Sexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

O Projeto de Leitura Itinerante Viveiros das Letras, com o Café Literário contos, causos e outras histórias, é desenvolvido na Escola Estadual 4 de Janeiro.


O Projeto de Leitura Itinerante Viveiros das Letras, com o  Café Literário contos, causos e outras histórias, é desenvolvido na Escola Estadual 4 de Janeiro. - Gente de Opinião

O Projeto de Leitura Itinerante Viveiros das Letras, que está sendo desenvolvido na Escola Estadual 4 de Janeiro, em Porto Velho, é definido como um trabalho de extensão, visando debater a concepção de leitura e escrita em suas múltiplas faces, envolvendo professores e estudantes dos primeiros, segundos e terceiros anos do Ensino Médio da instituição.

O Café Literário envolve os estudantes de cunho intelectual e cultural, e tem como coordenadores os professores da área de Linguagem (Língua Portuguesa, Arte, Língua Espanhola e Educação Física): Suely, Marly, Maria Emília, Alessandra, Suzana e Zairton), contando com o apoio da diretora interina, Marina e a coordenadora pedagógica, Sara Lopes. E tem como objetivo de despertar, incentivar e promover a leitura no âmbito escolar, visando a formação do caráter no educando, a melhor qualidade ensino e aprendizagem, o desenvolvimento sociocultural, bem como, promover a construção das habilidades de leitura, escrita, oralidade e letramento, e também oportunizar o estudante o exercício da cidadania por meio do ato escrever e de ler, considerando a leitura como uma prática social e cultural, historicamente constituída a partir das tradições orais e escritas.

O Projeto é operacionalizado por meio de sessões de estudos e planejamentos semanais, contação de histórias semanais, círculos de leitura quinzenais, oficinas bimensais, seminário anual sobre literatura, envolvendo professores de todas as áreas do conhecimento, visando à intervenção nas práticas culturais de leitura com o intuito de contribuir no processo de mobilização de leitores para um convívio produtivo com a leitura dentro e fora da escola.

Escritor  Anderson Leno Fernandes - Gente de Opinião
Escritor Anderson Leno Fernandes

No  evento, o escritor  Anderson Leno Fernandes apresentou sua obra, o livro “Retratos da História” para o público presente e contou um pouco de sua história de escritor e do seu acervo rico de fotos.

Galeria de Imagens

Gente de OpiniãoSexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Porto Velho recebe lançamento oficial da Jornada Literária de Nina Macaca com estreia de audiolivro, videobook e e-book

Porto Velho recebe lançamento oficial da Jornada Literária de Nina Macaca com estreia de audiolivro, videobook e e-book

A Jornada Literária de Nina Macaca pelas Periferias Amazônicas chega a Porto Velho para o lançamento oficial de todos os produtos que integram o proj

Pontão de Cultura Associação Diversidade Amazônica promove oficinas de fotografia e rodas de conversa em Vilhena

Pontão de Cultura Associação Diversidade Amazônica promove oficinas de fotografia e rodas de conversa em Vilhena

O Pontão de Cultura Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Diversidade Amazônica (ACEMDA) iniciou, neste mês de

Curta rondoniense em LIBRAS estreia em Porto Velho com foco na inclusão da comunidade surda

Curta rondoniense em LIBRAS estreia em Porto Velho com foco na inclusão da comunidade surda

Um curta-metragem totalmente comunicado em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) com elenco formado majoritariamente por atores surdos. Essa é a prop

 Happy Hour Cultural: projeto inovador promove o bem-estar no ambiente de trabalho na UNIR

Happy Hour Cultural: projeto inovador promove o bem-estar no ambiente de trabalho na UNIR

O Campus Porto Velho da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) recebeu, recentemente, o Happy Hour Cultural, evento idealizado para promover o bem-

Gente de Opinião Sexta-feira, 21 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)