Porto Velho (RO) sábado, 18 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Pentecoste e Maria Auxiliadora com missa campal


Pentecoste e Maria Auxiliadora com missa campal - Gente de Opinião

A Arquidiocese de Porto Velho vive neste final de semana um momento muito significativo: Vigília de Pentecostes, a Festa de Pentecostes e Nossa Senhora Auxiliadora padroeira de Porto Velho.

A programação começa neste sábado dia 23 a partir das 17h00 com a Vigilia de Pentecostes na quadra da Paróquia de São Cristóvão, concluindo-se a Vigilia com a Procissão da Luz rumo a Catedral Sagrado Coração de Jesus.

Domingo dia 24 será comemorado o dia de Nossa Senhora Auxiliadora padroeira do município de Porto Velho e a Festa de Pentecostes com os devotos se reunindo na Igreja de N.S. Auxiliadora as de sairão em caminhada as 16h00 até o campo da 17ª Brigada onde as 17h00 vai acontecer a Celebração Eucarística.

Pentecoste e Maria Auxiliadora com missa campal - Gente de Opinião

A celebração deste ano tem como objetivo acolher e celebrar a graça do Espírito Santo que nos é derramada ainda hoje como o foi para os Apóstolos para respondermos com fidelidade a missão que o Senhor nos confiou de anunciar a toda a humanidade a Boa Nova do Reino. Trazemos presente nestas Celebrações as motivações de nossa Ação Evangelizadora: O ano da Pertença, O ano da Vida Consagrada, os 90 anos da criação da Prelazia de Porto Velho, os 50 anos do encerramento do Vaticano II e a Campanha da Fraternidade que nos desafia a servir.

A Vigília, assim como a Festa de Pentecostes, nos faz reconhecer o dom do Espírito Santo presente em cada pessoa e na comunidade. Quem o acolhe tem condições de vencer a timidez, o medo, a tristeza, o desânimo e a solidão. Em cada um de nós, a partir do Batismo, existe essa força do alto que nos enche de auto-estema e nos impulsiona a fazer o bem, assim como Jesus fez.

Juntamente com a Festa de Pentecostes caminha conosco Maria, com o título de Auxiliadora dos cristãos, padroeira da Arquidiocese e do município de Porto Velho. Desde 13 de fevereiro de 2011, por decreto emanado pela Arquidiocese de Porto Velho e, posteriormente ratificado pela Santa Sé. Maria é de fato e de direito, a nossa AUXILIADORA, sempre pronta a nos auxiliar nas dificuldades da vida.

Pentecoste e Maria Auxiliadora com missa campal - Gente de Opinião


Lenha na Fogueira

 

 

Não poderíamos estar mais triste do que estamos, pois perdemos um grande amigo. Pois é, na noite de quarta feira dia 20 faleceu o Osiris Lobo.

 

*********

Osiris era do ramo da comunicação, foi dos primeiros locutores da Rádio Difusora do Guaporé, juntamente com Petrônio Gonçalves, Moacir Melo e Milton Alves. Isso quando a Rádio era na rua Nathanael de Albuquerque, depois passou para a casa onde funcionou o clube Ypiranga. Osiris atuou como locutor narrador de futebol. Também trabalhou na Rádio Caiari e na Rádio Brasil Central de Goiania – RBC.

 

 

Ainda na área de comunicação foi Cerimonialista da Fiero por muitos anos.

 

********

Carnavalesco por excelência, Osiris foi por muitos carnavais o Arauto da Corte do Rei Momo e batuqueiro (tocava tamborim) na bateria da escola de samba Os Diplomatas.

 

 

 

Boêmios dos bons! Nos bons tempos preferia frequentar a Maria Eunice que a Varanda Tropical do Porto Velho Hotel.

 

********

Ótimo contador de piada e estórias, quando estava no ambiente, fazia todo mundo feliz, era realmente uma pessoa muito querida por todos que o conheciam.

 

********

Quantas e quantas farras fizemos, apesar de eu ser muito mais novo. As conversas puxadas entre umas e outras talagadas no bar do Zizi, no Plaza, no Clipper do João Barril, no Bar Arara e nos intervalos dos desfiles carnavalescos.

