Porto Velho (RO) quarta-feira, 22 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Prefeitura de Porto Velho é destaque em Fórum de Cultura


A recente implantação do Sistema Municipal de Cultura foi apenas um dos pontos que levou a prefeitura de Porto Velho a ser destaque no Fórum Nacional de Cultura, realizado nos dias 18 e 19 de abril, na sede do Ministério da Cultura, em Brasília (DF). Ali estiveram reunidos secretários das capitais e cidades metropolitanas ligados ao setor cultural, com objetivo de propor políticas que possibilitem ampliar as ações do Governo Federal em todo o Brasil.

De acordo com a presidente em exercício da Fundação Iaripuna, Berenice Simão, “Porto Velho se destacou junto com outras capitais que aderiram ao Sistema Nacional de Cultura, aprovaram leis municipais de cultura, instalaram Conselho e Fundo Municipal de Cultura, além de estarem organizando seus planos municipais voltados para o setor”.

Porto Velho também foi uma das cinco cidades escolhidas para fazer um diagnóstico de indicadores culturais para subsidiar a elaboração de material didático com foco para a diversidade cultural no País dentro das salas de aulas. “Fomos escolhidos para representar a diversidade cultural da região Amazônica”, comemorou, acrescentando que é uma ótima oportunidade para conhecer melhor a cultura local e promover políticas públicas.

Berenice Simão, junto com as representantes de Rio Branco (Acre) e Manaus (Amazonas) defendeu ações específicas e diferenciadas para valorizar, fomentar e difundir a Amazônia. Um dos pontos abordados foi o chamado “custo amazônico”. “Isso significa que pagamos mais caro pelos espetáculos realizados em nossa região, principalmente nas localidades mais longínquas”, explicou. A formação profissional foi outro ponto colocado em debate pela presidente da Fundação Iaripuna.

Ela ainda teve a oportunidade de compartilhar com os representantes das demais cidades a organização das câmaras setoriais de cultura em Porto Velho, os avanços conquistados na gestão de Roberto Sobrinho e a parceria com a secretaria municipal de Educação (Semed), por meio do projeto Arte de Todos, dentre outros. “O Fórum foi muito positivo para nós”, avaliou.

Economia Criativa

A secretária nacional da Economia Criativa, Cláudia Leitão, expôs um plano arrojado que foi abraçado pela presidenta Dilma Rousseff juntamente com a ministra da cultura, Ana de Holanda, para dar ênfase a toda produção cultural criativa no Brasil. Serão várias ações específicas de cursos e financiamentos para que os produtores culturais e artistas se tornem pequenos empresários de sua arte e atuem no mercado formal da economia, gerando renda, emprego e auto-sustentabilidade de seus negócio. “Hoje o Brasil tem uma frágil política de investimentos no setor e o Ministério da Cultura está empenhado em modificar este cenário”, declarou Cláudia Leitão.

Cultura e educação

Segundo Berenice Simão, uma forte parceria fomentará ainda mais a diversidade cultural. O secretário de políticas culturais Sérgio Mamberti, expôs um planejamento de articulação entre Ministério da Cultura e Ministério da Educação onde as escolas que já estão no Programa Mais Educação concorrerão a um edital “Mais Cultura” para ampliar suas ações culturais dentro das escolas.

Fonte:  Augusto José
 

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio