Porto Velho (RO) segunda-feira, 15 de outubro de 2018
×
Gente de Opinião

Cultura

Pavão Misterioso no Sest


 

Nos dias 11, 12 e 13 de maio, o Teatro do Sest-Senat, abrirá suas cortinas para a peça O Romance do Pavão Misterioso. Tomado pelo universo da Literatura de Cordel, o espetáculo é destinado aos alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio e terá sete apresentações na cidade. A peça pertence às ações de Marketing Cultural da Editora Positivo – empresa do Grupo Positivo, maior corporação Educacional do Brasil – e integra um projeto de ações culturais e educacionais que tem como objetivo aliar o entretenimento ao conhecimento, disseminando o teatro em todo território nacional. Em Porto Velho, serão beneficiados mais de 3 mil alunos de 13 Escolas Conveniadas ao SPE - Sistema Positivo de Ensino. 

Para complementar a ação, foi criado um site exclusivo e interativo do espetáculo: (www.oromancedopavaomisterioso.com.br), o qual os alunos e professores se cadastram para poderem se divertir com jogos educacionais,  postar fotos do espetáculo ou da viagem que fizeram para assisti-lo, indicar links sobre literatura de cordel e ter acesso a conteúdos pedagógicos. Outra novidade desta temporada são os concursos culturais realizados pela Editora Positivo. Um deles é destinado às instituições participantes, no qual os alunos constroem um pavão utilizando materiais recicláveis e encaminham as fotos de sua criação para o site da peça, enquanto o coordenador responsável pelo projeto envia um vídeo respondendo a pergunta: "Por que o Pavão da minha instituição merece ganhar?". 

A instituição vencedora será premiada com um Datashow e o coordenador ainda ganha um Mobo, da Positivo Informática. A outra promoção também acontece no site e dará um IPOD Shuffle para os melhores cordéis feitos por alunos, que serão divididos em duas categorias: Ensino Fundamental e Ensino Médio.

O Romance do Pavão Misterioso conta a história de amor entre um jovem turco e uma condessa grega, que vive presa em um quarto no alto de um sobrado. Para poder chegar até a sua amada e salvá-la da terrível situação, o herói contrata os serviços de um artista-cientista, que irá criar um aeroplano na forma de um pavão. No palco, quatro atores se revezam nos papéis e trabalham com o imaginário da plateia.

O texto é um dos maiores sucessos da Literatura de Cordel, de José Camelo de Melo Resende, patrono da Academia Brasileira de Cordel. O poeta começou a criar romances por volta de 1923, mas não escrevia suas composições – guardava-as na memória para cantá-las onde quer que se apresentasse. 

De acordo com a coordenadora do projeto da Editora Positivo, Alessandra Meira, o objetivo das ações de Marketing Cultural é valorizar as diversas manifestações culturais do Brasil e contribuir para a formação e o enriquecimento cultural dos alunos. ''Os temas são adequados de modo que possam ser trabalhados pedagogicamente em sala de aula e que, de alguma forma, ampliem o conhecimento de alunos e professores", garante Alessandra.

 
Programação em Porto Velho (RO)
Dia 12/5, às 10h e 15h
Dia 13/5, às 8h30 e 10h30  
Local: Teatro: SEST-SENAT - End.: Rua da Beira, 999 - Jardim Eldorado

Mais Sobre Cultura

Professor Aleks Palitot doa livros para escola municipal infantil

Professor Aleks Palitot doa livros para escola municipal infantil

Na tarde de quinta-feira (11), o Professor Aleks Palitot visitou a Escola Municipal de Educação Infantil Prof.ª Ronilza Cordeiro Afonso Dias, na Zona

SESC abre inscrições para exposição  e oficina de fotografia em Porto Velho

SESC abre inscrições para exposição e oficina de fotografia em Porto Velho

A exposição será realizada na rua Euclides da Cunha, com inscrições e impressões gratuitas no formato lambe-lambe

Cineamazônia participa do 1º Fórum Internacional de Festivais de Cinema de Ambiente em Portugal

Cineamazônia participa do 1º Fórum Internacional de Festivais de Cinema de Ambiente em Portugal

O Cineamazônia – Festival de Cinema Ambiental, realizado todos os anos em Porto Velho/RO, é um dos três festivais de cinema ambiental brasileiros e um