Porto Velho (RO) domingo, 23 de fevereiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Prefeitura apóia intercâmbio cultural entre Brasil e Itália


Prefeitura apóia intercâmbio cultural entre Brasil e Itália - Gente de Opinião

A prefeitura de Porto Velho, através da Fundação Cultural Iaripuna, está apoiando o intercâmbio cultural entre o Brasil e a Itália. O projeto original é da Fundação São Thiago Maior, sediada no Bairro JK, que levará 30 pessoas para a Itália. Durante um mês ensinarão os ritmos amazônicos de boi Bumbá, Forró, Quadrilhas, Capoeira e Teatro. A comitiva é formada pela coreógrafa da Rádio Farol, dançarinos e professores. O apoio principal da Iaripuna vem das passagens de 20 pares de dançarinos que compõem o grupo. “A atenção que recebemos da prefeitura e do presidente da Iaripuna Altair dos Santos (Tatá), foi fundamental. Ele abraçou a causa e juntos, prefeitura, São Thiago Maior, Rádio Farol e os grupos folclóricos Diz-Farsa e Juabp, estaremos finalmente realizando este projeto que levará os nomes de Rondônia e de Porto Velho para a Itália. Não posso deixar de fora os nomes da Berenice e do Gregório, que também lutaram muito para esta viagem acontecer ainda este ano”, apontou Vilmar Pereira, coordenador teatral Diz-Farsa.

O grupo partirá para o outro continente no dia 31 deste mês e ficará hospedado em uma casa em Roma, onde será visitado por outros grupos culturais italianos para estudarem os métodos e os estilos de danças e de teatros brasileiros. Antes da viagem os grupos teatrais Diz-Farsa, Juabp e Rádio Farol se apresentaram, nesta quarta-feira (29), no teatro municipal Banzeiros, em Porto Velho.

A Fundação Iaripuna ofereceu apoio logístico ao projeto, cedendo espaço para os grupos teatrais e folclóricos no teatro Banzeiros, para realização de oficinas, compra das passagens de ida e volta dos 20 pares, e de intenso trabalho de articulação junto com a prefeitura e parceiros.

No mês de agosto deste ano, a primeira dama do município, Lucilene Peixoto, representou o prefeito Roberto Sobrinho em uma reunião com o padre Enzo Mágano que na ocasião visitava a capital, trazendo a proposta de realizar o intercâmbio entre os artistas de Porto Velho e da Itália. Quatro meses após o encontro, o projeto se tornou realidade e para Lucilene, "o prefeito Roberto Sobrinho apoiou totalmente esta ação que destaca e divulga a cultura local em outro país. Quero parabenizar ao padre Enzo, que trouxe esta idéia, ao presidente da Fundação e todos que direta ou indiretamente estão vencendo este desafio e desejar muita sorte para todos e todas lá na Itália”, disse a primeira dama.

A apresentação no palco do Teatro Banzeiros, foi uma prévia do que será mostrado e ensinado em Roma. A abertura e o encerramento, foi marcada pelo jogo de capoeira, as apresentações musicais foram interpretadas na voz da cantora Cíntia Carvalho, que apresentou um poutpourri de ritmos amazônicos e as músicas tocadas pelo musicista André di Paula.

Os grupos apresentaram trechos de quadrilhas, carimbo, forró e toadas de boi. “Cada apresentação é marcada por uma dupla principal especializada no estilo. Os demais pares aprenderam todos os ritmos, e assim, sucessivamente formamos este grupo para fazermos o intercâmbio”, explicou Vilmar Pereira.

De cada estilo musical e artístico foi explicado para o público sobre sua origem e evolução.

Fonte: Fabrícius Bariani
Fotos: Quintela


 

Mais Sobre Cultura

Tudo pronto para o desfile da Banda do Vai Quem Quer

Tudo pronto para o desfile da Banda do Vai Quem Quer

A presidente do maior bloco de carnaval de rua da Região Norte do país, Siça Andrade, confirma que já está tudo pronto para a Banda invadir as ruas e

ExpoPorto 2020 inicia preparativos com a proposta de trazer novidades

ExpoPorto 2020 inicia preparativos com a proposta de trazer novidades

Com previsão de acontecer em agosto deste ano, a Exposição Agropecuária Festa Tecnológica de Porto Velho (ExpoPorto) promete trazer grandes novida

Mercado Cultural terá cinco eventos em três dias de folia

Mercado Cultural terá cinco eventos em três dias de folia

A prefeitura de Porto Velho, através da Fundação Cultural (FUNCULTURAL) preparou uma super programação de Carnaval que inclui atividades para crianças

Liga sai em defesa dos blocos carnavalescos de trio elétrico de Porto Velho

Liga sai em defesa dos blocos carnavalescos de trio elétrico de Porto Velho

O presidente da Liga dos Blocos Carnavalescos de Porto Velho Mavignier Ferro falou na manhã desta quarta-feira sobre a intenção de alguns ativistas cu