Segunda-feira, 9 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

O relacionamento professor-aluno é o tema da palestra



Nesta segunda-feira (06), o Centro de Hermenêutica do Presente, o Grupo de Psicologia Analítica, o Mestrado em Psicologia da Universidade Federal de Rondônia (Unir) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior (CAPES), promovem a palestra “Arquétipo do Mestre- Aprendiz”, a ser ministrada pela professora doutora em Psicologia Clínica, Laura Villares de Freitas. A palestra é gratuita, aberta a todos os interessados pelo tema, com início às 19 horas, no Teatro Banzeiros, localizado na rua José do Patrocínio, 512. Aos participantes será concedido certificado.

O objetivo da atividade é compartilhar conhecimentos e incentivar a discussão sobre educação a partir da psicologia analítica, proposta pelo psiquiatra alemão, Carl Gustav Jung. A palestrante propõe um mergulho no universo da aprendizagem, onde ninguém aprende sozinho, mas em conjunto, numa relação de amor, naquilo de que melhor temos e somos. Segundo ela, o entendimento do arquétipo do mestre-aprendiz pode auxiliar-nos em uma vivência mais integrada da relação professor-aluno de significativa importância na qualidade da educação.

Na oportunidade a palestrante também estará apresentando um vídeo produzido sobre a temática "Jung e a Educação", produzido por ATTA Mídia e Educação. Mais informações no Centro de Vivência em Psicologia ou pelo telefone: (69) 3224 2070.
 

Palestrante

Laura Villares de Freitas, é professora doutora na Universidade de São Paulo (USP), nos curso de graduação, pós-graduação do Instituto de Psicologia. Sua experiências são focadas em Psicologia do Desenvolvimento Humano e Psicoterapia e atua em psicologia analítica de Jung, psicologia da personalidade, grupos vivenciais, máscaras, psicoterapia, recursos expressivos, psicologia analítica de Jung em contextos diversos. Coordena o Laboratório de Estudos da Personalidade no Instituto de Psicologia da USP. Membro da International Association for Analytical Psychology (IAAP).
 
Fonte: Ascom
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 9 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Escola de Samba Rádio Farol realiza primeiro ensaio para desfile de abril

Escola de Samba Rádio Farol realiza primeiro ensaio para desfile de abril

A Escola de Samba Rádio Farol realizou seu primeiro ensaio preparatório para o desfile que acontecerá no mês de abril. O encontro reuniu integrantes

UNIR abre inscrições para artistas participarem da V Mostra de Encenações do DArtes

UNIR abre inscrições para artistas participarem da V Mostra de Encenações do DArtes

Artistas, grupos e coletivos culturais de Rondônia já podem se inscrever para participar da V Mostra de Encenações do Departamento de Artes da Unive

Projeto OrÔ coloca a literatura negra no centro do debate cultural

Projeto OrÔ coloca a literatura negra no centro do debate cultural

Trazendo a cultura negra e periférica como pauta central, o Projeto OrÔ realizará diversas atividades com o objetivo de conscientizar, questionar e

Pontão de Cultura ACEMDA fortalece saberes tradicionais com oficina de artesanato com palha de buriti na 2ª Teia RO

Pontão de Cultura ACEMDA fortalece saberes tradicionais com oficina de artesanato com palha de buriti na 2ª Teia RO

O Pontão de Cultura Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA) promoveu, durante a 2ª

Gente de Opinião Segunda-feira, 9 de março de 2026 | Porto Velho (RO)