Porto Velho (RO) sexta-feira, 24 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Prefeitura comemora Dia Nacional da Cultura



 A prefeitura de Porto Velho realiza programação especial nesta sexta feira (5), para comemorar o Dia Nacional da Cultura. O evento acontece a partir das 20 horas, no Mercado Cultural, durante o espetáculo musical intitulado “A Fina Flor do Samba”, com a parceria de Ernesto Melo e da secretaria de Estado de Cultura, Esportes e Lazer (Secel).

Segundo explicou a vice-presidente da Fundação Cultural Iaripuna, Berenice Simão, a comemoração será marcada pelo encontro de grandes nomes da música regional, numa apresentação inédita entre estes artistas. “É a primeira vez que o município comemora essa data tão especial para os artistas com um evento dessa magnitude”, enfatiza.

Além das apresentações de intérpretes e músicos de Porto Velho e do interior do Estado, haverá exposição de diversos trabalhos produzidos por artesãos e artistas plásticos da capital. “Esse evento é mais uma demonstração do trabalho que a prefeitura tem feito para valorizar os artistas locais e a cultura regional”, destaca.

Berenice Simão também falou da construção dos espaços para eventos culturais na gestão do prefeito Roberto Sobrinho. Citou como exemplos, o Teatro Banzeiros e o Mercado Cultural. Ela disse que o município tem avançado na valorização, fomento, produção e divulgação dos artistas locais de uma forma geral, desde o artesanato, a música, a dança, teatro e tantas outras expressões culturais.

 

Patrimônio Histórico

Outra demonstração de que a prefeitura valoriza a cultura e a história da região são as ações desenvolvidas para restaurar o patrimônio histórico. Berenice lembrou as obras de recuperação de todo o complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, Mercado Central, o próprio Mercado Cultural e a Praça das Caixas D’água.

De acordo com a vice presidente da Fundação Iaripuna, o resgate da cultura e dos costumes também podem ser percebidos através das inúmeras oficinas, cursos realizados e promoção de eventos em regiões mais afastadas da área central. “Falta de incentivo e apoio não falta. A prefeitura cada vez mais está consolidando uma expressão artística de qualidade, valorizando o regional e isso tem atraído o público e os artistas”, finalizou.

Fonte: Augusto José

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio