Porto Velho (RO) segunda-feira, 23 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Cultura

Prefeitura de Porto Velho leva educação ambiental às Escolas do município


 
A prefeitura de Porto Velho, através da secretaria municipal de Meio Ambiente (Sema), está levando educação ambiental aos alunos das Escolas municipais. O objetivo é conscientizar os alunos sobre o que devem fazer para ajudar na preservação do planeta e ao mesmo tempo transformá-los em multiplicadores. Além das palestras, as equipes da Sema também, distribuem cartilhas contendo diversas orientações sobre o tema e brindes aos alunos.

Nesta segunda feira (18), o trabalho foi realizado na Escola Antônio Ferreira, no bairro São Cristóvão. Os educadores interagiram com os estudantes e responderam as várias perguntas. Ao final, entregaram a cada um dos alunos uma cartilha com o tema “Meio Ambiente: amor e cuidado” e outra contendo as instruções do projeto ”Plante & Adote uma Árvore”, também idealizado pela prefeitura.

De acordo com o coordenador da equipe de educação ambiental, Kerly Gomes, as palestras nas escolas abordam os mesmos assuntos contidos na cartilha - água, lixo, reciclagem e a necessidade do plantio de árvores - “Atitudes simples, como fechar a torneira enquanto escova os dentes ou lavar as louças, são de grande importância para reduzir o consumo de água”, afirma.

A equipe de educadores alerta para que as pessoas não façam queimadas e não joguem lixo na rua. Gomes afirma que queimar lixo é crime e gera multas que variam de 50 a 50 mil Unidade Padrão Municipal Fiscal (UPMF). “Lixo é todo e qualquer resíduo proveniente das atividades humanas”, diz. A cartilha informa que um simples chiclete demora cinco anos para se decompor e um pedaço de vidro demora um milhão de anos. A necessidade de coleta seletiva é outro assunto abordado. “Jogar lixo na rua contamina o solo e os rios”, acrescenta.

Árvores

Durante as palestras, os educadores ambientais incentivaram os estudantes a plantar árvores e falaram dos benefícios que elas proporcionam ao planeta. Elas ajudam a diminuir os gases que causam o efeito estufa na atmosfera. Os alunos receberam orientações sobre o projeto Plante & Adote uma Árvore e foram informados sobre o número do telefone 08006475445, através do qual podem solicitar mudas de plantas. “Uma equipe da Sema leva até sua casa, orientações sobre a melhor espécie a ser plantada na região”, informa Kerly Gomes.

O programa de palestras nas Escolas segue até o final do ano. Até lá, os educadores esperam atender toda a rede de ensino municipal.

Fonte: Augusto José
 

Mais Sobre Cultura

Festival Estudantil Rondoniense de Artes inicia fase estadual nesta quinta-feira

Festival Estudantil Rondoniense de Artes inicia fase estadual nesta quinta-feira

O Festival Estudantil Rondoniense de Artes (Fera) realizado pelo Governo de Rondônia inicia a fase final nesta quinta-feira (19) com a Cerimônia d

Palco Giratório é sucesso de público em Porto Velho

Palco Giratório é sucesso de público em Porto Velho

O Festival Palco Giratório é o maior intercâmbio das artes cênicas do país. Promovido pelo Sistema Fecomércio através do Serviço Social do Comércio-

Filme Caçambada Cutuba estréia nesta sexta-feira, 13

Filme Caçambada Cutuba estréia nesta sexta-feira, 13

O filme documentário Caçambada Cutuba estréia nesta sexta-feira, 13 de setembro, às 19h30, no Teatro Guaporé, em Porto Velho, com entrada gratuita.C

 Festas Às Nações acontece no Porto Velho shopping

Festas Às Nações acontece no Porto Velho shopping

O festival gastronômico internacional que está na sua 8ª edição reúne a culinária típica de diversas nacionalidades estrangeiras, com o propósito de i