Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Prefeito se reúne com assessor do Ministério da Cultura


 O prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif, reuniu-se com o assessor do Ministério da Cultura (Minc), Fred Maia, que está em visita a Porto Velho para tratar de assuntos concernentes à implantação de políticas públicas voltadas à cultura tanto no âmbito da capital quanto em todo o estado de Rondônia.

O presidente da Fundação Cultural do Município (Funcultural), Marcos Nobre, que intermediou o encontro, disse que a vinda de Fred Maia sinaliza tempos favoráveis para a cultura local. “Temos hoje condições reais de tornarmos possíveis muitos sonhos que tínhamos para a cultura do município. Estamos construindo uma relação mais forte com o Ministério da Cultura e por meio dessa visita do assessor direto do ministro, que veio propor maior cooperação e novos incrementos aos projetos da atual gestão, esse laço se fortalece ainda mais”, afirmou.

Segundo o assessor do Minc, para estabelecer ações cooperativas mais efetivas com o Governo Federal, o município de Porto Velho precisa adequar-se a uma série de requisitos, estabelecidos por meio do programa Cultura Viva, criado oficialmente em 2014.

Os municípios precisam estabelecer políticas de cultura, tais como existem para saúde e educação, e passarem a constituir uma plataforma sistêmica de cultura. É preciso estabelecer um órgão gestor da cultura, que no caso de Porto Velho é a Fucultural, criar um fundo municipal e um conselho municipal para cultura. O papel do conselho é o de acompanhar as ações e definir planejamentos. Todo esse sistema passa então a contar com o apoio do programa Cultura Viva, que é o novo Marco Regulatório a ser utilizado como a política de base do Sistema Nacional de Cultura (SNC) e estabelece a gestão compartilhada do Programa Cultura Viva entre União, estados e municípios. “Em Porto Velho precisam ser criados pontos e pontões de cultura, que são espaços permanentes de difusão de cultura. Estamos nos propondo a cooperar com essa iniciativa na cidade, de sorte que nossa visita tem um sentido bastante prático para o incremento da cultura local”, informou o assessor.

O prefeito assegurou sua intenção de investir no fomento à cultura e agradeceu a visita do assessor. Disse também que uma reunião com o ministro Juca Ferreira está sendo providenciada, a fim de que Porto Velho logre uma relação mais efetiva com esse setor do Governo Federal, para que consistentes recursos possam aplicados para essa área da gestão municipal.


Fonte:  Renato Menghi

Gente de OpiniãoTerça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Flor do Campo e Malhadinho encantam público em Guajará-Mirim, durante Festival Duelo na Fronteira

Flor do Campo e Malhadinho encantam público em Guajará-Mirim, durante Festival Duelo na Fronteira

O Bumbódromo Márcio Paz Manacho viveu no domingo (16), um dia marcante para a cultura de Guajará-Mirim, com as apresentações dos bois-bumbás Flor do C

“Ela Mora Logo Ali” representa Rondônia em eventos de destaque na Amazônia e na COP30

“Ela Mora Logo Ali” representa Rondônia em eventos de destaque na Amazônia e na COP30

O premiado curta-metragem “Ela Mora Logo Ali”, dirigido por Fabiano Barros e Rafael Rogante, segue conquistando espaços importantes no cenário audi

Público lota cinema na estreia de Catador de Sons e Barranco em Porto Velho

Público lota cinema na estreia de Catador de Sons e Barranco em Porto Velho

O curta-metragem Catador de Sons e o clipe musical Barranco foram exibidos pela primeira vez na noite da última quinta-feira (13), no espaço Tapiri

Arte, Identidade e Meio Ambiente: Estudantes Ribeirinhos Transformam a Amazônia em Poesia Visual no Projeto “Percepções Amazônicas”

Arte, Identidade e Meio Ambiente: Estudantes Ribeirinhos Transformam a Amazônia em Poesia Visual no Projeto “Percepções Amazônicas”

Em meio às águas extensas do Baixo Madeira, onde a floresta dita o ritmo da vida, um grupo de estudantes ribeirinhos encontrou na arte uma forma de

Gente de Opinião Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)