Porto Velho (RO) segunda-feira, 20 de janeiro de 2020
×
Gente de Opinião

Cultura

Nazaré: Festa da Melancia acontece neste final de semana


Nazaré: Festa da Melancia acontece neste final de semana - Gente de Opinião

Neste final de semana a comunidade do distrito de Nazaré distante cerca de 130 km de Porto Velho, no Baixo Madeira, inicia a tradicional festa da Melancia que costuma atrair milhares de pessoas. O festejo tem o apoio da prefeitura de Porto Velho e conta com uma vasta opção de atrativos e a diversão vai ser comandada por bandas da região, comidas típicas, teatro, dança da melancia na cabeça, tenda da cultura Ribeirinha, concurso da melancia mais pesada, do melhor arremessador da fruta, sorteios e a tradicional escolha da rainha e princesa da festa da Melancia.

Esta é a 6ª edição da Festa da Melancia e segundo o administrador de Nazaré, Pedro Basto, a festa é uma oportunidade para os comerciantes da capital fechar negócios com os produtores rurais da região. “Moradores e produtores da comunidade aproveitam para negociar seus produtos, inclusive a venda da melancia que saí a R$ 1,30 o quilo da melancia. Além de gerar renda à nossa comunidade, os visitantes têm a oportunidade de conhecer nossa cultura e tradição”, disse Pedro Bastos.
 

Cultura e comércio

Pedro Bastos afirma ainda que os moradores locais também aproveitam a visita ao festejo para comercializar outros produtos provenientes da melancia. “São vendidos doces, licores, bombons, geléias, picles e ainda artesanato”, comentou Bastos.

O administrador acrescentou que a expectativa é grande dos produtores. “Com esta festa tradicional os produtores e a comunidade se sentem valorizados, pois nos visitam autoridades do município e do estado, pessoas de cidades próximas e de outros distritos. E é também uma oportunidade para os moradores fazerem reivindicações de melhorias na região”, comentou.

A população vai poder conferir apresentações culturais e artísticas preparadas pela comunidade, como o grupo Raízes que é composto por crianças da comunidade que cantam a cultura ribeirinha em uma linguagem própria. Os temas das músicas geralmente são as lendas, contadas de geração para geração, mantendo as tradições ribeirinhas. Elas contam também as peripécias vividas pela criançada que nascem e crescem as margens do Madeira. Está programado a apresentação do Boi Curumim e os bailes de abertura e encerramento da festa.

Nazaré: Festa da Melancia acontece neste final de semana - Gente de Opinião

Como chegar a Nazaré

Os interessados podem seguir viagem de barco, saindo do Porto do Cai N’água até Nazaré, num percurso feito em cerca de 06 (seis) horas. Ou seguir um trecho via terrestre pela estrada da Penal até a boca do distrito de São Carlos, percurso feito em cerca de uma (01) hora e lá pegar um barco ou voadeira e seguir a rota até Nazaré com duração de cerca de duas horas. “Até chegar ao distrito os visitantes podem contemplar as belezas do nosso Rio Madeira e a natureza que nos cerca”, disse Bastos.
 

Progresso

Pedro Bastos lembra também que ao longo da gestão do prefeito Roberto Sobrinho, o distrito de Nazaré alcançou várias conquistas e benefícios. “Roberto Sobrinho tem cuidado e olhado para nós constantemente, um dos benefícios foi a reforma da escola municipal, a construção de uma unidade de saúde, iluminação pública, troca de postes, intervenção para a implantação de telefones públicos e em breve teremos 850 metros de calçadas, o que vai melhorar e muito a qualidade de vida e a cara d nosso distrito”, finalizou o administrador.

Fonte: Janiele Viana
Fotos: Frank Néry

Mais Sobre Cultura

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Orquestra Villa-Lobos de Porto Velho abre seleção para novos músicos voluntários e com bolsas de incentivo

Aprovado pelo Ministério da Cidadania por meio da Lei Federal de Incentivo `Cultura e com o apoio do SICOOB, O Instituto Cultural Villa-Lobos de Port

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Cultura popular em praça pública de Porto Velho

Apaixonada pelas rimas, com dedicação à poesia e à prosa desde os 7 anos, a poetisa Maria de Nazaré Melo, 52 anos, não poupou elogios ao falar do proj

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Porto Velho: apresentações culturais na Praça Getúlio Vargas são opções de lazer nesse fim de semana

Com uma belíssima iluminação decorativa e apresentações culturais, a Praça Getúlio Vargas tornou-se um dos lugares mais visitados nesse fim de ano em

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

Noite em Homenagem ao Samba no SESC Esplanada

O Dia Nacional do Samba, foi comemorado em todo país na segunda-feira (02) e para celebrar a data com muita alegria e gingado, o que o ritmo proporcio