 

********

Tinha um detalhe, fosse onde fosse, o Osiris sempre estava vestido com elegância, acho que até no Bloco da Cobra era assim.

 

********

Quando fui presidente da Associação das Escolas de Samba de Porto Velho convidei o Osiris e seu grande amigo Professor Câmara Leme para faze parte da Comissão de Cronometragem nos desfiles das escolas de samba.

 

********

Esse cargo ele exerceu até a morte do amigo Augusto da Câmara Leme. Nunca, durante o tempo que os dois foram da Comissão de Cronometragem da AESB, aconteceu alguma reclamação ou ação contra a decisão tomada pela dupla.

 

********

Outro detalhe, era intelectual, tinha boa oratória e juro que jamais o vi tratando alguém com ignorância. Osiris era a gentileza em pessoa.

 

 

*********

Faz algum tempo que ele andava doente, parou de frequentar à noite na tentativa de conseguir mais alguns dias de vida. Conseguiu? Acho que não! Pessoas como Osiris por mais que vivam sempre morrem cedo. Se não estou enganado Osiris morreu com 80 anos de idade. Muito novo por tudo que fez e com certeza pretendia fazer.
 

 

********

Quando o Osiris era locutor na Rádio Brasil Central participei, graças à insistência do seu sobrinho José Carlos Lobo de um festival de música estudantil. Para isso tive que ceder a parceria da minha música para alguns estudantes de Goiania.
 

 

********

Isso aconteceu em 1972 e a música era um samba enredo da escola de samba Pobres do Caiari “Isto é o Brasil”. Na hora “H” o samba não pode concorrer porque era samba enredo, mas o jurado, veja bem quem era, Erasmo Carlos (parceiro do Roberto Carlos) solicitou à Comissão, que o samba fosse apresentado como participação especial, graças à intervenção do Osiris que era uma dos apresentadores do Festival.

 

********

Assim se vai mais um filho de Porto Velho, Osiris Lobo. Aliás a família Lobo só tem gente boa. Lembra do João Lobo que deu abrigo ao Che Guevara quando de sua passagem por Porto Velho? Era irmão do Osiris e a dona Dora do Cabo Lira, e a mãe do Zé Carlos Lobo é tudo parente!

 

********

Porto Velho perdeu um dos seus mais ilustres filhos.Osiris Lobo o Arauto da Corte do Rei Momo! Cerimonialista da Fiero! Batuqueiro da escola de samba Os Diplomatas! Cronometrista dos desfiles das Escolas de Samba! Boêmio, porém, Pai de Família exemplar.
 

 

********

Descansa em paz amigo velho!


Pentecoste e Maria Auxiliadora com missa campal - Gente de OpiniãoDiamante Negro
promove a noite
da realeza azul

No próximo domingo 24, a partir das 20h00, o Boi Bumbá Diamante Negro promove na sede do SINTERO em Porto Velho, o espetáculo “Noite da Realeza Azul”.

A principal atração da festa promovida pelo grupo dirigido pelo folclorista Aluizio Guedes, será o show da Rainha do Folclore do Boi Caprichoso de Parintins Brena Dianná que pela primeira vez vai se apresentar na capital de Rondônia.

O bumbá campeão de 2014, vem realizando eventos com o objetivo de angariar recursos para a montagem do tema que vai apresentar na XXXIV Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás – Arraial Flor do Maracujá que vai acontecer no mês de junho. No dia 10 passado o bumbá promoveu a escolha dos itens Rainha da Marujada, Sinhazinha da Fazenda e Pajé numa festa muito concorrida que aconteceu no Cedel do Conjunto COHAB.

Agora, domingo dia 24, a festa vai ser na sede do SINTERO com o show da Rainha Brena Dianná do Caprichoso e com a participação de todos os itens do Diamante Negro além da apresentação do Corpo de Dança Aimeé.

As mesas podem ser reservadas através dos telefones: 069 9283 4020 (Aluízio), 069 9268 5481 (Ingrid), 069 9278 0011 (Eleida).

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio