Porto Velho (RO) sábado, 25 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Novo Diretor de Ensino da PM toma posse


Novo Diretor de Ensino da PM toma posse - Gente de Opinião 

Em solenidade realizada hoje, 17, às 8 horas na DE-Diretoria de Ensino da Polícia Militar do Estado de Rondônia, em Porto Velho, o coronel PM Paulo Cesar de Figueiredo, Comandante Geral da PM, deu posse ao novo Diretor de Ensino, tenente coronel PM José Hélio Cysneiros Pachá, que substitui ao tenente coronel PM Alexandre Finkler Porto. “É um processo normal dentro da Corporação”, disse o coronel PM Cesar, acrescentando que o oficial deve passar por diversas funções para ter um conhecimento como um todo da Instituição.

Para o coronel PM Cesar, a Diretoria é o princípio de tudo e é por isso que “devemos dar uma boa formação aos nossos policiais”, para que eles sejam o espelho da Corporação junto a sociedade. Segundo ele, em seu comando deverá ser ampliada a filosofia de Polícia Comunitária para que a Polícia Militar esteja sempre presente com a comunidade, conhecendo e buscando soluções para suas adversidades.

A diretoria de Ensino da PM que já formou e aperfeiçoou oficiais e praças está em andamento o primeiro Curso de Formação de Oficiais - Bacharéis em Segurança Pública com duração de três anos em convênio com a Universidade Federal de Rondônia, curso pioneiro e de grande relevância para o futuro da Corporação. Foram realizados recentemente os Cursos de Adaptação de Oficiais, Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos, Curso de Formação de Soldados e Curso de Formação Básica Policial Militar, simultaneamente na DE e nos Estabelecimentos de Ensino do 2º, 3º e 4º Batalhão de Polícia Militar em Ji-Paraná, Vilhena e Cacoal.

O tenente coronel PM Porto fez um relato de suas atividades principalmente na elaboração e reformulação da Legislação de Ensino para que se adequassem as exigências da matriz curricular Nacional e da SENASP.

Novo diretor

José Helio Cysneiros Pachá, é natural do Rio de Janeiro. Oriundo do Exército Brasileiro ingressou na PM de Rondônia em 1990, quando realizou o Curso de Adaptação de Oficiais, possui os Cursos de Operações Especiais, Técnicas de Defesa Pessoal, Mergulho Autômano, Aperfeiçoamento de Oficiais, Resgate e Salvamento, Resgate de Reféns, Entradas Táticas Explosivas, Tiro Tático Israelense, Intervenção e Resgate de Reféns – Avançado, Investigação Polícia e Técnicas de Abordagem, Polícia Comunitária e outros.

É formado em Letras pela Universidade Federal de Rondônia, com cursos de Direitos Humanos, Inglês, entre outros. Já exerceu diversas funções na Polícia Militar entre elas Comandante do 1º e 6º Batalhões, Comandante dos serviços de Fronteira, englobando batalhão de Patrulhamento de Fronteiras, Guarda Costeira e Controle de Imigração, no Timor Leste, Adjunto da Coordenadoria Regional de Policiamento I.

Possui as Medalhas das Nações Unidas, Mérito Tiradentes, Mérito Policial Militar, Forte do Príncipe da Beira, Mérito Dom Pedro II e Dedicação Policial Militar 1º e 2º Decênios.

Fonte: Lenilson Guedes
 

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio