Terça-feira, 19 de outubro de 2010 - 12h12
A prefeitura de Porto Velho, através da secretaria municipal de Meio Ambiente (Sema), está levando educação ambiental aos alunos das Escolas municipais. O objetivo é conscientizar os alunos sobre o que devem fazer para ajudar na preservação do planeta e ao mesmo tempo transformá-los em multiplicadores. Além das palestras, as equipes da Sema também, distribuem cartilhas contendo diversas orientações sobre o tema e brindes aos alunos.
Nesta segunda feira (18), o trabalho foi realizado na Escola Antônio Ferreira, no bairro São Cristóvão. Os educadores interagiram com os estudantes e responderam as várias perguntas. Ao final, entregaram a cada um dos alunos uma cartilha com o tema “Meio Ambiente: amor e cuidado” e outra contendo as instruções do projeto ”Plante & Adote uma Árvore”, também idealizado pela prefeitura.
De acordo com o coordenador da equipe de educação ambiental, Kerly Gomes, as palestras nas escolas abordam os mesmos assuntos contidos na cartilha - água, lixo, reciclagem e a necessidade do plantio de árvores - “Atitudes simples, como fechar a torneira enquanto escova os dentes ou lavar as louças, são de grande importância para reduzir o consumo de água”, afirma.
A equipe de educadores alerta para que as pessoas não façam queimadas e não joguem lixo na rua. Gomes afirma que queimar lixo é crime e gera multas que variam de 50 a 50 mil Unidade Padrão Municipal Fiscal (UPMF). “Lixo é todo e qualquer resíduo proveniente das atividades humanas”, diz. A cartilha informa que um simples chiclete demora cinco anos para se decompor e um pedaço de vidro demora um milhão de anos. A necessidade de coleta seletiva é outro assunto abordado. “Jogar lixo na rua contamina o solo e os rios”, acrescenta.
Árvores
Durante as palestras, os educadores ambientais incentivaram os estudantes a plantar árvores e falaram dos benefícios que elas proporcionam ao planeta. Elas ajudam a diminuir os gases que causam o efeito estufa na atmosfera. Os alunos receberam orientações sobre o projeto Plante & Adote uma Árvore e foram informados sobre o número do telefone 08006475445, através do qual podem solicitar mudas de plantas. “Uma equipe da Sema leva até sua casa, orientações sobre a melhor espécie a ser plantada na região”, informa Kerly Gomes.
O programa de palestras nas Escolas segue até o final do ano. Até lá, os educadores esperam atender toda a rede de ensino municipal.
Fonte: Augusto José
Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste
O curta-metragem documental “Saberes Nambiquaras: Tradição Cultural na Produção da Chicha e Beiju” foi exibido gratuitamente em escolas de Vilhena (

O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles
Aos 16 anos, Rafaela Oliveira carrega no violino muito mais que notas musicais. Aluna do CMACE Jorge Andrade há dois anos, ela encontrou na música um

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais
A força da palavra feminina ganhou destaque no recente lançamento da Coletânea Vozes Libertas – As mulheres falam e o mundo escuta, obra coordenada
Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)