Terça-feira, 19 de outubro de 2010 - 12h12
A prefeitura de Porto Velho, através da secretaria municipal de Meio Ambiente (Sema), está levando educação ambiental aos alunos das Escolas municipais. O objetivo é conscientizar os alunos sobre o que devem fazer para ajudar na preservação do planeta e ao mesmo tempo transformá-los em multiplicadores. Além das palestras, as equipes da Sema também, distribuem cartilhas contendo diversas orientações sobre o tema e brindes aos alunos.
Nesta segunda feira (18), o trabalho foi realizado na Escola Antônio Ferreira, no bairro São Cristóvão. Os educadores interagiram com os estudantes e responderam as várias perguntas. Ao final, entregaram a cada um dos alunos uma cartilha com o tema “Meio Ambiente: amor e cuidado” e outra contendo as instruções do projeto ”Plante & Adote uma Árvore”, também idealizado pela prefeitura.
De acordo com o coordenador da equipe de educação ambiental, Kerly Gomes, as palestras nas escolas abordam os mesmos assuntos contidos na cartilha - água, lixo, reciclagem e a necessidade do plantio de árvores - “Atitudes simples, como fechar a torneira enquanto escova os dentes ou lavar as louças, são de grande importância para reduzir o consumo de água”, afirma.
A equipe de educadores alerta para que as pessoas não façam queimadas e não joguem lixo na rua. Gomes afirma que queimar lixo é crime e gera multas que variam de 50 a 50 mil Unidade Padrão Municipal Fiscal (UPMF). “Lixo é todo e qualquer resíduo proveniente das atividades humanas”, diz. A cartilha informa que um simples chiclete demora cinco anos para se decompor e um pedaço de vidro demora um milhão de anos. A necessidade de coleta seletiva é outro assunto abordado. “Jogar lixo na rua contamina o solo e os rios”, acrescenta.
Árvores
Durante as palestras, os educadores ambientais incentivaram os estudantes a plantar árvores e falaram dos benefícios que elas proporcionam ao planeta. Elas ajudam a diminuir os gases que causam o efeito estufa na atmosfera. Os alunos receberam orientações sobre o projeto Plante & Adote uma Árvore e foram informados sobre o número do telefone 08006475445, através do qual podem solicitar mudas de plantas. “Uma equipe da Sema leva até sua casa, orientações sobre a melhor espécie a ser plantada na região”, informa Kerly Gomes.
O programa de palestras nas Escolas segue até o final do ano. Até lá, os educadores esperam atender toda a rede de ensino municipal.
Fonte: Augusto José
Segunda-feira, 9 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
Pirarucu do Madeira reúne famílias e celebra a tradição do Carnaval
“Ô abre alas que eu quero passar…”, ao som contagiante das marchinhas de Carnaval, o bloco Pirarucu do Madeira tomou conta das ruas de Porto Velho em

Presidente da Câmara de Jaboticabal SP recebe escritoras da AJEB-RO
O presidente da Câmara Municipal de Jaboticabal, Ronaldo Peruci, recebeu as escritoras Luciana Barbieri e Rosângela Arend, representantes da AJEB-RO

O Conselho Estadual de Política Cultural de Rondônia (CEPC/RO) manifesta preocupação com a decisão do Governo do Estado de conceder o Teatro Guaporé

Dois Curtas e os Múltiplos Territórios do Corpo Feminino
No mesmo dia, chegam ao público dois curtas-metragens rondonienses que dialogam entre si ao lançar um olhar sensível e contundente sobre o universo
Segunda-feira, 9 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)