Quinta-feira, 20 de março de 2025 - 09h17

O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a
Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio
Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA), realiza
neste sábado (22), em Vilhena (RO), o "Encontro de Pontos de Cultura
Tecendo Redes e Saberes em RO". O evento visa fortalecer a rede Cultura
Viva no estado, promovendo intercâmbio e articulação entre diferentes iniciativas
culturais.
A presidente da ACEMDA, Andréia Machado, destaca a
importância do encontro e convida toda a população a participar: "Esse
evento é um momento único para todos aqueles que acreditam na força da cultura
comunitária de base. Queremos fortalecer nossa rede de cultura, compartilhar
experiências e ampliar as políticas culturais na região. Todos estão convidados
a se juntar a nós nessa grande celebração da Cultura Viva em Rondônia!",
disse Andréia Machado.
O encontro acontecerá no Auditório da Biblioteca Paulo Freire, na Universidade Federal de Rondônia (UNIR) - Campus Vilhena, das 8h às 18h. A programação inclui palestras, rodas de conversa e apresentações culturais. Entre os destaques, haverá uma palestra sobre "A Cultura Viva e o Fortalecimento dos Pontos de Cultura", seguida de uma roda de conversa sobre "O Papel dos Pontos de Cultura em Rondônia".

O evento também marcará o lançamento da revista do Pontão de Cultura e a exibição do documentário "Os Nambiquaras e o Ritual da Menina Moça". Outro ponto de discussão será a palestra e a roda de conversa sobre os impactos da PNAB – Política Nacional Aldir Blanc para os Pontos de Cultura. O encerramento será marcado por apresentações culturais.
A iniciativa contará com a participação de Leandro Anton, Coordenador de Articulação da Política Cultura Viva da SCDC/MinC, além de representantes da Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (SEJUCEL) e da Fundação Cultural de Vilhena (FCV).
Os 10 bolsistas Agentes Cultura Viva do Pontão de Cultura Raízes Amazônicas também estarão presentes, assim como membros do Comitê Gestor do projeto. Entre os Pontos de Cultura confirmados, destacam-se Memória e Mídia Livre Serpentário Produções (Vilhena), PREPARARTE, Espaço Ecológico e Recreativo Gaia Amiga, Cacaieiros de Rondônia (Rolim de Moura), Associação Jiparaense de Apoio e Desenvolvimento da Arte Capoeira Abadá (Ji-Paraná) e Associação Folclórica Cultural do Boi Bumbá Malhadinho (Guajará-Mirim), reforçando a diversidade e identidade cultural amazônica.
"Esse evento é para todos aqueles que acreditam na cultura como um instrumento de transformação social. Venham construir essa rede conosco!", reforça Andréia Machado.
O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural segue firme em sua missão de fortalecer a cultura regional. O projeto do Pontão de Cultura de Rondônia foi contemplado no Edital de Seleção Pública MinC - Nº 9, de 31 de agosto de 2023, como parte da política de base comunitária Reconstruindo o Brasil.
A entrada é gratuita e aberta a toda a comunidade. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (69) 98119-1055.
Quarta-feira, 1 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)
Quadrilhas encantam público com apresentações no sábado em Porto Velho
O Arraiá do Bera seguiu seus dias de programação neste fim de semana como opção de cultura e lazer para toda família. Sua primeira edição já se tornou

O Arraiá do Bera chegou ao fim neste domingo (28), consolidando-se como um dos maiores eventos culturais de Porto Velho. Promovido pela Prefeitura de

Três gerações na mesma quadrilha: a história de uma família que cresceu dançando na Mocidade Junina
Em algumas famílias, as tradições passam de geração para geração através de fotografias, receitas ou histórias contadas à mesa. Na família de Mery Mor

Primeira noite reúne milhares de pessoas e abre concurso de quadrilhas em Porto Velho
O colorido das bandeiras, o brilho dos figurinos e a emoção das apresentações marcaram a primeira noite do Arraiá do Bera, realizada na última quinta-
Quarta-feira, 1 de julho de 2026 | Porto Velho (RO)