Porto Velho (RO) sexta-feira, 1 de julho de 2022
×
Gente de Opinião

Cultura

Prefeitura comemora Dia Nacional da Cultura com vários espetáculos abertos público


 
Para comemorar o Dia Nacional da Cultura, a prefeitura de Porto Velho e a Fundação Cultural Iaripuna fizeram uma programação que será desenvolvida ao longo do dia desta sexta-feira, seguindo até a noite. No período da manhã e a tarde, os eventos acontecerão na praça Getúlio Vargas, no centro, local em que acontece uma feira cultural, desde as 10hs, com a exposição de artesanatos, artes plásticas, apresentação de grupos de capoeira, entre outras atividades culturais.

A noite, o local que será desenvolvida a programação é o Mercado Cultural, espaço tradicional que concentra grande parte das atividades artísticas da cidade, por ser um dos principais pontos históricos e turísticos de Porto Velho. No local serão apresentados espetáculos musicais com artistas da terra e convidados dos municípios de Ji-Paraná e Cacoal. “Essa foi a forma que encontramos para festejar essa data tão importante para quem faz parte desse segmento, como os produtores culturais, os artistas, músicos, compositores, atores e todas aquelas pessoas que por dedicação exclusiva, fazem doação de parte do seu tempo, se empenham em fazer com que tenhamos dias melhores, alegrando a nossa vida com seus espetáculos de música, teatro, dança ou com seus filmes, livros, artesanatos e outras manifestações culturais, principalmente as populares como o folclore”, salientou o presidente da Fundação Iaripuna, Altair dos Santos Lopes, o “Tatá”.

Programação

Na seqüência da programação, após a abertura da exposição de artes plásticas, às 10h, iniciou a apresentação da roda de capoeira, encerrando as atividades pela parte da manhã. No período da tarde ficará aberta a Feira de Artesanatos para visitação pública.

No início da noite, às 18h, acontecerá a solenidade oficial de abertura do evento que está sendo realizado em parceria com a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). Para a ocasião está previsto o discurso do presidente da Fundação Iaripuna, Altair Lopes e do secretário da Secel, Jucélis Freitas.

Às 19h30min inicia, no Mercado Cultural, a série de shows musicais com a apresentação do grupo Prisma Luminoso. A partir das 20h, começam as apresentações das bandas musicais, dos artistas locais e dos grupos de dança. Às 20h30min, sobe ao palco do Mercado Cultural o grupo Fina Flor do Samba. Às 23h, o maestro Fontenelle comanda a apresentação do Quarteto de Ji-Paraná. A programação se encerrará por volta das 24h com o show de Os Anjos da Madrugada.

Política cultural

O presidente da Fundação Cultural Iaripuna, Altair Lopes, adiantou que desde o primeiro mandato do prefeito Roberto Sobrinho, as ações do município nessa área passaram a ser realizadas em duas vertentes, Uma delas é voltada à visibilidade dos trabalhos dos artistas locais junto ao público da capital. “O objetivo é dar ênfase à produção local colocando em cena os nossos produtores culturais que por longos anos viveram escondidos por causa da falta de apoio às suas produções”, afirmou Tatá.

Na outra ponta, a prefeitura trabalha a organização do setor na elaboração da Lei de Incentivo à Cultura, instrumento pelo qual, os artistas e produtores culturais locais passarão a ter um mecanismo para buscar financiamento para a execução dos seus trabalhos. A minuta do projeto já está pronta e deverá ser encaminhada à apreciação do prefeito Roberto Sobrinho, ainda este mês. Na seqüência, a proposta será enviada para votação na Câmara Municipal. “Com a Lei de Incentivo, os artistas portovelhenses poderão buscar recursos públicos, principalmente federais, disponibilizados através de editais. Mas para isso, eles precisarão se organizar para poder elaborar seus projetos, porque sem projetos não há como ter acesso à esses recursos. Existem hoje vários agentes financiadores, como o próprio Ministério da Cultura, a Petrobrás e outras instituições públicas”, disse o presidente da fundação.

Como forma de fortalecer os segmentos culturais na capital de Rondônia, Tatá defende ainda a criação do Conselho Municipal, do Plano Municipal e do Fundo Municipal de Cultura, propostas que também estão sendo apresentadas ao prefeito. Os três também são mecanismos importantes para a viabilização dos projetos, como é o caso do fundo, que será criado para a captação dos recursos para investimentos no setor.

O 05 de novembro

O Dia Nacional da Cultura Brasileira foi instituído pela Lei Federal nº 5.579, de 19 de maio de 1970 e celebra o nascimento de um dos mais importantes personagens da História do Brasil, Rui Barbosa, intelectual, jurista, político e jornalista, que nasceu dia 5 de novembro de 1849. A trajetória desse brasileiro registra não só sua inteligência privilegiada, mas também sua grande capacidade de trabalho. Participou de todas as grandes questões de sua época e da própria fundação da República. Liberal nato, orador e estudioso da língua portuguesa foi presidente da Academia Brasileira de Letras em substituição a Machado de Assis. Sua produção intelectual é vastíssima, representou o Brasil com brilhantismo na Segunda Conferência Internacional da Paz, em Haia, na Holanda, em 1907.

Fonte: Joel Elias
 

Mais Sobre Cultura

Ações de incentivo à juventude, cultura, esporte e lazer destacaram a missão do Governo de Rondônia

Ações de incentivo à juventude, cultura, esporte e lazer destacaram a missão do Governo de Rondônia

A Sejucel conta com mais de 700 jovens participando do projeto “Juventude Solidária”, com a finalidade de desenvolver ações cívico-sociais pelo Estado

Dia 29/06 tem lançamento de clipe tecnobrega do grupo As de Saias

Dia 29/06 tem lançamento de clipe tecnobrega do grupo As de Saias

O grupo As de Saias se prepara para o lançamento do videoclipe da canção tecnobrega “Nó”, dirigido por Juraci Júnior, em uma co-produção entre Casa

Projeto Sesc 52 leva programação literária em suas últimas semanas de circulação no interior de Rondônia

Projeto Sesc 52 leva programação literária em suas últimas semanas de circulação no interior de Rondônia

O Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/IFPE de Rondônia, por meio do Sesc/RO, reafirmando seu objetivo de integração, inclusão social e fomentador da cultu

Cia de Artes Ji-paranaense apresenta nos dias 27 e 28 de junho espetáculo inspirado na migração de mulheres no ciclo da borracha.

Cia de Artes Ji-paranaense apresenta nos dias 27 e 28 de junho espetáculo inspirado na migração de mulheres no ciclo da borracha.

Desde sua criação a Cia Clandestinos de Artes vem abordando temáticas de grande importância que vão desde assuntos da esfera intimista como também n