Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

NOVA DIRETORA ACADÊMICA ASSUME A FARO



A pedagoga Alessandra Carvalho com mestrado em Desenvolvimento Regional pela Unir foi empossada na direção Acadêmica da Faculdade pelo Conselho Superior de Administração nesta semana

A Faculdade de Ciências Humanas, Exatas e Letras de Rondônia (Faro) realizou, no dia 15 de dezembro, a posse da nova diretora Acadêmica da instituição, na sede do Instituto João Neórico em Porto Velho.

Participaram do ato, o doutor Neórico Alves de Souza, presidente do Instituto João Neórico, órgão mantenedor da Faro; professor Sebastião Pinto, vice-presidente do Conselho Superior de Administração; professor Getúlio Brito, diretor Executivo da Faculdade e a pedagoga e mestra em Desenvolvimento Regional Alessandra Carvalho de Souza Melo Dias, que assumiu a direção Acadêmica, e os demais coordenadores dos cursos de graduações e de pós-graduação.

O professor Getúlio Brito na ocasião, em discurso destacou a missão da Faro, como instituição forte e engajada, formando profissionais capacitados para estimular o desenvolvimento regional. "Precisamos dar respostas rápidas, que satisfaçam os anseios da comunidade, que é exigente e corajosa na busca de seus objetivos, e continuar produzindo e disseminando conhecimento", salientou o diretor Executivo.

O diretor afirmou que a faculdade está em período de transição, com respeito ao que foi realizado até agora, mas com boas expectativas quanto ao que será feito. Destacou experiências comunitárias da Faro, ressaltando o fator ensinar num ambiente onde a educação possa ser conduzida em uma feliz reciprocidade, caracterizada pela seriedade e agora as ações da direção serão reforçadas com a ajuda da professora Alessandra Dias, que é uma pessoa de firmeza, clareza e nobreza, que saberá o que fazer pela Faro.

Alessandra Carvalho agradeceu aos membros do Conselho Superior da mantedora pela oportunidade de contribuir com a Faro. Destacou a presença na região, de pessoas com capacidade para contribuir com o desenvolvimento do ensino superior. "A Faro será ainda maior, graças a toda a comunidade, aos professores e aos acadêmicos".

Em entrevista com a Assessoria de Comunicação a professora Alessandra Dias disse: “minha gestão será participativa e colaborativa, a parte acadêmica da instituição contará com um plano de ação 2009. Dentre as ações previstas: programa de capacitação docente, reestruturação da secretaria acadêmica, implementação dos demais setores acadêmicos”.

A diretora afirmou ainda, que na sua gestão, vai oferecer a revitalização de serviços acadêmicos, apoiar projetos sociais que são desenvolvidos pela Instituição, como é o caso das parcerias com alguns empreendimentos imobiliários no teste de resistência dos edifícios, através do curso de engenharia civil.

Alessandra Carvalho de Souza Melo Dias

NOVA DIRETORA ACADÊMICA ASSUME A FARO - Gente de OpiniãoÉ Profissional da Educação Superior. É mestre pelo Programa CAPES/UNIR de Desenvolvimento Regional e M. A. da Universidade Federal de Rondônia. Possui Graduação em Pedagogia. Especialização em Educação: Metodologia do Ensino Superior e Políticas Educativas. Atualmente é Diretora Acadêmica da Faculdade de Ciências Humanas, Exatas e Letras de Rondônia – Faro. Ex-Assessora Pedagógica da ULBRA RO (Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná) e professora de cursos de Graduação e Pós-graduação "Lato Sensu". Ex-Coordenadora Pedagógica Geral e Presidente da CPA (SINAES/MEC/INEP) da Faculdade São Lucas PVH RO. Atua como pesquisadora do PGDRA na área de concentração de Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional na linha de investigação de POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTADO. É membro do GEPES - Grupo de Estudos e Pesquisas da Educação Superior e investiga a Expansão do Ensino Superior em Rondônia. Tem experiência na área de Gestão Acadêmica da Educação Superior: Autorização, Recredenciamento de instituição superior, reconhecimento de cursos, Reconhecimento, Elaboração de Projetos de Cursos de Cursos de Graduação e Pós-Graduação, Coordenação, Orientação e Elaboração de documentos para o Preenchimento dos Formulários Eletrônicos dos Sistemas SAPIENS (SiedSup), E-MEC e Portal SINAES (Autorização, Reconhecimento, Renovação do Reconhecimento, SINAES e Avaliação Institucional). Além da experiência no acompanhamento das Comissões de Verificação e Avaliação do MEC/SeSu/INEP/CONAES, atuou como membro da Comissão do FIES/Caixa Econômica Federal/MEC e assessoria à Comissão do PROUNI em assuntos didático-pedagógicos e da legislação educacional. Desenvolve Projetos de diagnóstico, elaboração e implantação de negócios no campo educacional com experiência, competência e habilidade para o campo educacional no contexto do desenvolvimento regional na amazônia brasileira.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sancionadas leis que transformam diversos locais de Porto Velho em patrimônios históricos e culturais

Sancionadas leis que transformam diversos locais de Porto Velho em patrimônios históricos e culturais

Em valorização à história e cultura de Porto Velho, foram sancionadas leis aprovadas pela Câmara Municipal, tornando prédios públicos, museu, sítio ar

Biblioteca Francisco Meirelles reúne estudantes para celebrar o Dia do Livro Infantil

Biblioteca Francisco Meirelles reúne estudantes para celebrar o Dia do Livro Infantil

Para marcar o Dia do Livro Infantil, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Biblioteca Municipal Francisco Meirelles, realizou uma programação espec

Terceira exposição fotográfica  “Faces do Quilombo” será realizada em comunidade quilombola de Pimenteiras do Oeste

Terceira exposição fotográfica “Faces do Quilombo” será realizada em comunidade quilombola de Pimenteiras do Oeste

Na próxima segunda-feira, dia 29 de abril, a vibrante comunidade Quilombola de Santa Cruz, situada em Pimenteiras do Oeste (RO) às margens do Rio Gu

Prefeitura leva Cultura Itinerante a distritos e comunidades ribeirinhas do baixo Madeira

Prefeitura leva Cultura Itinerante a distritos e comunidades ribeirinhas do baixo Madeira

A Prefeitura de Porto Velho, através da Fundação Cultural do município (Funcultural), realizou o projeto Cultura Itinerante, no último final de sema

Gente de Opinião Sábado, 20 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)