Porto Velho (RO) domingo, 15 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Cultura

Prefeitura apóia intercâmbio cultural entre Brasil e Itália


Prefeitura apóia intercâmbio cultural entre Brasil e Itália - Gente de Opinião

A prefeitura de Porto Velho, através da Fundação Cultural Iaripuna, está apoiando o intercâmbio cultural entre o Brasil e a Itália. O projeto original é da Fundação São Thiago Maior, sediada no Bairro JK, que levará 30 pessoas para a Itália. Durante um mês ensinarão os ritmos amazônicos de boi Bumbá, Forró, Quadrilhas, Capoeira e Teatro. A comitiva é formada pela coreógrafa da Rádio Farol, dançarinos e professores. O apoio principal da Iaripuna vem das passagens de 20 pares de dançarinos que compõem o grupo. “A atenção que recebemos da prefeitura e do presidente da Iaripuna Altair dos Santos (Tatá), foi fundamental. Ele abraçou a causa e juntos, prefeitura, São Thiago Maior, Rádio Farol e os grupos folclóricos Diz-Farsa e Juabp, estaremos finalmente realizando este projeto que levará os nomes de Rondônia e de Porto Velho para a Itália. Não posso deixar de fora os nomes da Berenice e do Gregório, que também lutaram muito para esta viagem acontecer ainda este ano”, apontou Vilmar Pereira, coordenador teatral Diz-Farsa.

O grupo partirá para o outro continente no dia 31 deste mês e ficará hospedado em uma casa em Roma, onde será visitado por outros grupos culturais italianos para estudarem os métodos e os estilos de danças e de teatros brasileiros. Antes da viagem os grupos teatrais Diz-Farsa, Juabp e Rádio Farol se apresentaram, nesta quarta-feira (29), no teatro municipal Banzeiros, em Porto Velho.

A Fundação Iaripuna ofereceu apoio logístico ao projeto, cedendo espaço para os grupos teatrais e folclóricos no teatro Banzeiros, para realização de oficinas, compra das passagens de ida e volta dos 20 pares, e de intenso trabalho de articulação junto com a prefeitura e parceiros.

No mês de agosto deste ano, a primeira dama do município, Lucilene Peixoto, representou o prefeito Roberto Sobrinho em uma reunião com o padre Enzo Mágano que na ocasião visitava a capital, trazendo a proposta de realizar o intercâmbio entre os artistas de Porto Velho e da Itália. Quatro meses após o encontro, o projeto se tornou realidade e para Lucilene, "o prefeito Roberto Sobrinho apoiou totalmente esta ação que destaca e divulga a cultura local em outro país. Quero parabenizar ao padre Enzo, que trouxe esta idéia, ao presidente da Fundação e todos que direta ou indiretamente estão vencendo este desafio e desejar muita sorte para todos e todas lá na Itália”, disse a primeira dama.

A apresentação no palco do Teatro Banzeiros, foi uma prévia do que será mostrado e ensinado em Roma. A abertura e o encerramento, foi marcada pelo jogo de capoeira, as apresentações musicais foram interpretadas na voz da cantora Cíntia Carvalho, que apresentou um poutpourri de ritmos amazônicos e as músicas tocadas pelo musicista André di Paula.

Os grupos apresentaram trechos de quadrilhas, carimbo, forró e toadas de boi. “Cada apresentação é marcada por uma dupla principal especializada no estilo. Os demais pares aprenderam todos os ritmos, e assim, sucessivamente formamos este grupo para fazermos o intercâmbio”, explicou Vilmar Pereira.

De cada estilo musical e artístico foi explicado para o público sobre sua origem e evolução.

Fonte: Fabrícius Bariani
Fotos: Quintela


 

Mais Sobre Cultura

Filme Caçambada Cutuba estréia nesta sexta-feira, 13

Filme Caçambada Cutuba estréia nesta sexta-feira, 13

O filme documentário Caçambada Cutuba estréia nesta sexta-feira, 13 de setembro, às 19h30, no Teatro Guaporé, em Porto Velho, com entrada gratuita.C

 Festas Às Nações acontece no Porto Velho shopping

Festas Às Nações acontece no Porto Velho shopping

O festival gastronômico internacional que está na sua 8ª edição reúne a culinária típica de diversas nacionalidades estrangeiras, com o propósito de i

Um Show de Chorinho, com grandes músicos mineiros, no Buraco doCcandiru

Um Show de Chorinho, com grandes músicos mineiros, no Buraco doCcandiru

A Confraria dos Amigos do Buraco do Candiru irá receber, neste sábado, dia 7 de setembro, a partir das 16:00 h, no Buraco do Candiru (Rua Guiana, 28

Festival Palco Giratório de 07 A 27 de setembro - A Difusão e e intercâmbio das Artes Cênicas em Rondônia

Festival Palco Giratório de 07 A 27 de setembro - A Difusão e e intercâmbio das Artes Cênicas em Rondônia

PALCO GIRATÓRIO XXII EDIÇÃOO Palco Giratório é reconhecido no cenário cultural brasileiro como um importante projeto de difusão e intercâmbio das Ar