Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Ppkast #14 aborda o tema mulheres refugiadas e gastronomia


Ppkast #14 aborda o tema mulheres refugiadas e gastronomia - Gente de Opinião

Na próxima sexta-feira, 09 de abril, o PPKast - podcast portovelhense produzido e apresentado por mulheres - destaca a situação de refugiadas,  que deixaram seu país de origem e buscaram acolhimento em terras brasileiras, especialmente na Região Norte. Os motivos são inúmeros, desde dificuldade de acesso a alimentação, guerras, catástrofes naturais e até perseguições políticas.

 

Convidadas

O PPKAST #14 tem como convidada Cintia Bartolomeu, bacharel em história pela Universidade Federal de Rondônia, advogada, defensora e ativista dos direitos humanos, mãe e instrumentista. Busca, através do seu trabalho, assessorar mulheres que estão em busca de ajuda.

O episódio traz ainda a participação especial de Carol Zemuner, que além de apresentadora do PPKast, é advogada. Presta assessoria como voluntária de orientação jurídica para refugiados, na Cáritas Porto Velho, instituição que traça estratégias de acolhimento e projetos que possam dar suporte a refugiados, quanto a imigrantes.

 

Venezuelanos e haitianos

O fluxo migratório de refugiados na Região Norte teve maior volume a partir de 2010, após o terremoto catastrófico que atingiu o Haiti, causando a morte de mais de 100 mil pessoas e deixando pelo menos um milhão de desabrigados, além de feridos. Sem perspectivas de futuro no país de origem, muitos buscaram em outras terras uma chance de recomeço.

A crise política, econômica e humanitária na Venezuela motivou o deslocamento de milhares de pessoas que buscaram também no Brasil uma nova oportunidade, pois já não era possível nem ter acesso a alimentação e nem aos mínimo para subsistência. Inicialmente a principal porta de entrada foi Roraima, que faz fronteira com o país, mas outros estados da região Norte também começaram a receber essa população.

Nesse contexto, as mulheres foram as mais impactadas, pela vulnerabilidade a que são expostas, muitas com crianças pequenas e sem a devida orientação em terras brasileiras. Até a comunicação é afetada, pois muitas não falam língua portuguesa, além de terem que lidar com o choque cultural de outro país. Apesar de todas as dificuldades, contribuem com sua cultura, principalmente no que se refere a gastronomia, trazendo elementos dos seus países para o cenário local, numa troca de experiências enriquecedora.

           

Sobre o PPKast

O PPKast é um podcast portovelhense sobre feminismo, cultura, relacionamento e curiosidades do cotidiano. Produzido e apresentado por Carolina Zemuner e Izabela Lima, com direção de gravação de Virgínia Duan.

Este episódio integra o projeto fomentado com recursos da Lei 14.017/2020 – Lei Aldir Blanc – por meio do Governo do Estado de Rondônia – Sejucel – 1ª Edição Marechal Rondon, eixo IV, item 4 – Podcast”

Todos os episódios estão disponíveis nas principais plataformas digitais. O acesso é gratuito.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste

Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste

O curta-metragem documental “Saberes Nambiquaras: Tradição Cultural na Produção da Chicha e Beiju” foi exibido gratuitamente em escolas de Vilhena (

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina gratuita de artesanato com fibras vegetais em Vilhena

Pontão de Cultura Raízes Amazônicas promove oficina gratuita de artesanato com fibras vegetais em Vilhena

O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles

Aos 16 anos, Rafaela Oliveira carrega no violino muito mais que notas musicais. Aluna do CMACE Jorge Andrade há dois anos, ela encontrou na música um

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais

A força da palavra feminina ganhou destaque no recente lançamento da Coletânea Vozes Libertas – As mulheres falam e o mundo escuta, obra coordenada

Gente de Opinião Quarta-feira, 17 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)