Terça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Prefeitura de Porto Velho divulga lista de selecionados no Edital Fernando Rocha 2023

Artistas e grupos convocados vão participar de eventos culturais de Porto Velho


Grupos folclóricos e juninos também foram selecionados - Gente de Opinião
Grupos folclóricos e juninos também foram selecionados

Foi publicado no Diário Oficial desta quarta-feira (25) a lista dos artistas e grupos culturais selecionados para se apresentarem nos eventos e projetos do Calendário Anual de Eventos da Fundação Cultural de Porto Velho (Funcultural). Os convocados foram selecionados através do Edital Cultural Fernando Rocha - Chamamento Público nº 003/2022.

O objetivo é fomentar e fortalecer as atividades as produções artísticas no município, por meio da valorização dos artistas e produtores locais em diversas áreas da cultura, “visando buscar e resgatar as raízes dos eventos característicos das comunidades, bairros, povoados e distritos”, destaca o trecho do edital divulgado pela Fundação Cultural do Município (Funcultural).

No total, 37 categorias de artistas e grupos culturais participaram do chamamento público, que teve 128 convocados. O edital detalha com precisão sobre valores de cachês para contratação de artistas e grupos por apresentação.

No total foram realizadas 149 inscrições entre artistas e grupos culturais, o que reflete um crescimento de 23% em relação aos dois últimos anos, o que se deve às estratégias da Funcultural em ampliar o acesso e ter, cada vez mais, os agentes e produtores culturais sintonizados e partícipes do sistema público de credenciamento e valorização da cultura.
Artes circenses, exibição de curta metragem, filme e documentários, grafite, poeta/literatura, repertório música infantil e seresta tiveram um convocado de cada. Chorinho, funk, gospel e grupos de matriz africana tiveram dois convocados. Para as apresentações de axé, capoeira, DJ, pintura e pop/rock são três convocados para cada. Para MPB são quatro selecionados e cinco para escolas de samba, rock, samba e pagode.

O edital também aponta seis selecionados para boi bumbá, oito para dança e voz e violão, onze para fanfarra, doze para sertanejo, teatro e para quadrilha junina. Além de 15 para forró. Veja a lista completa.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Mostra Amazônia Negra de Cinema inicia em novembro e percorre campi do IFRO com exibições, oficinas e mostra competitiva

Mostra Amazônia Negra de Cinema inicia em novembro e percorre campi do IFRO com exibições, oficinas e mostra competitiva

Inicia na terça-feira (4/11) a Mostra Amazônia Negra de Cinema, que será exibida em diferentes campi do Instituto Federal de Rondônia (IFRO). Com o

Escola Livre de Arte e Cultura Diversidade Amazônica capacita estudantes com oficina de grafite em RO

Escola Livre de Arte e Cultura Diversidade Amazônica capacita estudantes com oficina de grafite em RO

A arte urbana ganhou novas cores e significados em Vilhena e na Comunidade Quilombola de Santa Cruz, em Pimenteiras do Oeste (RO), por meio da ofici

Criativos: documentário de Rondônia homenageia artistas do estado e emociona plateia na noite de estreia

Criativos: documentário de Rondônia homenageia artistas do estado e emociona plateia na noite de estreia

Antes mesmo de iniciar a sessão de estreia do documentário “Criativos” o público presente teve uma prévia do que iria encontrar no curta-metragem. A

ACEMDA promove em novembro oficinas culturais gratuitas para crianças e adolescentes de Vilhena

ACEMDA promove em novembro oficinas culturais gratuitas para crianças e adolescentes de Vilhena

A Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA) vai promover, neste mês de novembro, o p

Gente de Opinião Terça-feira, 4 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)