Quarta-feira, 18 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de selecionados no Edital Fernando Rocha 2023

Artistas e grupos convocados vão participar de eventos culturais de Porto Velho


Grupos folclóricos e juninos também foram selecionados - Gente de Opinião
Grupos folclóricos e juninos também foram selecionados

Foi publicado no Diário Oficial desta quarta-feira (25) a lista dos artistas e grupos culturais selecionados para se apresentarem nos eventos e projetos do Calendário Anual de Eventos da Fundação Cultural de Porto Velho (Funcultural). Os convocados foram selecionados através do Edital Cultural Fernando Rocha - Chamamento Público nº 003/2022.

O objetivo é fomentar e fortalecer as atividades as produções artísticas no município, por meio da valorização dos artistas e produtores locais em diversas áreas da cultura, “visando buscar e resgatar as raízes dos eventos característicos das comunidades, bairros, povoados e distritos”, destaca o trecho do edital divulgado pela Fundação Cultural do Município (Funcultural).

No total, 37 categorias de artistas e grupos culturais participaram do chamamento público, que teve 128 convocados. O edital detalha com precisão sobre valores de cachês para contratação de artistas e grupos por apresentação.

No total foram realizadas 149 inscrições entre artistas e grupos culturais, o que reflete um crescimento de 23% em relação aos dois últimos anos, o que se deve às estratégias da Funcultural em ampliar o acesso e ter, cada vez mais, os agentes e produtores culturais sintonizados e partícipes do sistema público de credenciamento e valorização da cultura.
Artes circenses, exibição de curta metragem, filme e documentários, grafite, poeta/literatura, repertório música infantil e seresta tiveram um convocado de cada. Chorinho, funk, gospel e grupos de matriz africana tiveram dois convocados. Para as apresentações de axé, capoeira, DJ, pintura e pop/rock são três convocados para cada. Para MPB são quatro selecionados e cinco para escolas de samba, rock, samba e pagode.

O edital também aponta seis selecionados para boi bumbá, oito para dança e voz e violão, onze para fanfarra, doze para sertanejo, teatro e para quadrilha junina. Além de 15 para forró. Veja a lista completa.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 18 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Acreanas participam do V Encontro Nacional da AJEB e lançam livros na Bienal do Livro Rio 2025

Acreanas participam do V Encontro Nacional da AJEB e lançam livros na Bienal do Livro Rio 2025

A cidade do Rio de Janeiro sedia, entre os dias 12 e 14 de junho, o V Encontro Nacional e o IV Encontro Internacional da Associação de Jornalistas e

“Do mar do Caribe à beira do Madeira: a travessia de uma família de Barbados para o Brasil” concorre ao prêmio nacional de afroliteratura

“Do mar do Caribe à beira do Madeira: a travessia de uma família de Barbados para o Brasil” concorre ao prêmio nacional de afroliteratura

A obra “Do mar do Caribe à beira do Madeira: a travessia de uma família de Barbados para o Brasil” está entre os finalistas do Prêmio Nacional de Af

Mileni Mota Rolim de Moura lança sua primeira obra na Bienal do Livro do Rio

Mileni Mota Rolim de Moura lança sua primeira obra na Bienal do Livro do Rio

 A advogada Mileni Mota Rolim de Moura lançou ontem, na Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, seu primeiro livro solo intitulada Entre Ni

A Literatura de Rondônia é destaque na Bienal Internacional do Livro do  Rio de Janeiro.

A Literatura de Rondônia é destaque na Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro.

A Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil (AJEB) - Coordenadoria Rondônia marcou presença na Bienal Internacional do Rio de Janeiro 2025 co

Gente de Opinião Quarta-feira, 18 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)