Quarta-feira, 3 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Prefeitura comemora Dia Nacional da Cultura



 A prefeitura de Porto Velho realiza programação especial nesta sexta feira (5), para comemorar o Dia Nacional da Cultura. O evento acontece a partir das 20 horas, no Mercado Cultural, durante o espetáculo musical intitulado “A Fina Flor do Samba”, com a parceria de Ernesto Melo e da secretaria de Estado de Cultura, Esportes e Lazer (Secel).

Segundo explicou a vice-presidente da Fundação Cultural Iaripuna, Berenice Simão, a comemoração será marcada pelo encontro de grandes nomes da música regional, numa apresentação inédita entre estes artistas. “É a primeira vez que o município comemora essa data tão especial para os artistas com um evento dessa magnitude”, enfatiza.

Além das apresentações de intérpretes e músicos de Porto Velho e do interior do Estado, haverá exposição de diversos trabalhos produzidos por artesãos e artistas plásticos da capital. “Esse evento é mais uma demonstração do trabalho que a prefeitura tem feito para valorizar os artistas locais e a cultura regional”, destaca.

Berenice Simão também falou da construção dos espaços para eventos culturais na gestão do prefeito Roberto Sobrinho. Citou como exemplos, o Teatro Banzeiros e o Mercado Cultural. Ela disse que o município tem avançado na valorização, fomento, produção e divulgação dos artistas locais de uma forma geral, desde o artesanato, a música, a dança, teatro e tantas outras expressões culturais.

 

Patrimônio Histórico

Outra demonstração de que a prefeitura valoriza a cultura e a história da região são as ações desenvolvidas para restaurar o patrimônio histórico. Berenice lembrou as obras de recuperação de todo o complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, Mercado Central, o próprio Mercado Cultural e a Praça das Caixas D’água.

De acordo com a vice presidente da Fundação Iaripuna, o resgate da cultura e dos costumes também podem ser percebidos através das inúmeras oficinas, cursos realizados e promoção de eventos em regiões mais afastadas da área central. “Falta de incentivo e apoio não falta. A prefeitura cada vez mais está consolidando uma expressão artística de qualidade, valorizando o regional e isso tem atraído o público e os artistas”, finalizou.

Fonte: Augusto José

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 3 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Mercado Cultural marca o Dia do Samba nesta quarta-feira (03)

Mercado Cultural marca o Dia do Samba nesta quarta-feira (03)

O Mercado Cultural recebe nesta quarta-feira (03) uma programação em homenagem ao Dia do Samba. O evento reunirá o público que acompanha o ritmo, com

Em noite de abertura, Salão Itiquira de Arte Contemporânea premia artistas visuais em Goiás

Em noite de abertura, Salão Itiquira de Arte Contemporânea premia artistas visuais em Goiás

A noite de abertura do 1º Salão Itiquira de Arte Contemporânea foi marcada pela premiação de artistas responsáveis por ressignificar, abraçar e diss

Flávio Dutka e o “Microcosmos”: Pontos, Cores e a Pesquisa Estética na Amazônia

Flávio Dutka e o “Microcosmos”: Pontos, Cores e a Pesquisa Estética na Amazônia

A exposição “Microcosmos”, do artista plástico Flávio Dutka, com mais de 85 obras a ser realizada na Casa de Cultura Ivan Marrocos, em Porto Velho (

Banda porto-velhense Erudica anuncia turnê europeia em 2026 após estreia em festival de Portugal

Banda porto-velhense Erudica anuncia turnê europeia em 2026 após estreia em festival de Portugal

A música pesada de Porto Velho acaba de alcançar novos horizontes. A banda Erudica, formada na capital rondoniense, anunciou oficialmente sua turnê

Gente de Opinião Quarta-feira, 3 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)