Quarta-feira, 15 de abril de 2015 - 13h14
O prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif, reuniu-se com o assessor do Ministério da Cultura (Minc), Fred Maia, que está em visita a Porto Velho para tratar de assuntos concernentes à implantação de políticas públicas voltadas à cultura tanto no âmbito da capital quanto em todo o estado de Rondônia.
O presidente da Fundação Cultural do Município (Funcultural), Marcos Nobre, que intermediou o encontro, disse que a vinda de Fred Maia sinaliza tempos favoráveis para a cultura local. “Temos hoje condições reais de tornarmos possíveis muitos sonhos que tínhamos para a cultura do município. Estamos construindo uma relação mais forte com o Ministério da Cultura e por meio dessa visita do assessor direto do ministro, que veio propor maior cooperação e novos incrementos aos projetos da atual gestão, esse laço se fortalece ainda mais”, afirmou.
Segundo o assessor do Minc, para estabelecer ações cooperativas mais efetivas com o Governo Federal, o município de Porto Velho precisa adequar-se a uma série de requisitos, estabelecidos por meio do programa Cultura Viva, criado oficialmente em 2014.
Os municípios precisam estabelecer políticas de cultura, tais como existem para saúde e educação, e passarem a constituir uma plataforma sistêmica de cultura. É preciso estabelecer um órgão gestor da cultura, que no caso de Porto Velho é a Fucultural, criar um fundo municipal e um conselho municipal para cultura. O papel do conselho é o de acompanhar as ações e definir planejamentos. Todo esse sistema passa então a contar com o apoio do programa Cultura Viva, que é o novo Marco Regulatório a ser utilizado como a política de base do Sistema Nacional de Cultura (SNC) e estabelece a gestão compartilhada do Programa Cultura Viva entre União, estados e municípios. “Em Porto Velho precisam ser criados pontos e pontões de cultura, que são espaços permanentes de difusão de cultura. Estamos nos propondo a cooperar com essa iniciativa na cidade, de sorte que nossa visita tem um sentido bastante prático para o incremento da cultura local”, informou o assessor.
O prefeito assegurou sua intenção de investir no fomento à cultura e agradeceu a visita do assessor. Disse também que uma reunião com o ministro Juca Ferreira está sendo providenciada, a fim de que Porto Velho logre uma relação mais efetiva com esse setor do Governo Federal, para que consistentes recursos possam aplicados para essa área da gestão municipal.
Fonte: Renato Menghi
Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste
O curta-metragem documental “Saberes Nambiquaras: Tradição Cultural na Produção da Chicha e Beiju” foi exibido gratuitamente em escolas de Vilhena (

O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles
Aos 16 anos, Rafaela Oliveira carrega no violino muito mais que notas musicais. Aluna do CMACE Jorge Andrade há dois anos, ela encontrou na música um

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais
A força da palavra feminina ganhou destaque no recente lançamento da Coletânea Vozes Libertas – As mulheres falam e o mundo escuta, obra coordenada
Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)