Quinta-feira, 19 de maio de 2022 - 19h41

O Projeto de Leitura Itinerante Viveiros das Letras, que está sendo desenvolvido na Escola Estadual 4 de Janeiro, em Porto Velho, é definido como um trabalho de extensão, visando debater a concepção de leitura e escrita em suas múltiplas faces, envolvendo professores e estudantes dos primeiros, segundos e terceiros anos do Ensino Médio da instituição.
O Café Literário envolve os estudantes de cunho intelectual e cultural, e tem como coordenadores os professores da área de Linguagem (Língua Portuguesa, Arte, Língua Espanhola e Educação Física): Suely, Marly, Maria Emília, Alessandra, Suzana e Zairton), contando com o apoio da diretora interina, Marina e a coordenadora pedagógica, Sara Lopes. E tem como objetivo de despertar, incentivar e promover a leitura no âmbito escolar, visando a formação do caráter no educando, a melhor qualidade ensino e aprendizagem, o desenvolvimento sociocultural, bem como, promover a construção das habilidades de leitura, escrita, oralidade e letramento, e também oportunizar o estudante o exercício da cidadania por meio do ato escrever e de ler, considerando a leitura como uma prática social e cultural, historicamente constituída a partir das tradições orais e escritas.
O Projeto é operacionalizado por meio de sessões de estudos e planejamentos semanais, contação de histórias semanais, círculos de leitura quinzenais, oficinas bimensais, seminário anual sobre literatura, envolvendo professores de todas as áreas do conhecimento, visando à intervenção nas práticas culturais de leitura com o intuito de contribuir no processo de mobilização de leitores para um convívio produtivo com a leitura dentro e fora da escola.

No evento, o escritor Anderson Leno Fernandes apresentou sua obra, o livro “Retratos da História” para o público presente e contou um pouco de sua história de escritor e do seu acervo rico de fotos.
Galeria de Imagens
Sábado, 27 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Curta Poronga será exibido gratuitamente e com ação de acessibilidade em Ji-Paraná
O curta-metragem de ficção “Poronga” será exibido no próximo dia 28 de dezembro, às 19h, na Fada Inad Espaço Cultural, localizada na Rua Fernandão,

Curta-metragem sobre histórias de mulheres quilombolas de Rondônia é disponibilizado no YouTube
O curta-metragem documental “Vozes de Santa Cruz: Histórias de Mulheres Quilombolas de Rondônia” já está disponível gratuitamente no YouTube, amplia

Boi Curumim lança o videoclipe “O Boizinho Encantado” no YouTube
Após o lançamento físico realizado na comunidade de Nazaré, o Boi Curumim disponibiliza ao público o videoclipe “O Boizinho Encantado”, já no YouTu

As Aventuras de Vô Capistana” encanta Rondônia, durante o Sesc 52
O projeto Sesc 52, realizado entre 10 de novembro a 15 de dezembro, percorreu todos os municípios de Rondônia, levando ações culturais gratuitas à p
Sábado, 27 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)