Sábado, 6 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Na Colônia de Férias, estudantes da rede municipal vão ao teatro



As crianças da rede pública municipal de Ensino que estão participando do projeto de Colônia de Férias do Sesc vão poder acompanhar nesta quarta-feira à tarde, no teatro do Sesc Esplanada, a apresentação de uma peça de teatro com o grupo In Bust – Teatro com Bonecos, do Pará. O projeto é promovido pelo Sesc há 30 anos, recebendo meninos e meninas filhos de trabalhadores conveniados. Nesse ano, pela primeira vez estudantes das escolas municipais estão participando.

Ao todo, são 150 alunos de quatro escolas municipais, selecionados conforme o bom desempenho durante o primeiro semestre. Prioritariamente, são escolhidos os estudantes que passaram por média na primeira metade do ano. As escolas que participam desta vez são a Saul Bennesby, Pingo de Gente, Ulysses Soares e Estela Compasso.

As atividades estão ocorrendo todos os dias na sede campestre do Sesc, às margens da BR 364, onde as crianças podem brincar nas piscinas, assistir vídeos e praticar esportes. O encerramento ocorre nesta sexta-feira, às 16h, com a participação da secretária municipal de Educação, Fátima Ferreira. No Sesc Esplanada, muitas crianças terão pela primeira vez na vida a oportunidade de assistir a um espetáculo teatral.

Formado em 1996, o grupo In Bust possui 9 espetáculos em seu repertório, com performances com Bonecos Gigantes. Além de diversas campanhas publicitárias e vídeos educativos, produziu também episódios do Programa Catalendas, da TV Cultura do Pará. Nesse trabalho, os bonecos são a base da criação, o foco da encenação, é a partir dele que o espetáculo se desenvolve.

Utilizando as manifestações artísticas populares como principal fonte de inspiração, busca nas lendas trazidas pelo tradicional conto de causos e nos recursos naturais da região o material para o seu fazer teatral. Com recursos cênicos como o miriti, o pano de rede, a cantoria e a métrica da rima.

Fonte: Róbinson Gambôa
Foto: Divulgação

 

Gente de OpiniãoSábado, 6 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Livro “Amazônia Negra”, de Marcela Bonfim, estreia na Feira do Livro com debate sobre identidade e pertencimento

Livro “Amazônia Negra”, de Marcela Bonfim, estreia na Feira do Livro com debate sobre identidade e pertencimento

Entre memórias, territórios e identidades que atravessam a Amazônia, a presença negra ganha voz, imagem e protagonismo no lançamento do livro “Amazô

Entre arte e tecnologia, Exposição “Amazônicas: Poéticas Femininas” chega ao CCBB Brasília

Entre arte e tecnologia, Exposição “Amazônicas: Poéticas Femininas” chega ao CCBB Brasília

Reunindo arte e tecnologia, a Exposição “Amazônicas: Poéticas Femininas” chega ao CCBB Brasília em 9 de junho para explorar uma pluralidade de temát

Curta-metragem “Kika Não Foi Convidada” tem estreia mundial em Curitiba

Curta-metragem “Kika Não Foi Convidada” tem estreia mundial em Curitiba

O curta-metragem “Kika Não Foi Convidada”, escrito e dirigido por Juraci Júnior, terá a estreia mundial na 15ª edição do Olhar do Cinema Festival In

Artesanato rondoniense ganha destaque e amplia oportunidades de renda na 13ª Rondônia Rural Show Internacional

Artesanato rondoniense ganha destaque e amplia oportunidades de renda na 13ª Rondônia Rural Show Internacional

O Pavilhão do Artesanato Brasileiro (PAB) tem sido um dos ambientes mais movimentados da 13ª Rondônia Rural Show Internacional (RRSI), que acontece

Gente de Opinião Sábado, 6 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)