Sábado, 17 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Prefeitura de Porto Velho é destaque em Fórum de Cultura


A recente implantação do Sistema Municipal de Cultura foi apenas um dos pontos que levou a prefeitura de Porto Velho a ser destaque no Fórum Nacional de Cultura, realizado nos dias 18 e 19 de abril, na sede do Ministério da Cultura, em Brasília (DF). Ali estiveram reunidos secretários das capitais e cidades metropolitanas ligados ao setor cultural, com objetivo de propor políticas que possibilitem ampliar as ações do Governo Federal em todo o Brasil.

De acordo com a presidente em exercício da Fundação Iaripuna, Berenice Simão, “Porto Velho se destacou junto com outras capitais que aderiram ao Sistema Nacional de Cultura, aprovaram leis municipais de cultura, instalaram Conselho e Fundo Municipal de Cultura, além de estarem organizando seus planos municipais voltados para o setor”.

Porto Velho também foi uma das cinco cidades escolhidas para fazer um diagnóstico de indicadores culturais para subsidiar a elaboração de material didático com foco para a diversidade cultural no País dentro das salas de aulas. “Fomos escolhidos para representar a diversidade cultural da região Amazônica”, comemorou, acrescentando que é uma ótima oportunidade para conhecer melhor a cultura local e promover políticas públicas.

Berenice Simão, junto com as representantes de Rio Branco (Acre) e Manaus (Amazonas) defendeu ações específicas e diferenciadas para valorizar, fomentar e difundir a Amazônia. Um dos pontos abordados foi o chamado “custo amazônico”. “Isso significa que pagamos mais caro pelos espetáculos realizados em nossa região, principalmente nas localidades mais longínquas”, explicou. A formação profissional foi outro ponto colocado em debate pela presidente da Fundação Iaripuna.

Ela ainda teve a oportunidade de compartilhar com os representantes das demais cidades a organização das câmaras setoriais de cultura em Porto Velho, os avanços conquistados na gestão de Roberto Sobrinho e a parceria com a secretaria municipal de Educação (Semed), por meio do projeto Arte de Todos, dentre outros. “O Fórum foi muito positivo para nós”, avaliou.

Economia Criativa

A secretária nacional da Economia Criativa, Cláudia Leitão, expôs um plano arrojado que foi abraçado pela presidenta Dilma Rousseff juntamente com a ministra da cultura, Ana de Holanda, para dar ênfase a toda produção cultural criativa no Brasil. Serão várias ações específicas de cursos e financiamentos para que os produtores culturais e artistas se tornem pequenos empresários de sua arte e atuem no mercado formal da economia, gerando renda, emprego e auto-sustentabilidade de seus negócio. “Hoje o Brasil tem uma frágil política de investimentos no setor e o Ministério da Cultura está empenhado em modificar este cenário”, declarou Cláudia Leitão.

Cultura e educação

Segundo Berenice Simão, uma forte parceria fomentará ainda mais a diversidade cultural. O secretário de políticas culturais Sérgio Mamberti, expôs um planejamento de articulação entre Ministério da Cultura e Ministério da Educação onde as escolas que já estão no Programa Mais Educação concorrerão a um edital “Mais Cultura” para ampliar suas ações culturais dentro das escolas.

Fonte:  Augusto José
 

Gente de OpiniãoSábado, 17 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

“BEIRA” - Filme rondoniense estreia na 29ª Mostra de Cinema de Tiradentes

“BEIRA” - Filme rondoniense estreia na 29ª Mostra de Cinema de Tiradentes

Resgate que não idealiza o passado, mas o escuta. O filme Beira conecta ancestralidade, cuidado e espiritualidade, saberes estes historicamente desl

Boi Bumbá Mimoso inicia novo ciclo com lançamento de tema e camisa para 2026

Boi Bumbá Mimoso inicia novo ciclo com lançamento de tema e camisa para 2026

O tradicional Boi Bumbá Mimoso deu o pontapé inicial para a temporada de 2026 ao anunciar o evento oficial de lançamento de seu novo tema. O anúncio

Fotojornalista que teve carreira inspirada em Rondônia vence a maior premiação da fotografia no Brasil

Fotojornalista que teve carreira inspirada em Rondônia vence a maior premiação da fotografia no Brasil

A exposição “Quem é pra ser já nasce”, da artista e fotojornalista Ana Mendes, e curadoria de Nay Jinknss, será inaugurada no dia 17 de janeiro, na

Programação oficial e identidade visual do Carnaval 2026 são apresentadas em Porto Velho

Programação oficial e identidade visual do Carnaval 2026 são apresentadas em Porto Velho

Porto Velho já entra no clima da folia com a apresentação oficial da programação e da identidade visual do Carnaval 2026. O lançamento aconteceu nesta

Gente de Opinião Sábado, 17 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)