Terça-feira, 31 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Prefeitura de PVH inicia Censo Escolar na próxima semana



A Prefeitura de Porto Velho inicia na próxima semana a coleta dos dados para o Censo Escolar 2011. Coordenado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), a pesquisa visa fazer um amplo levantamento sobre as escolas de educação básica no município, como o número estabelecimentos, alunos, turmas e professores. A coleta será iniciada no próximo dia 25 e deve encerrar no dia 31 de agosto — a data ainda não foi definida.

De acordo com dados da Semed, o município tem hoje 142 escolas sedes e multiseriadas, a maioria localizada no interior. São 60 estabelecimentos de ensino na zona urbana e o restante na zona rural e áreas ribeirinhas. As escolas estão divididas em quatro setores: Núcleo de Ensino de Porto Velho (NEPV), Núcleo de Ensino de São Carlos (NESC), Núcleo de Ensino de Calama (NEC) e Núcleo de Ensino da Ponta do Abunã (Nepa).

A pesquisa é realizada anualmente pelo Ministério da Educação (MEC), junto aos estabelecimentos de ensino, com a participação dos estados e municípios, para levantamento de dados e informações relativas a educação básica, com o objetivo de subsidiar a elaboração de análises, diagnósticos e planejamento do sistema educacional, para a definição de políticas públicas que promovam um ensino de qualidade.

Com essas informações o Ministério da Educação gerencia programas como a alimentação escolar, distribuição de livros didáticos, o dinheiro para as escolas e também programas como o Brasil Alfabetizado, o Mais Educação, o PDE, dentre outros. “Na prática o Censo Escolar funciona como uma ferramenta indispensável para a sociedade em geral, para que ela possa fazer sua própria leitura da situação educacional no País e acompanhar a efetividade das políticas públicas implementadas na área da educação. Com base nas informações encaminhadas ao Governo Federal é que são enviados os recursos aos estados e municípios para serem investidos no setor. E esses dados servem também para direcionar a política educacional da prefeitura”, explicou Almir Poubel Filho, do Setor de Informações Educacionais da Semed, coordenador do censo em Porto Velho.

Fonte Joel Elias
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 31 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Filmes rondonienses estreiam em lançamento virtual nesta terça-feira (31)

Filmes rondonienses estreiam em lançamento virtual nesta terça-feira (31)

O cenário audiovisual de Rondônia ganha novos horizontes hoje, 31 de março, com o lançamento virtual de dois curtas-metragens contemplados pela Lei

Ministério da Cultura, Instituto Phomenta e Nubank apresentam o Phomentando a Cultura

Ministério da Cultura, Instituto Phomenta e Nubank apresentam o Phomentando a Cultura

O Phomentando a Cultura é uma iniciativa, com realização do Ministério da Cultura, que pretende impulsionar o trabalho de 100 Organizações da Socied

Curso de Teatro da Unir realiza V Mostra de Encenações com programação diversa e gratuita em Porto Velho

Curso de Teatro da Unir realiza V Mostra de Encenações com programação diversa e gratuita em Porto Velho

Com a proposta de consolidar um espaço de encontro entre universidade e comunidade, promovendo o acesso à cultura e fortalecendo a formação artístic

O Marronzinho vem com tudo!!!

O Marronzinho vem com tudo!!!

O Boi-Bumbá Marronzinho anunciou oficialmente seu tema e novidades para o ano de 2026 em um evento realizado no Sindsef, reunindo integrantes, apoia

Gente de Opinião Terça-feira, 31 de março de 2026 | Porto Velho (RO)