidade Federal de Rondônia..

Fonte? Ana Aranda 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pontão de Cultura Associação Diversidade Amazônica promove oficinas de fotografia e rodas de conversa em Vilhena

Pontão de Cultura Associação Diversidade Amazônica promove oficinas de fotografia e rodas de conversa em Vilhena

O Pontão de Cultura Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA) iniciou, neste mês de

Curta rondoniense em LIBRAS estreia em Porto Velho com foco na inclusão da comunidade surda

Curta rondoniense em LIBRAS estreia em Porto Velho com foco na inclusão da comunidade surda

Um curta-metragem totalmente comunicado em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) com elenco formado majoritariamente por atores surdos. Essa é a prop

 Happy Hour Cultural: projeto inovador promove o bem-estar no ambiente de trabalho na UNIR

Happy Hour Cultural: projeto inovador promove o bem-estar no ambiente de trabalho na UNIR

O Campus Porto Velho da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) recebeu, recentemente, o Happy Hour Cultural, evento idealizado para promover o bem-

CEPC-RO elege novo presidente durante a 7ª Conferência Estadual de Cultura; gestão atuará no biênio 2026–2027

CEPC-RO elege novo presidente durante a 7ª Conferência Estadual de Cultura; gestão atuará no biênio 2026–2027

Em um momento decisivo para a política cultural rondoniense, o Conselho Estadual de Política Cultural de Rondônia (CEPC-RO) elegeu, durante a 7ª Con

Gente de Opinião Sexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)