Sexta-feira, 16 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

O Madeira Festival de Teatro de Rondônia cria o prêmio “Xuluca” de reconhecimento


O Madeira Festival de Teatro de Rondônia cria o prêmio “Xuluca” de reconhecimento - Gente de Opinião

O Madeira Festival de Teatro de Rondônia, em sua 1ª edição, inova ao lançar, com propósito de reacender nas mentes a trajetória de Joelmar Dantas Motta  (Xuluca), pernambucano, que chegou em Rondônia em meados de 1983, um amante de todas as artes e desse estado. 

É com muito orgulho e felicidade que lançamos este prêmio, dado a importância dessa figura artística para a cultura do nosso estado. Ele foi professor de artes e ator, pintor, dançarino, maquiador, animador de festas infantis e tantas outras habilidades. Xuluca partiu de forma trágica e, ao mesmo tempo heróica, vindo a se afogar quando tentava salvar um de seus alunos durante passeio escolar.
E a personalidade que receberá o Prêmio Xuluca de reconhecimento, por sua contribuição cultural e educacacional é  Ângela  Cavalcante, professora, atriz, diretora que sempre teve sua arte pautada no universo feminino, criou personagens que até hoje alegra as memórias dos que conheceram Pachiuba uma palhaça alegre, irreverente. Angela hoje atua na Unir Centro como educadora.

O Madeira Festival de Teatro de Rondônia vem acontecendo na capital Rondoniense, desde o dia cinco de junho, e conta com seis apresentações na mostra competitiva no teatro Guaporé com entrada gratuita. Quanto a premiação acontece no próximo domingo (09), às 18hs.
Além do prêmio de reconhecimento, os espetáculos estão concorrendo a troféus e prêmios em dinheiro, nas seguintes categorias: melhor espetáculo, melhor direção, melhor roteiro, melhor atriz, melhor ator, melhor atriz coadjuvante, melhor ator coadjuvante, melhor cenário, melhor trilha/sonoplastia, melhor figurino e melhor iluminação.
O espetáculo vencedor irá sair em uma turnê pelas principais cidades da BR 364: Ariquemes, Jaru, Ji-paraná, Cacoal e Vilhena.
Para realização da turnê  o grupo vencedor receberá suporte logístico em alimentação, hospedagem e cachê.
Este projeto é realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura e do Ministério da Cidadania com patrocínio do Atacadão.
O Madeira Festival de Teatro de Rondônia cria o prêmio “Xuluca” de reconhecimento - Gente de Opinião

Gente de OpiniãoSexta-feira, 16 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

“BEIRA” - Filme rondoniense estreia na 29ª Mostra de Cinema de Tiradentes

“BEIRA” - Filme rondoniense estreia na 29ª Mostra de Cinema de Tiradentes

Resgate que não idealiza o passado, mas o escuta. O filme Beira conecta ancestralidade, cuidado e espiritualidade, saberes estes historicamente desl

Boi Bumbá Mimoso inicia novo ciclo com lançamento de tema e camisa para 2026

Boi Bumbá Mimoso inicia novo ciclo com lançamento de tema e camisa para 2026

O tradicional Boi Bumbá Mimoso deu o pontapé inicial para a temporada de 2026 ao anunciar o evento oficial de lançamento de seu novo tema. O anúncio

Fotojornalista que teve carreira inspirada em Rondônia vence a maior premiação da fotografia no Brasil

Fotojornalista que teve carreira inspirada em Rondônia vence a maior premiação da fotografia no Brasil

A exposição “Quem é pra ser já nasce”, da artista e fotojornalista Ana Mendes, e curadoria de Nay Jinknss, será inaugurada no dia 17 de janeiro, na

Programação oficial e identidade visual do Carnaval 2026 são apresentadas em Porto Velho

Programação oficial e identidade visual do Carnaval 2026 são apresentadas em Porto Velho

Porto Velho já entra no clima da folia com a apresentação oficial da programação e da identidade visual do Carnaval 2026. O lançamento aconteceu nesta

Gente de Opinião Sexta-feira, 16 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)