Porto Velho (RO) segunda-feira, 20 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Prefeitura de Porto Velho cancela Baile Municipal



O presidente da Fundação Cultural de Porto Velho, Marcos Nobre Júnior (Marquinhos), anunciou na tarde desta de ontem, quinta-feira (29), o cancelamento do tradicional “Baile Municipal” 2015. O evento realizado anualmente e organizado pelo Município marca a abertura oficial dos festejos carnavalescos na capital de Rondônia.

De acordo com o presidente da Funcultural, o principal motivo para cancelar o baile este ano, é a necessidade que a prefeitura tem de economizar recursos para investir em outras áreas da cultura, como por exemplo a revitalização de todo o acervo da lendária Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM) e de outros monumentos históricos da cidade.

Nobre informa que a Funcultural elaborou projeto importante que visa revitalizar todos os monumentos históricos de Porto Velho. O trabalho de restauração será feito por uma empresa especializada com sede no Rio de Janeiro. “Não só o acervo da Madeira Mamoré, mas todos os nossos monumentos históricos serão revitalizados, algo inédito na nossa Capital”, disse.

Ele lamentou o fato de gestões anteriores não terem dado o devido valor e importância ao patrimônio que conta a história de Rondônia e de Porto Velho. Nobre cita como exemplo do descaso com o “Mural dos Pioneiros”, que há quase uma década foi retirado do Trevo do Roque, devido ao início da construção dos viadutos e depois levado para um galpão. Ele garante que o projeto da Funcultural não somente vai restaurar, mas dar o devido valor a todo acervo histórico.
 
  Marcos Nobre acredita que o trabalho de restauração das peças históricas inicie já em fevereiro. “Até o final do ano muita coisa será feita”, comemora. Antes, porém, informa que será feito um levantamento minucioso de todo acervo e o que será necessário para restaurar cada peça.
 
  Além da necessidade de levantar recursos para restaurar o patrimônio histórico da Capital, Nobre também informa que devido ao corpo técnico da Funcultural estar envolvido em outras ações, não haveria tempo hábil para concluir o projeto do "Baile Municipal" e contratar a empresa para organizar o evento. “Nossa equipe tem muita boa vontade, mas chegou a conclusão ser mais proveitoso investir na Estrada de Ferro e demais monumentos”, finalizou.
 
Mural
 
  O Mural dos Pioneioros foi construído para homenagear os desbravadores do estado de Rondônia. São oito placas de cimento esculpidas em alto relevo que retratam a saga dos seringueiros e a construção da EFMM, dentre outros desbravadores. As placas foram instaladas em pontos estratégicos e podiam ser visualizadas por quem chegava ou saía de Porto Velho pela BR-364.
 
Fonte: Augusto José 
 

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio