Terça-feira, 10 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Prefeitura conclui 1ª restauração de monumento histórico


 A Prefeitura de Porto Velho conclui esta semana a restauração do primeiro monumento histórico inserido nessa fase inicial de revitalizações. Conforme o presidente da Fundação Cultural do Município (Funcultural), Marcos Nobre, o trabalho está sendo realizado pelo artista plástico Júlio Carvalho, idealizador e construtor da obra de arte “Abraço de Ferro”.
 
 Nobre informa que faltam apenas alguns detalhes para que a revitalização do “Abraço de Ferro” seja finalizada. Os trabalhos de restauração da peça estão sendo realizados no pátio da Secretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb), ao lado do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, no Setor Industrial, zona Norte.
 
 O monumento estava instalado na rotatória das Avenidas Lauro Sodré e Imigrantes, de onde foi retirado para dar lugar a um semáforo, com objetivo de proporcionar mais segurança no trânsito. Nobre espera reinstalar o “Abraço de Ferro” ainda esta semana. Um dos locais mais prováveis, segundo o presidente da Funcultural, é a Avenida Jorge Teixeira, em frente ao novo prédio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). “Por ser uma via de trânsito intenso, uma das portas de entrada da cidade, acreditamos que ali terá muita visibilidade”, afirmou.
 
 Depois da restauração e instalação dessa primeira obra, a próxima será o “Índio de Ferro”, também construído por Júlio Carvalho. A peça está instalada na BR-364 sentido Cuiabá, no retorno para o bairro Ulysses Guimarães, região Leste. Outros dois monumentos históricos serão revitalizados nessa primeira etapa, o “Mural dos Pioneiros”, que ficava no Trevo do Roque e foi retirado por causa da construção dos elevados, e o “Mural dos Imigrantes”, na Praça Marechal Rondon, centro de Porto velho.
 
 A restauração dessas quatro peças históricas iniciaram há cerca de 30 dias e vão custar R$ R$ 91 mil aos cofres da Funcultural. Pelo prazo estabelecido, ainda restam 60 dias de muito trabalho. A ação faz parte do programa de valorização da cultura e da história do Município.
 
 Nobre garante que a gestão do prefeito Mauro Nazif tem projeto para revitalizar todos os monumentos históricos da capital de Rondônia. “O passo seguinte será o acervo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré”, anunciou.
 
Fonte:  Augusto José
 
 
 
 

 
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 10 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

CEPC/RO inicia escutas setoriais para construção do PAR da PNAB – Ciclo 2

CEPC/RO inicia escutas setoriais para construção do PAR da PNAB – Ciclo 2

Têm início hoje (10) as escutas setoriais que irão subsidiar a SEJUCEL na construção do Plano de Aplicação de Recursos (PAR) da Política Nacional Al

Pirarucu do Madeira reúne famílias e celebra a tradição do Carnaval

Pirarucu do Madeira reúne famílias e celebra a tradição do Carnaval

“Ô abre alas que eu quero passar…”, ao som contagiante das marchinhas de Carnaval, o bloco Pirarucu do Madeira tomou conta das ruas de Porto Velho em

Presidente da Câmara de Jaboticabal SP recebe escritoras da AJEB-RO

Presidente da Câmara de Jaboticabal SP recebe escritoras da AJEB-RO

O presidente da Câmara Municipal de Jaboticabal, Ronaldo Peruci, recebeu as escritoras Luciana Barbieri e Rosângela Arend, representantes da AJEB-RO

Concessão do Teatro Guaporé para o TJ escancara política histórica de abandono da cultura em Rondônia, segundo CEPC/RO

Concessão do Teatro Guaporé para o TJ escancara política histórica de abandono da cultura em Rondônia, segundo CEPC/RO

O Conselho Estadual de Política Cultural de Rondônia (CEPC/RO) manifesta preocupação com a decisão do Governo do Estado de conceder o Teatro Guaporé

Gente de Opinião Terça-feira, 10 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)