Domingo, 18 de março de 2018 - 07h55
A Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho será homenageada pela Assembleia Legislativa em sessão especial, na próxima segunda-feira (19), às 9h, quando receberá um Voto de Louvor, em reconhecimento ao trabalho que o grupo musical vem fazendo em benefício da cultura e da educação em Rondônia.
Ao apresentar a proposta da homenagem, o deputado Lebrão, 1° secretário da ALE, destacou o nível de qualidade técnica da orquestra e do trabalho social que realiza com eventos diversos visando auxiliar comunidades carentes da capital.
Lebrão destacou em sua exposição de justificativa que a "Villa-Lobos" tem feito apresentações em diversos municípios do Estado, incluindo grandes eventos como a inauguração do Teatro Palácio das Artes, posse do atual Governador Confúcio Moura, Concerto para Piano e Orquestra com a participação da Drª Shelly Moorman-Stahlman da Lebano Valeey College, além de vários outros eventos importantes.
A orquestra, formada por professores e alunos da Escola de Música Villa-Lobos, com apoio cultural do Sicoob, teve seu início a partir de um grupo de câmara no ano de 2006 e a partir de 2012 se constituiu como orquestra, composta atualmente por cerca de 35 integrantes com idades entre 9 a 60 anos, dentre profissionais de diversos ramos de atividades e estudantes.
Ao falar sobre a homenagem que será recebida pela Orquestra Villa-Lobos na próxima segunda-feira, o maestro Marcelo Yamazaki Carvalho lembrou que desde 2015 o grupo faz parte do Instituto Cultural Villa Lobos. "Para o artista o aplauso e o reconhecimento público são muito importantes, mas receber uma comenda do Poder Legislativo representa não só a recepção de um reconhecimento, mas, também, para cada membro a Orquestra um aumento de responsabilidade", falou o maestro.
Marcelo, que conta na parte administrativa da professora Marina Prestes Carvalho, lembrou que todos os participantes são amadores, porém levam muito a sério o trabalho da Orquestra, o que tem permitido nosso desenvolvimento técnico e a busca de oferta de música de qualidade boa para o público".
O convite para a solenidade foi assinado pelo presidente da ALE deputado Maurão de Carvalho e pelo deputado Lebrão, autor da proposta que foi aprovada pelo plenário.
Fonte: Keila Alves
Participação do MIIS-RO na 23ª Semana Nacional de Museus
O Museu Imaterial da Imagem e do Som de Rondônia (MIIS-RO) participa da 23ª Semana Nacional de Museus com a exposição virtual “Consciência Climática
Foi lançado nesta segunda-feira, 5 de maio, na Escola Municipal Shirlei Ceruti, em Vilhena (RO), o vídeo documentário “Portal da Amazônia: Memórias
Mais de 700 pessoas participaram da mostra 'Cinema Itinerante: Portal da Amazônia' em Vilhena
A mostra Cinema Itinerante: Portal da Amazônia – Histórias que Conectam Culturas foi um verdadeiro sucesso em Vilhena (RO), superando as expectativa
O curta-metragem documental “Vilhena em Acordes: Uma Viagem pela Cena Musical”, que tem como objetivo registrar e valorizar a diversidade de est