Porto Velho (RO) terça-feira, 16 de outubro de 2018
×
Gente de Opinião

Cultura

Nesta quinta-feira acontece um dos maiores eventos da área farmacêutica em RO


 

Em solenidade marcada para as 20 horas desta quinta-feira (30), com a presença do governador Ivo Cassol, acontece a abertura do I Congresso de Farmácia e Bioquímica de Rondônia promovido pelo Conselho Regional de Farmácia em Rondônia e Acre (CRF-ROAC), no Aquárius Selva Hotel, em Porto Velho. O evento, que seguirá até o próximo domingo pela manhã e à tarde, com o apoio do Conselho Federal de Farmácia (CFF), contará com a participação de renomados especialistas brasileiros, que abordarão temas diversificados em palestras e cursos com vistas a deixar os participantes da região em sintonia com os avanços da área farmacêutica em nível mundial.

De acordo com a presidente do CRF, Ana Caldas, os primeiros cursos acontecerão na sexta-feira (1), das 8h30 às 12h30, sobre "Boas práticas de fabricação em nutrição parenteral", com a Drª Maria Rita Carvalho Novaes; "Atualização em fitoterapia: abordagem farmacológica e terapêutica de novos produtos", com o Dr. Ely Eduardo Saranz Camargo; e "Microbiologia dos métodos manuais à automação", com o Dr. Caio Roberto Salvino. Paralelamente serão realizadas as palestras "Relações interpessoais e interprofissionais no aconselhamento farmacêutico", com a Drª Micheline Miners; e "Atenção farmacêutica", com o Dr. Mauro Silveira de Castro.

Ana Caldas explicou ainda que o Congresso é uma iniciativa da secretária-geral do CFF, Lérida Vieira, com respaldo do presidente do CFF, Jaldo de Souza e os demais diretores, como forma de promover o intercâmbio de informações, considerando a distância de Rondônia dos grandes centros.

"Não restam dúvidas que Rondônia está crescendo em todos os aspectos, por isso, sentimos a necessidade deste evento que, com certeza, tende a melhorar cada vez mais a assistência farmacêutica e bioquímica prestada pelos nossos profissionais para a população, sobretudo aquelas pessoas que não podem se deslocar para outros Estados", destacou Lérida Vieira, observando que, além do CRF e CFF, existe a preocupação dos próprios profissionais em conhecer as inovações em cursos e outros eventos para prestarem uma assistência mais digna, seja nas farmácias, laboratórios de análises clínicas, hospitais ou em outros campos de atuação com atividades de pesquisa e desenvolvimento de fármacos, preparo de medicamentos e cosméticos, dispensação e orientação de uso de medicamentos e correlatos, interpretação e avaliação de prescrições, atuação em órgãos de regulamentação e fiscalização, desenvolvimento e utilização de sistemas de orientação e informação farmacológica, toxicológica, prevenção de doenças e promoção de saúde, planejamento, administração e gestão de estabelecimentos farmacêuticos, participação na formulação de políticas de saúde e em especial de medicamentos, consultorias, assessorias e perícias relacionadas à área das ciências farmacêuticas, planejamento e execução de projetos de pesquisa científica, entre outras.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (69) 3224 248488 e 3221 5962 (Fax); na sede do CRF, na rua Rafael Vaz e Silva, 2553 - Bairro Liberdade; ou no site: www.crf-ro-ac.org.br.

Fonte: Veronilda Lima

Mais Sobre Cultura

Wankabuki apresenta peça “À Margem” em três cidades de Rondônia

Wankabuki apresenta peça “À Margem” em três cidades de Rondônia

O Grupo de Teatro Wankabuki, de Vilhena (RO), realizará entre os dias 17 e 26 de outubro uma série de apresentações da peça “À Margem” nos municípios

Professor Aleks Palitot doa livros para escola municipal infantil

Professor Aleks Palitot doa livros para escola municipal infantil

Na tarde de quinta-feira (11), o Professor Aleks Palitot visitou a Escola Municipal de Educação Infantil Prof.ª Ronilza Cordeiro Afonso Dias, na Zona

SESC abre inscrições para exposição  e oficina de fotografia em Porto Velho

SESC abre inscrições para exposição e oficina de fotografia em Porto Velho

A exposição será realizada na rua Euclides da Cunha, com inscrições e impressões gratuitas no formato lambe-lambe