Sábado, 20 de julho de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Porto Velho inicia ano letivo com 4 mil novos alunos


As escolas municipais de Porto Velho iniciaram o ano letivo de 2008 na última quinta-feira (7) com cerca de quatro mil alunos a mais em sala de aula do que em 2007, quando havia aproximadamente 39 mil alunos matriculados. Não bastasse o esforço para conseguir atender a todos que solicitaram vaga, no final do ano passado, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) chamou de volta os 217 servidores estaduais e federais que estavam permutados ou cedidos à Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Porto Velho, obrigando o Município a ter que direcionar outros servidores para preencher as vagas que ficaram em aberto.

“Essa atitude ocasionou inúmeros transtornos administrativos. Tivemos que correr contra o tempo para evitar que o ano letivo sofresse prejuízos. Algumas situações ainda estão sendo regularizadas”, diz a secretária municipal de Educação, Epifânia Barbosa da Silva, informando que apesar dos transtornos as aulas não serão comprometidas.

Grande parte dos servidores convocados pelo Estado atuava na área rural de Porto Velho, nas antigas escolas estaduais que foram municipalizadas. À época da municipalização, em convênio firmado com a Semed, a Secretaria de Educação do Estado se comprometeu em ceder os servidores para continuarem trabalhando nas escolas, o convênio entretanto, foi cancelado e através do ofício nº 4176, de 25 de outubro de 2007, o Estado solicitou que todos os servidores cedidos ao município se apresentassem até o dia 31 de dezembro para assumirem vagas no Estado.

Chamada Escolar
Como acontece todos os anos, a Semed identifica as novas demandas de atendimento através da Chamada Escolar, uma espécie de cadastramento dos alunos que queiram obter vaga ou transferência dentro da rede municipal de ensino. Os alunos que já estavam estudando são rematriculados nas próprias escolas. “Fazendo assim nós conseguimos saber quantos alunos ainda precisam de vaga para que possamos nos organizar, de maneira a atender a todos”, frisa a secretária Epifânia.

Na última Chamada Escolar, realizada no mês de janeiro, foram cadastrados 3.323 alunos do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) e 1.953 da Educação Infantil. Das solicitações para Ensino Fundamental, 1.090 alunos foram atendidos dentro da própria rede e 2.333 em extensões e escolas conveniadas. Na Educação Infantil, cujas aulas iniciam no dia 25 de fevereiro, 1.578 alunos já estão com a vaga garantida e 355 estão sendo encaminhados às escolas conveniadas.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSábado, 20 de julho de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Programa francês de rádio disponibiliza arquivos do especial de música rondoniense

Programa francês de rádio disponibiliza arquivos do especial de música rondoniense

A inserção da música rondoniense em uma programa radiofônico de Marselha, a segunda maior cidade da França, está disponível de forma permanente em u

Estudantes de Jornalismo da Unir lançam revista sobre música de Rondônia

Estudantes de Jornalismo da Unir lançam revista sobre música de Rondônia

Uma reunião estratégica foi realizada no último dia 04, no gabinete do governador de Rondônia, Coronel Marcos Rocha. O Diretor-Superintendente do Se

Escola Pé de Murici recebe atividades do Projeto Cine Itinerante "Do mar do Caribe à beira do Madeira" nesta sexta-feira (05)

Escola Pé de Murici recebe atividades do Projeto Cine Itinerante "Do mar do Caribe à beira do Madeira" nesta sexta-feira (05)

Nesta sexta-feira (05 de julho), as ações do Projeto Cine Itinerante “Do mar do Caribe à beira do Madeira: Educação, Arte e Cultura cinematográfica

Gente de Opinião Sábado, 20 de julho de 2024 | Porto Velho (RO)