Quarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Prefeitura de Porto Velho é destaque em Fórum de Cultura


A recente implantação do Sistema Municipal de Cultura foi apenas um dos pontos que levou a prefeitura de Porto Velho a ser destaque no Fórum Nacional de Cultura, realizado nos dias 18 e 19 de abril, na sede do Ministério da Cultura, em Brasília (DF). Ali estiveram reunidos secretários das capitais e cidades metropolitanas ligados ao setor cultural, com objetivo de propor políticas que possibilitem ampliar as ações do Governo Federal em todo o Brasil.

De acordo com a presidente em exercício da Fundação Iaripuna, Berenice Simão, “Porto Velho se destacou junto com outras capitais que aderiram ao Sistema Nacional de Cultura, aprovaram leis municipais de cultura, instalaram Conselho e Fundo Municipal de Cultura, além de estarem organizando seus planos municipais voltados para o setor”.

Porto Velho também foi uma das cinco cidades escolhidas para fazer um diagnóstico de indicadores culturais para subsidiar a elaboração de material didático com foco para a diversidade cultural no País dentro das salas de aulas. “Fomos escolhidos para representar a diversidade cultural da região Amazônica”, comemorou, acrescentando que é uma ótima oportunidade para conhecer melhor a cultura local e promover políticas públicas.

Berenice Simão, junto com as representantes de Rio Branco (Acre) e Manaus (Amazonas) defendeu ações específicas e diferenciadas para valorizar, fomentar e difundir a Amazônia. Um dos pontos abordados foi o chamado “custo amazônico”. “Isso significa que pagamos mais caro pelos espetáculos realizados em nossa região, principalmente nas localidades mais longínquas”, explicou. A formação profissional foi outro ponto colocado em debate pela presidente da Fundação Iaripuna.

Ela ainda teve a oportunidade de compartilhar com os representantes das demais cidades a organização das câmaras setoriais de cultura em Porto Velho, os avanços conquistados na gestão de Roberto Sobrinho e a parceria com a secretaria municipal de Educação (Semed), por meio do projeto Arte de Todos, dentre outros. “O Fórum foi muito positivo para nós”, avaliou.

Economia Criativa

A secretária nacional da Economia Criativa, Cláudia Leitão, expôs um plano arrojado que foi abraçado pela presidenta Dilma Rousseff juntamente com a ministra da cultura, Ana de Holanda, para dar ênfase a toda produção cultural criativa no Brasil. Serão várias ações específicas de cursos e financiamentos para que os produtores culturais e artistas se tornem pequenos empresários de sua arte e atuem no mercado formal da economia, gerando renda, emprego e auto-sustentabilidade de seus negócio. “Hoje o Brasil tem uma frágil política de investimentos no setor e o Ministério da Cultura está empenhado em modificar este cenário”, declarou Cláudia Leitão.

Cultura e educação

Segundo Berenice Simão, uma forte parceria fomentará ainda mais a diversidade cultural. O secretário de políticas culturais Sérgio Mamberti, expôs um planejamento de articulação entre Ministério da Cultura e Ministério da Educação onde as escolas que já estão no Programa Mais Educação concorrerão a um edital “Mais Cultura” para ampliar suas ações culturais dentro das escolas.

Fonte:  Augusto José
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Rouanet sob convite: a cultura precisa mais que aprovações

Rouanet sob convite: a cultura precisa mais que aprovações

Nesta semana, a Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC) aprovou 173 projetos culturais via Lei Rouanet, autorizando a captação de R$ 364,9 mi

‘Mucura’ divulga cartaz e trailer após seleção para Festival Olhar do Norte 2025

‘Mucura’ divulga cartaz e trailer após seleção para Festival Olhar do Norte 2025

O curta-metragem Mucura, dirigido por Fabiano Barros, divulga nesta segunda-feira (25) cartaz oficial e trailer após ser selecionado para a 7ª ediçã

Integrantes de grupo de pesquisa da Unir produzem conteúdo para emissora de rádio da França

Integrantes de grupo de pesquisa da Unir produzem conteúdo para emissora de rádio da França

As vozes rondonienses foram ecoadas na França. Nas últimas duas terças-feiras (9 e 16 de setembro), os estudantes de Jornalismo da Universidade Fede

Tarot Egípcio, simbolismos, significados astrológicos e autoconhecimento

Tarot Egípcio, simbolismos, significados astrológicos e autoconhecimento

O Tarot é um dos sistemas simbólicos mais complexos e enigmáticos do Ocidente esotérico, reunindo elementos de misticismo, filosofia, psicologia e p

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)