Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Prefeito ouve moradores e entrega uniformes



O prefeito Roberto Sobrinho antecipou a entrega de uniformes escolares às crianças do Núcleo de Educação Básica 1, na Avenida Campos Sales, bairro Eletronorte, na zona Sul de Porto Velho. Ele acatou sugestão de uma moradora do bairro, feita através do Programa Câmera 11 (TV Candelária/Rede Record), onde toda segunda feira participa do quadro “E Aí Prefeito?”. Na sexta feira (8), após participar de reunião com funcionários da escola e pais de alunos, o prefeito entregou o fardamento escolar.Prefeito ouve moradores e entrega uniformes  - Gente de Opinião

Roberto Sobrinho fez um rápido balanço dos investimentos na educação básica durante a sua gestão. “Em 2005, quando eu assumi a prefeitura, havia somente 2.200 crianças matriculadas na educação infantil. Hoje, temos mais de 10 mil”, afirmou. Ele também disse que decidiu doar uniformes porque muitos pais não têm condições de comprar o fardamento para os filhos. O prefeito ainda tirou dúvidas dos pais, prestou esclarecimentos sobre temas variados e anunciou a colocação de uma faixa de pedestre em frente à escola, para facilitar o acesso das crianças e dar mais segurança a elas.

Conforme a secretária municipal de educação, Fátima Ferreira, a prefeitura começou a entregar os uniformes escolares de 2011 em março. O cronograma estabelecido pela prefeitura prevê que todos serão entregues até o final de abril. Ela ainda explicou que houve atraso na entrega dos uniformes à Semed por parte da empresa fornecedora.

A supervisora da escola NEB 1, Fabiola Ramos disse que o estabelecimento atende 120 crianças de quatro a seis anos que fazem o pré 1, pré 2 e 1º ano do ensino fundamental. Ela declarou que somente os alunos que se matricularam este ano ainda não tinham o uniforme, entregue pela prefeitura desde o início da gestão de Roberto Sobrinho. A diretora da escola, Carmem Vanderléia, agradeceu ao prefeito, à secretária Fátima Ferreira, aos servidores e o apoio dos pais.

Mais benefícios

O prefeito também falou da parceria que fez com o governo federal para construir mais oito creches, o que vai possibilitar o atendimento de mais três mil crianças na Capital. Duas delas irão beneficiara a região Sul da Cidade, sendo uma no bairro Areia Branca e outra no próprio bairro Eletronorte. Os pais comemoraram com aplausos.

A respeito de outros benefícios para a zona Sul, o Roberto Sobrinho mencionou o mutirão de limpeza em parceria com o governo do estado, o asfaltamento de todas as ruas do bairro Conceição e também das ruas Bartolomeu Pereira, Jacinto, Jarauna, Juquinha, Mariana e Serra da Cotia, todos no bairro Eletronorte, sendo novamente aplaudido.

“E Aí Prefeito?”

Uma equipe da TV Candelária (canal 11), que acompanhou a reunião, aproveitou a oportunidade para gravar o quadro “E Aí Prefeito?”, que vai ao ar toda segunda feira, no programa Câmera 11, das 12 às 13h30min. Nesse quadro, Roberto Sobrinho responde as perguntas dos telespectadores e também fala de outras ações de seu governo.

Inicialmente, o prefeito respondeu indagações de moradores do distrito de Jacy-Paraná, a 90 quilômetros da Capital Porto Velho, sentido Acre. Suely dos Santos queria saber sobre o efetivo de professores para o distrito. O prefeito respondeu que recentemente contratou 300 educadores e 500 profissionais para a área de apoio, e que muitos deles foram designados para trabalhar na localidade.

Ao morador identificado somente por Isaias, que perguntou sobre a situação da saúde em Jacy, Roberto Sobrinho respondeu que já entregou uma unidade de saúde e vai construir nos próximos dias uma unidade de pronto atendimento. O prefeito ainda falou de outros benefícios para o distrito, como limpeza de ruas e pavimentação asfaltica.

Sobre educação, ao responder indagações do morador que se identificou como Reginaldo, o prefeito lembrou dos investimentos já feitos em Jacy, com destaque para a construção de uma nova escola de educação infantil, cujas obras estão em andamento. Ele também informou que o governo do estado firmou parceria para fazer novos investimentos e prometeu construir outra escola no distrito.

Extrema

O prefeito ainda respondeu indagações de moradores do distrito de Extrema, na divisa com o Acre, sobre as obras de asfaltamento da Rua Campo Grande, que foram paralisadas. Roberto Sobrinho disse que a empresa responsável abandonou a obra sem cumprir o contrato, mas outra empreiteira será contratada para executar os serviços. O prefeito também anunciou que vai construir uma unidade de saúde para atender a comunidade.

Roberto Sobrinho ainda comentou o reajuste médio de 14 a 21% concedido a todos os funcionários municipais. “Os servidores são peça chave nas ações da prefeitura e por isso merecem ser valorizados. Espero que os vereadores aprovem”, finalizou.

Fonte: Augusto José
Foto: Quintela


 

Gente de OpiniãoDomingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

"As Ribeirinhas": um Manifesto de Arte e Identidade Amazônica celebra 31 Anos da Casa de Cultura Ivan Marrocos

"As Ribeirinhas": um Manifesto de Arte e Identidade Amazônica celebra 31 Anos da Casa de Cultura Ivan Marrocos

A Casa de Cultura Ivan Marrocos, um dos pilares artísticos e culturais de Rondônia, veste-se de festa para celebrar seus 31 anos de existência com a

Escola Livre de Arte e Cultura Diversidade Amazônica capacita 50 alunos em oficina de vídeo documentário em RO

Escola Livre de Arte e Cultura Diversidade Amazônica capacita 50 alunos em oficina de vídeo documentário em RO

A Escola Livre de Arte e Cultura Diversidade Amazônica realizou a formação de 50 alunos na oficina de produção do vídeo documentário “Vídeo Amazônic

Mostra Amazônia Negra de Cinema inicia em novembro e percorre campi do IFRO com exibições, oficinas e mostra competitiva

Mostra Amazônia Negra de Cinema inicia em novembro e percorre campi do IFRO com exibições, oficinas e mostra competitiva

Inicia na terça-feira (4/11) a Mostra Amazônia Negra de Cinema, que será exibida em diferentes campi do Instituto Federal de Rondônia (IFRO). Com o

Escola Livre de Arte e Cultura Diversidade Amazônica capacita estudantes com oficina de grafite em RO

Escola Livre de Arte e Cultura Diversidade Amazônica capacita estudantes com oficina de grafite em RO

A arte urbana ganhou novas cores e significados em Vilhena e na Comunidade Quilombola de Santa Cruz, em Pimenteiras do Oeste (RO), por meio da ofici

Gente de Opinião Domingo, 9 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)