Segunda-feira, 17 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Orlando Senna será homenageado no Festcineamazônia


Confirmada a presença do cineasta Orlando Senna na edição 2011 do Festcineamazônia - Festival Latino Americano de Cinema e Vídeo Ambiental que acontecerá em Porto Velho, Rondônia, de 15 a 19 de novembro. Roteirista e co-diretor de Iracema, Uma Transa Amazônica (1974) e outros filmes, Senna será personalidade nacional do cinema homenageada pelo festival.

O baiano Orlando Senna foi um dos cabeças pensantes do movimento que gerou o Cinema Novo, o Cinema Marginal e a Tropicália. Atuou também no teatro, jornalismo, roteirista e na música juntamente com grandes nomes como Gilberto Gil, Caetano Veloso e Tom Zé.

Trabalhou entre outras obras cinematográficas Gitirana, Diamante Bruto, O Rei da Noite, Coronel Delmiro Gouveia, Abrigo Nuclear e opera do Malandro (com Chico Buarque). Percorreu o Brasil, América Latina e África.

Foi Secretário de Audiovisual do Ministério da Cultura, diretor da TV Brasil e autor dos livros Delmiro Gouveia, Xana, Ares nunca dantes navegados e Máquinas eróticas.

O Festcineamazônia é patrocinado pela Oi e apoio cultural da Oi Futuro.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 17 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Flor do Campo e Malhadinho encantam público em Guajará-Mirim, durante Festival Duelo na Fronteira

Flor do Campo e Malhadinho encantam público em Guajará-Mirim, durante Festival Duelo na Fronteira

O Bumbódromo Márcio Paz Manacho viveu no domingo (16), um dia marcante para a cultura de Guajará-Mirim, com as apresentações dos bois-bumbás Flor do C

“Ela Mora Logo Ali” representa Rondônia em eventos de destaque na Amazônia e na COP30

“Ela Mora Logo Ali” representa Rondônia em eventos de destaque na Amazônia e na COP30

O premiado curta-metragem “Ela Mora Logo Ali”, dirigido por Fabiano Barros e Rafael Rogante, segue conquistando espaços importantes no cenário audi

Público lota cinema na estreia de Catador de Sons e Barranco em Porto Velho

Público lota cinema na estreia de Catador de Sons e Barranco em Porto Velho

O curta-metragem Catador de Sons e o clipe musical Barranco foram exibidos pela primeira vez na noite da última quinta-feira (13), no espaço Tapiri

Arte, Identidade e Meio Ambiente: Estudantes Ribeirinhos Transformam a Amazônia em Poesia Visual no Projeto “Percepções Amazônicas”

Arte, Identidade e Meio Ambiente: Estudantes Ribeirinhos Transformam a Amazônia em Poesia Visual no Projeto “Percepções Amazônicas”

Em meio às águas extensas do Baixo Madeira, onde a floresta dita o ritmo da vida, um grupo de estudantes ribeirinhos encontrou na arte uma forma de

Gente de Opinião Segunda-feira, 17 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)