Sexta-feira, 18 de outubro de 2013 - 11h22
No mês em que se comemora o Dia das Crianças, a Mostra Itinerante do Festival Internacional de Cinema “Nueva Mirada” passou pelo estado, de 14 a 18 de outubro, com uma programação totalmente voltada para o público infanto-juvenil, organizada pelo Sesc Rondônia.
Além das sessões totalmente gratuitas no Cine Veneza, a mostra também foi apresentada no Hospital Infantil Cosme e Damião na última terça-feira (15). O objetivo é permitir que as crianças que não podem ir ao cinema também desfrutem da programação e tenham acesso aos filmes, explica a técnica de cinema do Sesc Rondônia, Michele Saraiva.
Para Michele, esta é uma bela forma de quebrar a rotina dos pacientes e familiares, que já estão há algum tempo no hospital, uma forma de dar mais leveza, lazer e diversão a todos. “Já que elas não puderam ir até o cinema, o cinema foi até elas”, comenta.
“É um compromisso do presidente do Sistema Fecomércio Sesc-Senac, Raniere Coelho, levar ações de qualidade a todos os cantos de Porto Velho, e com certeza, as crianças do Cosme e Damião não poderiam ficar de fora”, destaca a técnica.
Sobre a mostra
O evento é realizado pela primeira vez no Brasil como resultado de uma parceria entre o Departamento Nacional do Sesc e Associação Nueva Mirada da Argentina. Em 2013, a mostra já percorreu alguns estados brasileiros, como São Paulo, Fortaleza e Recife. Na Argentina, o evento já está em sua 12ª edição.
“O Sesc Rondônia já realizou exibições de cinema para o público infanto-juvenil, mas é a primeira vez que uma mostra desse porte está sendo oferecida”, afirma Michele.
Os filmes da Mostra “Nueva Mirada” propõem um novo olhar sobre a vida, são produções que priorizam a diversidade cultural e o desenvolvimento sociocultural de crianças e adolescentes. Filmes que estão fora dos circuitos comerciais de TV e cinema e englobam a realidade da infância e juventude de diversos países. São 10 programas com filmes de longa e curta metragem de animação e ficção voltados para crianças e adolescentes e divididos por classificação etária. Os filmes exibidos vêm de países como Sri Lanka, Alemanha, Dinamarca, Venezuela, Espanha e Eslováquia e tratam de temas como solidariedade, companheirismo e responsabilidade. Crianças e adolescentes de escolas públicas de Porto Velho foram convidadas para assistirem gratuitamente aos filmes.
Fonte: Folk Produções
Quinta-feira, 9 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)
Curta documentário “Pioneiros da Dança em Rondônia”
Um curta documentário de 15 minutos “Pioneiros da Dança em Rondônia” nesta primeira edição a obra apresentará um recorte da história da dança dos d

A Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil – Coordenadoria Rondônia (AJEB-RO) lançou oficialmente o Edital nº 01/2026, que institui o 1º Con

Mostra ‘Onde me encontro’ abre espaço para a expressão de mulheres do espectro autista
Em alusão ao abril azul, mês de conscientização do espectro autista, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizou atividades de produção artísti

“Contos de Quase Amores”, de Édier William
A literatura afroamazônica contemporânea amplia seu alcance com o lançamento do e-book Contos de Quase Amores, do escritor rondoniense Édier William
Quinta-feira, 9 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)