Quarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Prefeitura de Porto Velho leva educação ambiental às Escolas do município


 
A prefeitura de Porto Velho, através da secretaria municipal de Meio Ambiente (Sema), está levando educação ambiental aos alunos das Escolas municipais. O objetivo é conscientizar os alunos sobre o que devem fazer para ajudar na preservação do planeta e ao mesmo tempo transformá-los em multiplicadores. Além das palestras, as equipes da Sema também, distribuem cartilhas contendo diversas orientações sobre o tema e brindes aos alunos.

Nesta segunda feira (18), o trabalho foi realizado na Escola Antônio Ferreira, no bairro São Cristóvão. Os educadores interagiram com os estudantes e responderam as várias perguntas. Ao final, entregaram a cada um dos alunos uma cartilha com o tema “Meio Ambiente: amor e cuidado” e outra contendo as instruções do projeto ”Plante & Adote uma Árvore”, também idealizado pela prefeitura.

De acordo com o coordenador da equipe de educação ambiental, Kerly Gomes, as palestras nas escolas abordam os mesmos assuntos contidos na cartilha - água, lixo, reciclagem e a necessidade do plantio de árvores - “Atitudes simples, como fechar a torneira enquanto escova os dentes ou lavar as louças, são de grande importância para reduzir o consumo de água”, afirma.

A equipe de educadores alerta para que as pessoas não façam queimadas e não joguem lixo na rua. Gomes afirma que queimar lixo é crime e gera multas que variam de 50 a 50 mil Unidade Padrão Municipal Fiscal (UPMF). “Lixo é todo e qualquer resíduo proveniente das atividades humanas”, diz. A cartilha informa que um simples chiclete demora cinco anos para se decompor e um pedaço de vidro demora um milhão de anos. A necessidade de coleta seletiva é outro assunto abordado. “Jogar lixo na rua contamina o solo e os rios”, acrescenta.

Árvores

Durante as palestras, os educadores ambientais incentivaram os estudantes a plantar árvores e falaram dos benefícios que elas proporcionam ao planeta. Elas ajudam a diminuir os gases que causam o efeito estufa na atmosfera. Os alunos receberam orientações sobre o projeto Plante & Adote uma Árvore e foram informados sobre o número do telefone 08006475445, através do qual podem solicitar mudas de plantas. “Uma equipe da Sema leva até sua casa, orientações sobre a melhor espécie a ser plantada na região”, informa Kerly Gomes.

O programa de palestras nas Escolas segue até o final do ano. Até lá, os educadores esperam atender toda a rede de ensino municipal.

Fonte: Augusto José
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Tarot Egípcio, simbolismos, significados astrológicos e autoconhecimento

Tarot Egípcio, simbolismos, significados astrológicos e autoconhecimento

O Tarot é um dos sistemas simbólicos mais complexos e enigmáticos do Ocidente esotérico, reunindo elementos de misticismo, filosofia, psicologia e p

Gabi Shima lança videoclipe inédito em porto velho dia 20 de setembro

Gabi Shima lança videoclipe inédito em porto velho dia 20 de setembro

No dia 20 de setembro, às 20h, a cantora e compositora Gabi Shima convida o público para o lançamento do videoclipe “Quem Vale a Pena”, no espaço cu

Escritor Silvio Persivo faz doações  para a Biblioteca Comunitária da AJEB RO

Escritor Silvio Persivo faz doações para a Biblioteca Comunitária da AJEB RO

 com imensa satisfação que mais uma vez recebemos notícias que nos enchem de orgulho. A Biblioteca Comunitária da @ajeb_ro recebeu do Escritor @silv

Alunos de escolas públicas de Vilhena visitaram 2ª Feira Cultural Encantos da Amazônia

Alunos de escolas públicas de Vilhena visitaram 2ª Feira Cultural Encantos da Amazônia

Olhares curiosos, passos atentos e muitas perguntas marcaram as visitas de vários alunos da rede pública de ensino de Vilhena à 2ª Feira Cultural En

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)