Quinta-feira, 9 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Na Colônia de Férias, estudantes da rede municipal vão ao teatro



As crianças da rede pública municipal de Ensino que estão participando do projeto de Colônia de Férias do Sesc vão poder acompanhar nesta quarta-feira à tarde, no teatro do Sesc Esplanada, a apresentação de uma peça de teatro com o grupo In Bust – Teatro com Bonecos, do Pará. O projeto é promovido pelo Sesc há 30 anos, recebendo meninos e meninas filhos de trabalhadores conveniados. Nesse ano, pela primeira vez estudantes das escolas municipais estão participando.

Ao todo, são 150 alunos de quatro escolas municipais, selecionados conforme o bom desempenho durante o primeiro semestre. Prioritariamente, são escolhidos os estudantes que passaram por média na primeira metade do ano. As escolas que participam desta vez são a Saul Bennesby, Pingo de Gente, Ulysses Soares e Estela Compasso.

As atividades estão ocorrendo todos os dias na sede campestre do Sesc, às margens da BR 364, onde as crianças podem brincar nas piscinas, assistir vídeos e praticar esportes. O encerramento ocorre nesta sexta-feira, às 16h, com a participação da secretária municipal de Educação, Fátima Ferreira. No Sesc Esplanada, muitas crianças terão pela primeira vez na vida a oportunidade de assistir a um espetáculo teatral.

Formado em 1996, o grupo In Bust possui 9 espetáculos em seu repertório, com performances com Bonecos Gigantes. Além de diversas campanhas publicitárias e vídeos educativos, produziu também episódios do Programa Catalendas, da TV Cultura do Pará. Nesse trabalho, os bonecos são a base da criação, o foco da encenação, é a partir dele que o espetáculo se desenvolve.

Utilizando as manifestações artísticas populares como principal fonte de inspiração, busca nas lendas trazidas pelo tradicional conto de causos e nos recursos naturais da região o material para o seu fazer teatral. Com recursos cênicos como o miriti, o pano de rede, a cantoria e a métrica da rima.

Fonte: Róbinson Gambôa
Foto: Divulgação

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 9 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Curta documentário “Pioneiros da Dança em Rondônia”

Curta documentário “Pioneiros da Dança em Rondônia”

Um curta documentário de 15 minutos “Pioneiros da Dança em Rondônia” nesta primeira edição a obra apresentará um recorte da história da dança dos d

AJEB RONDÔNIA  lança 1º Concurso de Ilustração “Rondônia em Cores” para valorizar cultura e novos talentos

AJEB RONDÔNIA lança 1º Concurso de Ilustração “Rondônia em Cores” para valorizar cultura e novos talentos

A Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil – Coordenadoria Rondônia (AJEB-RO) lançou oficialmente o Edital nº 01/2026, que institui o 1º Con

Mostra ‘Onde me encontro’ abre espaço para a expressão de mulheres do espectro autista

Mostra ‘Onde me encontro’ abre espaço para a expressão de mulheres do espectro autista

Em alusão ao abril azul, mês de conscientização do espectro autista, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizou atividades de produção artísti

“Contos de Quase Amores”, de Édier William

“Contos de Quase Amores”, de Édier William

A literatura afroamazônica contemporânea amplia seu alcance com o lançamento do e-book Contos de Quase Amores, do escritor rondoniense Édier William

Gente de Opinião Quinta-feira, 9 de abril de 2026 | Porto Velho (RO)