Sábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Prefeitura apóia intercâmbio cultural entre Brasil e Itália


Prefeitura apóia intercâmbio cultural entre Brasil e Itália - Gente de Opinião

A prefeitura de Porto Velho, através da Fundação Cultural Iaripuna, está apoiando o intercâmbio cultural entre o Brasil e a Itália. O projeto original é da Fundação São Thiago Maior, sediada no Bairro JK, que levará 30 pessoas para a Itália. Durante um mês ensinarão os ritmos amazônicos de boi Bumbá, Forró, Quadrilhas, Capoeira e Teatro. A comitiva é formada pela coreógrafa da Rádio Farol, dançarinos e professores. O apoio principal da Iaripuna vem das passagens de 20 pares de dançarinos que compõem o grupo. “A atenção que recebemos da prefeitura e do presidente da Iaripuna Altair dos Santos (Tatá), foi fundamental. Ele abraçou a causa e juntos, prefeitura, São Thiago Maior, Rádio Farol e os grupos folclóricos Diz-Farsa e Juabp, estaremos finalmente realizando este projeto que levará os nomes de Rondônia e de Porto Velho para a Itália. Não posso deixar de fora os nomes da Berenice e do Gregório, que também lutaram muito para esta viagem acontecer ainda este ano”, apontou Vilmar Pereira, coordenador teatral Diz-Farsa.

O grupo partirá para o outro continente no dia 31 deste mês e ficará hospedado em uma casa em Roma, onde será visitado por outros grupos culturais italianos para estudarem os métodos e os estilos de danças e de teatros brasileiros. Antes da viagem os grupos teatrais Diz-Farsa, Juabp e Rádio Farol se apresentaram, nesta quarta-feira (29), no teatro municipal Banzeiros, em Porto Velho.

A Fundação Iaripuna ofereceu apoio logístico ao projeto, cedendo espaço para os grupos teatrais e folclóricos no teatro Banzeiros, para realização de oficinas, compra das passagens de ida e volta dos 20 pares, e de intenso trabalho de articulação junto com a prefeitura e parceiros.

No mês de agosto deste ano, a primeira dama do município, Lucilene Peixoto, representou o prefeito Roberto Sobrinho em uma reunião com o padre Enzo Mágano que na ocasião visitava a capital, trazendo a proposta de realizar o intercâmbio entre os artistas de Porto Velho e da Itália. Quatro meses após o encontro, o projeto se tornou realidade e para Lucilene, "o prefeito Roberto Sobrinho apoiou totalmente esta ação que destaca e divulga a cultura local em outro país. Quero parabenizar ao padre Enzo, que trouxe esta idéia, ao presidente da Fundação e todos que direta ou indiretamente estão vencendo este desafio e desejar muita sorte para todos e todas lá na Itália”, disse a primeira dama.

A apresentação no palco do Teatro Banzeiros, foi uma prévia do que será mostrado e ensinado em Roma. A abertura e o encerramento, foi marcada pelo jogo de capoeira, as apresentações musicais foram interpretadas na voz da cantora Cíntia Carvalho, que apresentou um poutpourri de ritmos amazônicos e as músicas tocadas pelo musicista André di Paula.

Os grupos apresentaram trechos de quadrilhas, carimbo, forró e toadas de boi. “Cada apresentação é marcada por uma dupla principal especializada no estilo. Os demais pares aprenderam todos os ritmos, e assim, sucessivamente formamos este grupo para fazermos o intercâmbio”, explicou Vilmar Pereira.

De cada estilo musical e artístico foi explicado para o público sobre sua origem e evolução.

Fonte: Fabrícius Bariani
Fotos: Quintela


 

Gente de OpiniãoSábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Porto Velho recebe lançamento oficial da Jornada Literária de Nina Macaca com estreia de audiolivro, videobook e e-book

Porto Velho recebe lançamento oficial da Jornada Literária de Nina Macaca com estreia de audiolivro, videobook e e-book

A Jornada Literária de Nina Macaca pelas Periferias Amazônicas chega a Porto Velho para o lançamento oficial de todos os produtos que integram o proj

Pontão de Cultura Associação Diversidade Amazônica promove oficinas de fotografia e rodas de conversa em Vilhena

Pontão de Cultura Associação Diversidade Amazônica promove oficinas de fotografia e rodas de conversa em Vilhena

O Pontão de Cultura Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA) iniciou, neste mês de

Curta rondoniense em LIBRAS estreia em Porto Velho com foco na inclusão da comunidade surda

Curta rondoniense em LIBRAS estreia em Porto Velho com foco na inclusão da comunidade surda

Um curta-metragem totalmente comunicado em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) com elenco formado majoritariamente por atores surdos. Essa é a prop

 Happy Hour Cultural: projeto inovador promove o bem-estar no ambiente de trabalho na UNIR

Happy Hour Cultural: projeto inovador promove o bem-estar no ambiente de trabalho na UNIR

O Campus Porto Velho da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) recebeu, recentemente, o Happy Hour Cultural, evento idealizado para promover o bem-

Gente de Opinião Sábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)