Porto Velho (RO) sexta-feira, 16 de abril de 2021
×
Gente de Opinião

Cultura

Ppkast #14 aborda o tema mulheres refugiadas e gastronomia


Ppkast #14 aborda o tema mulheres refugiadas e gastronomia - Gente de Opinião

Na próxima sexta-feira, 09 de abril, o PPKast - podcast portovelhense produzido e apresentado por mulheres - destaca a situação de refugiadas,  que deixaram seu país de origem e buscaram acolhimento em terras brasileiras, especialmente na Região Norte. Os motivos são inúmeros, desde dificuldade de acesso a alimentação, guerras, catástrofes naturais e até perseguições políticas.

 

Convidadas

O PPKAST #14 tem como convidada Cintia Bartolomeu, bacharel em história pela Universidade Federal de Rondônia, advogada, defensora e ativista dos direitos humanos, mãe e instrumentista. Busca, através do seu trabalho, assessorar mulheres que estão em busca de ajuda.

O episódio traz ainda a participação especial de Carol Zemuner, que além de apresentadora do PPKast, é advogada. Presta assessoria como voluntária de orientação jurídica para refugiados, na Cáritas Porto Velho, instituição que traça estratégias de acolhimento e projetos que possam dar suporte a refugiados, quanto a imigrantes.

 

Venezuelanos e haitianos

O fluxo migratório de refugiados na Região Norte teve maior volume a partir de 2010, após o terremoto catastrófico que atingiu o Haiti, causando a morte de mais de 100 mil pessoas e deixando pelo menos um milhão de desabrigados, além de feridos. Sem perspectivas de futuro no país de origem, muitos buscaram em outras terras uma chance de recomeço.

A crise política, econômica e humanitária na Venezuela motivou o deslocamento de milhares de pessoas que buscaram também no Brasil uma nova oportunidade, pois já não era possível nem ter acesso a alimentação e nem aos mínimo para subsistência. Inicialmente a principal porta de entrada foi Roraima, que faz fronteira com o país, mas outros estados da região Norte também começaram a receber essa população.

Nesse contexto, as mulheres foram as mais impactadas, pela vulnerabilidade a que são expostas, muitas com crianças pequenas e sem a devida orientação em terras brasileiras. Até a comunicação é afetada, pois muitas não falam língua portuguesa, além de terem que lidar com o choque cultural de outro país. Apesar de todas as dificuldades, contribuem com sua cultura, principalmente no que se refere a gastronomia, trazendo elementos dos seus países para o cenário local, numa troca de experiências enriquecedora.

           

Sobre o PPKast

O PPKast é um podcast portovelhense sobre feminismo, cultura, relacionamento e curiosidades do cotidiano. Produzido e apresentado por Carolina Zemuner e Izabela Lima, com direção de gravação de Virgínia Duan.

Este episódio integra o projeto fomentado com recursos da Lei 14.017/2020 – Lei Aldir Blanc – por meio do Governo do Estado de Rondônia – Sejucel – 1ª Edição Marechal Rondon, eixo IV, item 4 – Podcast”

Todos os episódios estão disponíveis nas principais plataformas digitais. O acesso é gratuito.

Mais Sobre Cultura

6° Sarau Infantil da Fada Inad contará com lançamento de livro e programação especial voltados ao público infantil

6° Sarau Infantil da Fada Inad contará com lançamento de livro e programação especial voltados ao público infantil

6° Sarau Infantil da Fada Inad contará com lançamento de livro e programação especial voltados ao público infantil A 6ª edição do Sarau infantil da pr

Nitro lança canção protesto contra a corrupção “Homens de Gravata”

Nitro lança canção protesto contra a corrupção “Homens de Gravata”

A banda rondoniense Nitro lança “Homens de Gravata” no dia 23 de abril nas plataformas digitais. A canção protesto contra a corrupção estreia em um

Cerca de 400 pessoas assistem ao espetáculo Lete na primeira noite da programação especial do Casa em Cena no YouTube

Cerca de 400 pessoas assistem ao espetáculo Lete na primeira noite da programação especial do Casa em Cena no YouTube

Cerca de 400 pessoas assistiram a transmissão do espetáculo Lete, na primeira noite da programação especial do projeto Casa em Cena, contemplado pel

Rita Queiroz apresenta  Mostras de Arte

Rita Queiroz apresenta Mostras de Arte

Se você ainda não viu as Mostras Culturais da artista plástica Rita Queiroz exibidas neste final de semana corre lá no canal da artista no you tube